• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Segunda-feira, Dezembro 15, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Campo Grande

No palco do Delas Day, Prefeita de Campo Grande aborda o tema ‘mulher, democracia e participação política’

Redação Capivara News by Redação Capivara News
28 de Março de 2025
in Campo Grande, Empreendedorismo, Últimas Notícias
0
No palco do Delas Day, Prefeita de Campo Grande aborda  o tema ‘mulher, democracia e participação política’

Foto: Ana Paula Fernandes

Share on FacebookShare on Twitter

No palco do Delas Day, evento realizado nos dias 26 e 27 de março no Bosque Expo e que faz parte das comemorações do Mês da Mulher, a Prefeitura de Campo Grande marcou presença em Plenária na tarde desta quinta-feira (27). No painel “Mulher, democracia e participação política”, promovido pela Secretaria de Estado da Cidadania, a prefeita Adriane Lopes representou o Executivo, partilhou experiências e levou mensagem de incentivo às mulheres do Estado.

O debate contou com a presença da prefeita Adriane, da senadora Tereza Cristina, da diretora do Sebrae Nacional, Margareth Coelho, da deputada estadual Mara Caseiro e da vereadora de Antônio João, Inayê Lopes Kaiowá. A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, mediou o talk show.

Post+

Pesquisa revela que brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária

Opção pela Praticidade: Encomendas de ceias de Natal ganham espaço na rotina familiar

A prefeita Adriane Lopes contou que sempre foi empreendedora e inspirou outras mulheres ao dizer que vendia sorvetes de porta em porta para pagar a faculdade de Direito. Ela também esteve à frente de projetos sociais em Campo Grande antes de chegar ao cargo de vice-prefeita. E é a primeira mulher eleita prefeita da Capital, marcando a história da cidade. “Uma das maiores lições que aprendi desde cedo foi nunca desistir, mesmo diante dos primeiros obstáculos. Meu pai, um homem resiliente e empreendedor, me cobrava muito. Sou grata a Deus pelas cobranças, pelos desafios e até pelas ‘ladeiras abaixo’ que ele me empurrou. Foi com a visão de mundo dele que consegui chegar até aqui.”

A prefeita também comentou sobre a violência na política de gênero e como aprendeu a superar e a se posicionar. “Assumi a Prefeitura e enfrentei muito desrespeito. Muitas vezes, nem nos passam o microfone, como se a opinião da mulher não importasse. Mas é aí que fazemos a diferença. Observo muito e admiro mulheres que me inspiram, como a senadora Tereza Cristina. Nunca a vi ser vítima de ataques nesse ambiente político, e, observando, aprendi muito. Com as lutas que travei, consegui ser a primeira mulher eleita da Capital junto a uma vice. Com resiliência, fé e determinação, abandonei o vitimismo e mostrei que estamos prontas para mudar a realidade dessa cidade.”

A diretora do Sebrae Nacional, Margareth Coelho, iniciou a fala comentando sobre questões culturais que afetam até hoje a sociedade e que precisam ser mudadas. A ideia de que o espaço doméstico é da mulher e o espaço da rua é do homem foi construída ao longo do tempo. “É comum ouvir homens dizendo que ‘lá em casa quem manda é a mulher’. Mas agora, não queremos só mandar em casa — e nem mandamos tanto assim. Queremos também ocupar o espaço da política. Percebemos, mesmo que tardiamente, que se não estivermos nos espaços de poder e decisão, continuaremos sendo maioria na população, nas universidades, no empreendedorismo informal — mas invisíveis nas políticas públicas”, destacou.

Margareth Coelho citou exemplos como mulheres cadeirantes que tinham maior taxa de mortalidade por câncer de mama porque os mamógrafos não ajustavam a altura. Foi preciso uma lei de deputadas federais para garantir equipamentos acessíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela também citou situações de pobreza menstrual, em que meninas em vulnerabilidade social faltavam à escola por não terem dinheiro para comprar absorvente.

“Esses são exemplos de como a presença feminina na política traz um olhar diverso, atento a realidades específicas. Quando mulheres são prefeitas ou governadoras, há mais creches e mais acesso ao saneamento básico — porque sabem o impacto disso na vida das famílias. Não se trata de mundo dos homens ou das mulheres. É o mundo das pessoas. E nele, precisamos de homens e mulheres construindo juntos.”

O total de 156 países, com todos os seus ministérios, possui somente 26% dos cargos eletivos ocupados por mulheres. E, se considerar os ministérios desses países, somente 22% são chefiados por ministras. Segundo a ONU, as mulheres ainda estão a 145 anos da equidade e da paridade de gênero na política.

A vereadora de Antônio João, Inayê Lopes Kaiowá, destacou que cresceu em um território indígena e sempre exerceu a vontade de fazer mais pelos povos originários. Por isso, em meio à graduação, ao exercício da profissão e à formação da família, sempre se envolveu em movimentos em favor das causas indígenas.

“Eu sempre digo: quando algo dá errado, é como dar um passo para trás, para depois ganhar força e dar três passos à frente, com firmeza e vitória. Sempre participei de movimento voltado às mulheres, especialmente das mulheres indígenas. Estou no meu segundo mandato como vereadora e atuando nessas questões. Estou organizando uma grande assembleia para reunir cerca de 5 mil mulheres indígenas de todo o país, onde vamos discutir sobre mudanças climáticas, diversidade cultural, violência contra as mulheres, entre outros. São pautas fundamentais que nos impulsionam. É um momento muito importante, um encontro que merece ser prestigiado.”

