Nesta quinta-feira (13), a partir das 21h, o projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” se apresenta na cidade de Aquidauana, no campus da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade II que fica no saguão do Bloco B, na Rua Oscar Trindade de Barros, Serraria.
Para o violonista, proponente do projeto e produtor cultural, Evandro Dotto, o trabalho é a concretização de um sonho. “A gente sabe da dificuldade que é ter acesso a música clássica pelo interior do Estado, pois nem todas as cidades têm uma sala de concerto, que é um espaço adequado para esse tipo de apresentação. Então, o projeto vem facilitar essa aproximação do público com a música clássica e, também, chega com a proposta de desmistificar o conceito da música erudita. Por isso, as apresentações são feitas de forma didática, há uma conversa, troca com o público para apresentar um pouco desse universo. Tanto que a plateia tem acesso a um livreto com informações do repertório que preparamos para o concerto”, explica.
Com concertos gratuitos, o principal objetivo do projeto é proporcionar a difusão da música erudita para um público que nem sempre tem acesso ou hábito de ouvir este estilo musical. Outro ponto que o trabalho tem como meta é se aproximar de crianças e adolescentes de modo que sirva de inspiração para despertar o talento nas novas gerações.
Ao todo, “Música Erudita nas Escolas e Universidades” promoverá concertos em sete cidades: Coxim, que recebe o trio de artistas nesta quarta-feira (12 de abril); Aquidauana na quinta (13 de abril); Naviraí (dia 27); Rio Verde (dia 19 de maio); São Gabriel do Oeste (22 de maio) e, por fim, Campo Grande (1º de junho).
Os concertos contam com o talento do trio de artistas formado por: Bianca Danzi, no canto (soprano), Gabriel Almeida, que executa o som inconfundível do violino e Evandro Dotto que traz a versatilidade e o som encorpado do violão.
“Quando recebi o convite do Evandro para fazer parte do projeto, aceito logo. Acredito que a música é uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento humano e, na maioria das vezes, a música erudita é vista como algo elitista e inacessível. Aqui, o projeto vem mostrar um viés diferente, democratizando o acesso à arte, despertar o interesse dos estudantes e também, contribuir com a formação de um público mais consciente”, afirma o violonista Gabriel Almeida.
O projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades” foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trabalho artístico que conta com o apoio da UFMS.
Toda a programação é gratuita. Mais informações pelo Instagram @eviolaodotto.
Serviço:
Projeto “Música Erudita nas Escolas e Universidades”
Data: quinta-feira (13)
Horário: 21h
Local: CPAQ – Campus Aquidauana da UFMS, Unidade II – Saguão do bloco B
Endereço: Rua Oscar Trindade de Barros – Serraria
Entrada Franca