• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Dezembro 13, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

Neighbor Hero, game para combater o Aedes Aegypti, é lançado pela Assembleia Legislativa

Alan Diógenes by Alan Diógenes
30 de Novembro de 2020
in Novidades, Política
0
Neighbor Hero, game para combater o Aedes Aegypti, é lançado pela Assembleia Legislativa

Foto: Wagner Guimarães

Share on FacebookShare on Twitter

Uma das ações previstas pela Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (dengue, chikungunya e zika) foi realizada nesta manhã (27), o lançamento do jogo Neighbor Hero. A live foi conduzida do Plenário Júlio Maia, pelo coordenador do grupo de trabalho, deputado Renato Câmara (MDB), e membros que integram a Frente Parlamentar. Também participaram representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria de Estado de Educação (SED), entre outros envolvidos no combate à triplice epidemia.

Renato Câmara é o coordenador da Frente de Enfrentamento à Triplice Epidemia

Renato Câmara explicou que a previsão é que o jogo seja distribuído em laboratórios de informáticas e lojas digitais após o lançamento. “Divulguem esse game entre as crianças, jovens, filhos, amigos e parentes. Esta é uma ação importante, que com a criação já feita, passamos a divulgação, parte importante do projeto que precisa ser feita com as parcerias com o Executivo, para levar até as escolas, aos professores, salas de tecnologias das escolas, e alunos. As campanhas de divulgações são importantes, e a Frente Parlamentar estará acompanhando todo o processo”, destacou.

Post+

Senac MS vence Prêmio Atena 2025 com projeto de acessibilidade e inovação nas vendas

Homem conhecido como “PC” cai no meio da rua e morre na Vila Piloto em Três Lagoas

Câmara ainda agradeceu o esforço coletivo em nome de todos os parlamentares e instituições que compõem a Frente Parlamentar. “Essa Frente Parlamentar nasceu da vontade de superar o controle das arboviroses em nosso Estado. E isso é uma responsabilidade de todos nós. Precisamos compreender tudo isso, e apresentar caminhos para liderar essas mudanças. Este jogo reconhecido cientificamente é educativo, objetivo e pretende mudar o comportamento de crianças e jovens para conhecerem e fazerem a prevenção em suas casas, além de disseminarem o conhecimento entre os amigos e a família”, relatou.

O game foi desenvolvido pelo professor do IFMS, Yuri Karan

Na apresentação do game, Yuri Karan explica que ideia é fazer do jogador um agente ativo do ambiente ao seu redor. “Ele será um dos responsáveis pela melhoria do bairro onde mora. Na fase inicial, o jogador coleta itens recicláveis e os entrega ao centro de reciclagens, acabando com focos de dengue e contribuindo para o melhor uso dos recursos naturais. Com isso, o jogador estará trabalhando com o conceito de que a saúde animal, humana e ambiental estão interligadas”, afirmou.

ALEMS reconhece o trabalho da Fiocruz em prol do cidadão sul-mato-grossense

A diretora da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, Gislaine Guilhermino, que recebeu moção de congratulação da Assembleia Legislativa, pelos 120 de trabalhos prestados pela fundação, ressaltou a importância da Frente Parlamentar coordenada por Renato Câmara. “Agrega mais de 30 instituições, uma saída mágica, pois a ação isolada não daria conta de atender os desafios das doenças transmitidas por vetores, já que englobam questões de saneamento básico, descarte de resíduos, drenagem de águas das chuvas, entres outras. A Casa de Leis dispõe das ferramentas legais para que possamos aprimorar essas políticas. E aqui é o espaço adequado para o debate com o Executivo, sociedade civil e interessados. A Fiocruz  de Mato Grosso do Sul tem diversas iniciativas controle de doenças endêmicas, e 2020 reforçou seu compromisso como  Sistema Único de Saúde [Sus], e só nos traz orgulho, assim como toda a sociedade nestes 120 anos de existência”, declarou.

Elaine Borges reitera a parceria no desenvolvimento da pesquisa e ciência em MS

A reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Dourados, Elaine Borges Ribeiro Cassiano, agradeceu a todos que tanto se empenharam para que este game fosse concluído. “A pesquisa e parceria da Fiocruz foram fundamentais para a gente os resultados trazidos hoje. Para nós motivo de muito orgulho e honra sermos parceiros da Fiocruz, são12 anos de IFMS com mais de um século da Fundação Osvaldo Cruz. Esta entrega de hoje é de muito esforço e dedicação de todos os estudantes e servidores do campus Dourados que contribuíram direta ou indiretamente. Uma ferramenta pedagógica para alcançar a nova geração. Parabenizo toda a nossa equipe que integra uma instituição pública gratuita, e de qualidade, onde é produzido ciência por meio de pesquisa e evidências”, informou.

Christine Maymone, secretária-adjunta de Estado de Saúde, acredita que todos os poderes devem estar engajados em um novo movimento. “Infelizmente quem está ganhando a guerra é o Aedes Aegypti. Foram 42 mortes este ano. Só temos ganhos nós últimos tempos, por ter aprendido a trabalhar em rede, e sempre com bases em pesquisas e evidências científicas. Agradeço a Fiocruz pelo que representa a todo estado de Mato Grosso do Sul, e a todas as instituições participantes da Frente Parlamentar, em especial ao Instituto Federal, desenvolvedor do jogo. O diálogo será permanente com a Secretaria de Estado de Saúde”, frisou.

