• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Terça-feira, Julho 15, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Empregos

MPT aponta redução de acidentes de trabalho entre adolescentes aprendizes de MS

Atualização do Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil traça perfil das vítimas em Mato Grosso do Sul.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
21 de Junho de 2021
in Empregos, Geral
0
MPT aponta redução de acidentes de trabalho entre adolescentes aprendizes de MS

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter
De 2012 a 2020, 257 crianças e adolescentes entre 14 e 17 anos e que mantinham vínculo de emprego regular, na condição de aprendiz, envolveram-se em acidentes de trabalho no Mato Grosso do Sul, segundo a última atualização divulgada nesta quinta-feira (17) do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Conforme a ferramenta, on-line e gratuita (acesse aqui), houve redução no número de acidentes de trabalho notificados para a população adolescente do estado em 2020, o ano em que teve início a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Levando-se em consideração a série histórica de 2012 a 2020, este foi o ano com menos emissões de comunicações de acidente do trabalho (CAT) envolvendo crianças e adolescentes no estado. Percebeu-se, ainda, uma queda abrupta nas ocorrências quando comparado a 2019 (veja na tabela abaixo):

Fonte: Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil do MPT e OIT

Para a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Cândice Gabriela Arosio, que é coordenadora regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente da instituição, a expressiva redução de acidentes em 2020 está diretamente ligada ao isolamento social imposto pela pandemia. “Houve uma diminuição da circulação destes aprendizes. A maioria migrou para a modalidade de trabalho remoto, fazendo com que deixasse de ir às empresas para trabalhar presencialmente e, ainda, de frequentar as entidades formadoras para assistir às aulas, levando a uma redução dos acidentes, seja de trajeto ou típicos”, analisa.

A procuradora atenta, porém, à realidade da subnotificação das ocorrências, o que impede que parte destes acidentes sejam computados nos dados oficiais, especialmente quando se trata de trabalho infantil. “Estes dados retratam os comunicados de acidentes de trabalho (CAT’s), o que pressupõe que se tratam de vítimas formalmente contratadas. Mas isso não quer dizer que não tenham existido ocorrências com aqueles adolescentes que estão trabalhando na informalidade, pois, sabe-se que as maiores vítimas de trabalho infantil não estão formalmente vinculadas a um contrato, mas sim, estão em condições de subemprego. Estes acidentes, provavelmente, continuam ocorrendo, e em maior gravidade, considerando a maior exposição a riscos que impõe um emprego informal, mas são subnotificados”, acrescenta.

Distribuição geográfica dos acidentes

Post+

IEL-MS oferta mais de 200 vagas de estágio para estudantes em Mato Grosso do Sul

Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

Com relação à distribuição geográfica dos acidentes de trabalho pelo estado, a capital Campo Grande lidera o ranking no período de 2012 a 2020: foram 114 notificações envolvendo adolescentes. Dourados registrou 29 ocorrências; São Gabriel do Oeste (13); Três Lagoas (12); Naviraí (9); Aparecida do Taboado (7); Água Clara, Sidrolândia e Paranaíba (6).

Neste período, a atividade econômica do estado que mais somou acidentes de trabalho abarcando crianças e adolescentes foi o comércio varejista de alimentos – hipermercados e supermercados, com 38 das 257 ocorrências; seguida por associações de defesa de direitos sociais (11); atividades de atendimento hospitalar (10); comércio de peças e acessórios para veículos (10); comércio varejista de materiais de construção (9), restaurantes (8); criação de bovinos (8); comércio de insumos agropecuários (7), produção de sementes (6); minimercados, mercearias e armazéns (6).

Os agentes causadores mais comuns destes acidentes foram veículos de transporte (44 das 257 notificações); queda do mesmo nível (35); máquinas e equipamentos (34); mobiliários e acessórios (24); queda de altura (18); agente biológico (18), agente químico (18), motocicleta (17); ferramentas manuais (8); tanques (3) e outros.

Oportunidades para a Aprendizagem Profissional

Para prevenir o trabalho infantil e promover a inserção no mercado de trabalho formal, a aprendizagem profissional é um elemento estratégico na transição escola-trabalho e pode proteger e permitir o acesso a grupos etários de adolescentes e jovens com maiores dificuldades de inserção socioprodutiva.

A contratação dos jovens nesta modalidade se dá por empresas que precisam regularizar o cumprimento da cota de aprendizagem, em conformidade com a Lei nº 10.097/2000 – que determina a estabelecimentos de qualquer natureza, com sete ou mais empregados, a reserva de 5% e 15% de suas vagas, cujas funções demandem formação profissional, para alocação de aprendizes.

O instituto da aprendizagem não beneficia apenas o aprendiz, mas a própria empresa que o matricula e o emprega, pois permite a formação de mão de obra qualificada, que poderá ser posteriormente absorvida por tempo indeterminado. Deste modo, a empresa, ao não contratar os jovens aprendizes a que está legalmente obrigada, viola frontalmente dispositivos de ordem constitucional, e, via de consequência, causa lesão aos direitos difusos e coletivos daqueles jovens trabalhadores que poderiam vir a ser admitidos como aprendizes, tendo garantido seu direito constitucional à profissionalização.

No Brasil, o trabalho é totalmente proibido antes dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Para serem admitidos como aprendizes, os jovens devem ter entre 14 e 24 anos incompletos, exceto no caso das pessoas com deficiência, para as quais não se aplica o limite de idade. Também precisam estar cursando ou devem ter concluído o ensino fundamental ou médio. A lei determina ainda que a contratação será por prazo determinado de até dois anos.

Sobre o Observatório

O Observatório da Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil é um dos cinco observatórios digitais da iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, um laboratório multidisciplinar de gestão do conhecimento com foco na promoção do trabalho decente no Brasil.