A senadora Tereza Cristina pontuou que cada mulher tem sua história e que o importante é incentivar mais mulheres a se interessarem pela política. Tereza contou histórias motivadoras e enfatizou que, cada vez mais, as mulheres entendem que devem estar na política.

“O objetivo dos homens e das mulheres na política é o mesmo — o que muda é a maneira de fazer política. Por isso, mulheres que têm, no seu DNA, essa vontade de entrar na política, precisam dar esse passo. Não tenham medo. O mundo ainda é machista, sim, mas em breve vamos alcançar os 50%, podem ter certeza. Somos a maioria da população, somos preparadas e temos qualificação. Então, minhas amigas, apostem nisso. Quero ver mais mulheres no Mato Grosso do Sul fazendo boa política, representando todas nós — e, por que não, também os homens? Se os homens podem nos representar, por que nós não poderíamos representá-los também?”, afirmou a senadora em trecho da sua fala.

Também destacando o papel das mulheres, a deputada Mara Caseiro pontuou que entrou na política para implementar mudanças na cidade de Eldorado, pois, na época, algo dentro dela a impulsionou a seguir esse caminho.

“Cheguei ao município de Eldorado em 1987, e encontrei uma cidade carente de tudo: uma saúde precária, sem profissionais, sem medicamentos, ruas esburacadas e sem estrutura pública digna. Não havia, de fato, uma cidade. Diante daquela realidade, senti que precisava fazer algo por aquele lugar. E foi aí que comecei a perceber, mesmo sem ter uma formação política — e faço questão de dizer isso com clareza —, que se eu quisesse viver em uma cidade digna, com saúde, educação e infraestrutura de qualidade, precisaríamos de bons gestores. Foi assim que decidi entrar para a política.”

O talk show mostrou a trajetória dessas mulheres que optaram por mudar a realidade de suas cidades e estados, e que enxergaram, através da política, uma forma de promover transformação efetiva na vida das pessoas.

Cada uma deixou uma mensagem final à plateia, que aplaudiu as histórias inspiradoras e pôde ver, de perto, que as mulheres podem ocupar seus espaços e romper estatísticas.

Tags: democracia e participação política’No palco do Delas DayPrefeita de Campo Grande aborda o tema ‘mulher
Post

Maratona de Ovos de Páscoa capacita moradores e incentiva geração de renda em Campo Grande

Próximo

Capivara News TV: “Batata” é encontrado morto com marcas de tiro na cidade de Itaquiraí

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Pesquisa revela que brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária
Comércio

Pesquisa revela que brasileiros preferem presente escolhido a dedo à transferência bancária

by Alan Diógenes
2025/12/14
0

Em um mundo de conexões digitais e rotinas aceleradas, o...

Ler mais...
Opção pela Praticidade: Encomendas de ceias de Natal ganham espaço na rotina familiar

Opção pela Praticidade: Encomendas de ceias de Natal ganham espaço na rotina familiar

2025/12/14
ARTIGO: As grandes conquistas dos sindicatos, por José Hélio – presidente do Sinpospetro-MS

ARTIGO: As grandes conquistas dos sindicatos, por José Hélio – presidente do Sinpospetro-MS

2025/12/14
ARTIGO: Somos programados para não desistir, por Angela Granda

ARTIGO: Somos programados para não desistir, por Angela Granda

2025/12/14
Senador de MS garante R$ 6,5 milhões para construção do Centro Especializado em Reabilitação de Coxim

Senador de MS garante R$ 6,5 milhões para construção do Centro Especializado em Reabilitação de Coxim

2025/12/14
Escola rural em Ribas adota Sussurrofone para incentivar a leitura com livros que valorizam o Pantanal e a identidade sul-mato-grossense

Escola rural em Ribas adota Sussurrofone para incentivar a leitura com livros que valorizam o Pantanal e a identidade sul-mato-grossense

2025/12/14
Natura é vice-campeã em gestão empresarial no país e líder do setor cosmético em ranking nacional

Natura é vice-campeã em gestão empresarial no país e líder do setor cosmético em ranking nacional

2025/12/14
Deputado Coronel David intensifica atuação em Mundo Novo e garante recursos para educação infantil e Patrulha Mirim

Deputado Coronel David intensifica atuação em Mundo Novo e garante recursos para educação infantil e Patrulha Mirim

2025/12/14
Vestibular Senai: cursos de graduação estão com inscrições abertas e descontos nas mensalidades

Vestibular Senai: cursos de graduação estão com inscrições abertas e descontos nas mensalidades

2025/12/14
Deputado Coronel David amplia apoio ao setor público e ao agronegócio em Juti

Deputado Coronel David amplia apoio ao setor público e ao agronegócio em Juti

2025/12/14
Ler mais...
Próximo
Capivara News TV: “Batata” é encontrado morto com marcas de tiro na cidade de Itaquiraí

Capivara News TV: "Batata" é encontrado morto com marcas de tiro na cidade de Itaquiraí

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025

EDITOR'S PICK

Deputados aprovam prorrogação do Refiz que agora segue para sanção do Governo

Deputados aprovam prorrogação do Refiz que agora segue para sanção do Governo

7 de Novembro de 2024
Confira a escala médica de plantão nas UPAs e CRSs neste domingo na Capital

Confira a escala médica de plantão nos postos de saúde de Campo Grande neste sábado

1 de Junho de 2024
Motociclista de 22 anos morre, após colidir com caminhão tanque

Motociclista de 22 anos morre, após colidir com caminhão tanque

31 de Dezembro de 2020
Com novas entregas nesta quinta-feira, Estado garante moradia digna a mais de 4800 famílias da Capital

Com novas entregas nesta quinta-feira, Estado garante moradia digna a mais de 4800 famílias da Capital

28 de Junho de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.