O superintendente de Planejamento e Apoio Institucional da Secretaria de Estado de Educação (SED), Paulo Cezar Rodrigues dos Santos, enfatizou a importância da pesquisa e ciência, presentes na Educação. “Por conta deste ano atípico, os professores tiveram que trazer a tecnologia para a realidade. O jogo é fundamental, parabenizo os desenvolvedores de algo que é prática da Educação, pois a gamenização traz inúmeras possibilidades. Quando o jovem é colocado numa proposta desafiadora, ele consegue levar essa prática a sua realidade. Me comprometo a fazer  chegar em todas as escolas e incentivar o nossos alunos. Que possamos leva isso Às escolas particulares e a todos os secretários de educação Brasil afora, junto a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação [Undime]”, declarou.

Marcos Menezes, da Fiocruz nacional, participou da live desta manhã

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Marcos Menezes, explicou que o combate ao vetor é uma questão fundamental de saúde pública. “Discussão que passa por diversas áreas, o Brasil é plural, com grande desigualdade social. Este ano de pandemia tem revelado isso. O olhar para essa questão das arboviroses é essencial agora, um grande desafio para as políticas públicas. O lançamento deste grame traz uma discussão pertinente e muito importante”, declarou.

Ana Teresa Acatuassú Venancio, do programa de pós graduação em ciências e saúde da Fiocruz, falou da elaboração do produto. “Quando iniciamos as tratativas de desenvolver esse game por em 2017, percebemos que era necessária uma ferramenta tecnológica digital inclusiva para que as crianças e os adolescentes começassem a ter essa sensibilização, essa educação. Trouxemos esta questão à Frente Parlamentar e tivemos total apoio dos membros. Estou muito feliz e emocionada, é realização de um sonho, após apenas dois anos, e que vai participar da formação do cidadão”, disse.

Composição

A Frente Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika) é composta por Antônio Vaz (Republicanos), Cabo Almi (PT), Capitão Contar (PSL), Coronel David (Sem Partido), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (PSDB), Gerson Claro (PP), Herculano Borges (SD), João Henrique (PL), Lidio Lopes (PATRI), Lucas de Lima (Solidariedade), Marçal Filho (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Paulo Corrêa (PSDB), Pedro Kemp (PT) e Professor Rinaldo (PSDB). Para saber mais sobre o jogo, confira o seu vídeo de lançamento, no Youtube.

Agência ALEMS.

Post

Costa Rica bate a Serc e joga pelo empate no duelo de volta das quartas de final

Próximo

Programa busca ‘maturidade exportadora’ a pequenos e médios produtores

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Senac MS vence Prêmio Atena 2025 com projeto de acessibilidade e inovação nas vendas
Homenagem

Senac MS vence Prêmio Atena 2025 com projeto de acessibilidade e inovação nas vendas

by Alan Diógenes
2025/12/12
0

O Senac MS foi reconhecido nacionalmente no Prêmio Atena 2025,...

Ler mais...
Homem conhecido como “PC” cai no meio da rua e morre na Vila Piloto em Três Lagoas

Homem conhecido como “PC” cai no meio da rua e morre na Vila Piloto em Três Lagoas

2025/12/12
Caminhoneiro é encontrado morto dentro da cabine em posto de combustíveis na Capital

Caminhoneiro é encontrado morto dentro da cabine em posto de combustíveis na Capital

2025/12/12
Município convoca 77 médicos para reforçar atendimento na Rede de Saúde

Homem com esquizofrenia apresenta dificuldade de respirar e morre na UPA Universitário

2025/12/12
Mulher bate em capivara, cai, é atropelada por caminhão dirigido pelo marido e morre na Capital

Mulher bate em capivara, cai, é atropelada por caminhão dirigido pelo marido e morre na Capital

2025/12/12
Ladrão de veículo morre em troca de tiros com PM em Três Lagoas

Ladrão de veículo morre em troca de tiros com PM em Três Lagoas

2025/12/12
Marcelo Bertoni toma posse como 1º vice-presidente de secretaria da CNA e reforça protagonismo de MS no agro nacional

Marcelo Bertoni toma posse como 1º vice-presidente de secretaria da CNA e reforça protagonismo de MS no agro nacional

2025/12/11
Homem é preso transportando 104kg de maconha em caminhão de frete em Dourados

Homem é preso transportando 104kg de maconha em caminhão de frete em Dourados

2025/12/11
Motorista de aplicativo escapa de sequestro pulando do carro, em Campo Grande

Bêbado, paciente é preso por xingar funcionários de UPA e guardas municipais

2025/12/11
Homem é preso por invadir casa da ex e tentar matá-la com golpes de facão em Fátima do Sul

Homem é preso por invadir casa da ex e tentar matá-la com golpes de facão em Fátima do Sul

2025/12/11
Ler mais...
Próximo
Programa busca ‘maturidade exportadora’ a pequenos e médios produtores

Programa busca ‘maturidade exportadora’ a pequenos e médios produtores

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025

EDITOR'S PICK

LGPD: Comitê Estadual finaliza treinamento com servidores da Sefaz e Agems

LGPD: Comitê Estadual finaliza treinamento com servidores da Sefaz e Agems

1 de Março de 2024
´Lugares para existir´: Jack Mourão e Reginaldo Borges apresentam ´Procedimento #6´ na sexta

´Lugares para existir´: Jack Mourão e Reginaldo Borges apresentam ´Procedimento #6´ na sexta

10 de Setembro de 2025
Acreditando que arma está descarregada, tio atira e mata sobrinho de 3 anos em MS

Homem esfaqueia filho no Dia dos Pais ao pedir dinheiro pra drogas, rapaz revida com socos e o mata

17 de Agosto de 2023
Governo de Mato Grosso do Sul lança licitação para projeto executivo do novo Ceasa em Dourados

Governo de Mato Grosso do Sul lança licitação para projeto executivo do novo Ceasa em Dourados

9 de Julho de 2025
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.