Mais informações sobre o panorama do Trabalho Infantil no Brasil e no mundo disponíveis aqui.

O Observatório busca fomentar a gestão eficiente e transparente de políticas públicas, de programas e de projetos de prevenção e de erradicação do trabalho infantil, de modo que essas ações sejam cada vez mais orientadas por resultados e baseadas em evidências. Busca-se, além disso, fomentar o aprimoramento dos sistemas de coleta de informações e a padronização com integração dos bancos de dados existentes, de diferentes fontes, relevantes para a causa. Com isso, os diagnósticos e o conhecimento produzidos sobre o tema serão cada vez mais precisos.

Desde o seu lançamento, os cinco observatórios digitais da Iniciativa SmartLab contam com mais de meio milhão de visualizações de páginas, oriundas de mais de 74 países, consolidando-se como o maior repositório de informações e conhecimento sobre trabalho decente do Brasil. A plataforma Google Scholar registra mais de 400 publicações acadêmicas que se utilizaram da plataforma para produzir conhecimento científico, entre teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos publicados no Brasil e no exterior.

As temáticas do Portal SmartLab são as seguintes:

Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho

Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil

Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas

Observatório da Diversidade e da Igualdade de Oportunidades no Trabalho

Observatório do Trabalho Decente nos Municípios Brasileiros

Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Trabalho | Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região
Tags: acidentes de trabalhompt
Post

Receita Saudável: caldo de abóbora cabotiá com frango e maçã do amor light

Próximo

21 de Junho: Dia da Mídia. Parabéns aos Profissionais!

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

IEL-MS oferta mais de 200 vagas de estágio para estudantes em Mato Grosso do Sul
Campo Grande

IEL-MS oferta mais de 200 vagas de estágio para estudantes em Mato Grosso do Sul

by Redação Capivara News
2025/07/11
0

O IEL-MS está com 269 vagas de estágio para estudantes...

Ler mais...
Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

Capacitação profissional: MS Qualifica tem mais de 5 mil pré-inscritos do programa Mais Social

2025/07/08
Indústria de MS já abriu mais de 8 mil vagas de trabalho entre os meses de janeiro a maio

Indústria de MS já abriu mais de 8 mil vagas de trabalho entre os meses de janeiro a maio

2025/07/08
Jucems registra abertura de 1.022 novas empresas no Estado em junho; no ano saldo é de 6.893

Jucems registra abertura de 1.022 novas empresas no Estado em junho; no ano saldo é de 6.893

2025/07/07
Pilar da inclusão e desenvolvimento, cooperativismo cresce e gera mais de 15 mil empregos em MS

Pilar da inclusão e desenvolvimento, cooperativismo cresce e gera mais de 15 mil empregos em MS

2025/07/03
Indústria já abriu 6.661 novas vagas de emprego em Mato Grosso do Sul em 2025

Indústria já abriu 6.661 novas vagas de emprego em Mato Grosso do Sul em 2025

2025/07/02
MS empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas

MS empregou 3.087 trabalhadores formais em maio e no ano já supera 20,8 mil novas vagas

2025/07/01
Feira de Empregos de universidade oferece mais de 100 mil oportunidades presenciais e remotas

Campo Grande tem 2.338 vagas, entre elas, 441 para repositor de mercadorias

2025/06/30
Casa Arauco abre as portas em Inocência com evento para toda a família

Iniciativa Arauco oferece 560 vagas em cursos técnicos profissionalizantes na Costa Leste

2025/06/26
Fundação do Trabalho tem 4.134 vagas de emprego para todo o Estado

CG terá 2.282 vagas; 300 destinadas prioritariamente ao público LGBTQIAPN nesta quinta-feira

2025/06/26
Ler mais...
Próximo
21 de Junho: Dia da Mídia. Parabéns aos Profissionais!

21 de Junho: Dia da Mídia. Parabéns aos Profissionais!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Morre rapaz que teve overdose durante um programa sexual, em Nova Andradina

Morre rapaz que teve overdose durante um programa sexual, em Nova Andradina

11 de Janeiro de 2025
Jovem morre, após comer 100 seriguelas com caroço, em Campo Grande

Jovem morre, após comer 100 seriguelas com caroço, em Campo Grande

10 de Janeiro de 2025
Mãe perde luta e vida pra depressão, após desaparecimento do filho, na Capital

Mãe perde luta e vida pra depressão, após desaparecimento do filho, na Capital

25 de Janeiro de 2025
FOTOS: Rolê no Tortuga “dá ruim” com 200 abordados, 7 presos e 23 veículos removidos

FOTOS: Rolê no Tortuga “dá ruim” com 200 abordados, 7 presos e 23 veículos removidos

24 de Janeiro de 2025
Jovem é morta a tiros no abdômen pelo companheiro, após discussão, em Água Clara

Jovem é morta a tiros no abdômen pelo companheiro, após discussão, em Água Clara

22 de Fevereiro de 2025

EDITOR'S PICK

Capital tem queda nos índices de roubos e furtos nos dois primeiros meses de 2025

Capital tem queda nos índices de roubos e furtos nos dois primeiros meses de 2025

18 de Março de 2025
Aprenda uma receita deliciosa de “Bolo de Milho Light”: Tá meu beim!

Aprenda uma receita deliciosa de “Bolo de Milho Light”: Tá meu beim!

4 de Junho de 2021
Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp

Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp

15 de Maio de 2021
Para facilitar vida da população, Secretaria de Fazenda recebe pagamentos por PIX

Para facilitar vida da população, Secretaria de Fazenda recebe pagamentos por PIX

5 de Janeiro de 2023
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.