Mandados estão sendo cumpridos em Campo Grande e na cidade de Ponta Porã pela Operação Sabazius, que investiga o contrabando de cervejas no Estado de Mato Grosso do Sul. A ação foi deflagrada nesta manhã (4) pela Polícia em conjunto com a Receita Federal e cumpre seis mandados de busca e apreensão, dois aqui e dois na cidade fronteiriça.
Conforme a PF, buscas e apreensões nos endereços foi expedidos através dos mandados da 3ª Vara Federal de Campo Grande. De acordo com as investigações, uma organização criminosa obtinha benefícios fiscais com a entrada das cervejas no Brasil.
Também foi descoberto que eram feitos simulados de que as bebidas saíam do mercado brasileiro e circulavam pelo exterior com todos os encargos fiscais, sendo que permaneciam aqui no Brasil e ainda sendo comercializadas por outro valor, o que gera sonegação fiscal. Foram identificados operadores e empresas que emitem notas fiscais com o objetivo de “amparar” o transporte de produtos contrabandeados, provenientes do Paraguai.
No ano passado, uma grande carga de cerveja apreendida na BR-060 com destinado à exportação, mas que estava vindo para a Capital, o que gerou desconfiança e desencadeou a investigação dos policiais.
O nome da Operação faz referência ao Deus da cevada e da cerveja, segundo a mitologia Grega.