A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal fez a revisão, entre os associados, dos critérios de sustentabilidade para econegócios do Pantanal e também a atualização do plano de ação para o ano de 2023. Foram esses os objetivos do encontro que realizado na segunda-feira (5), às 14h, no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá.
A reunião, que foi realizada no espaço recém-inaugurado pelo Sebrae, contou com a assessoria executiva da Wetlands International Brasil, por meio do Programa Corredor Azul (PCA), com o objetivo de intermediar o alinhamento e diretrizes da Movimenta.
“A Agência é organizada para atuar em cinco eixos estratégicos que são: agronegócio, indústria, turismo, cultura pantaneira e sustentabilidade. De modo que construímos um documento com os critérios que passam por esses cinco eixos, a fim de ajudar a nortear os trabalhos dos associados. Contudo, aqui, nada é imposto, tudo vem como fruto de um diálogo para direcionar as ações de econegócios do Pantanal para que o desenvolvimento econômico esteja sempre alinhado à conservação dessa área úmida que é única no mundo”, enfatiza Áurea Garcia, coordenadora de políticas da Wetlands International Brasil.
Ao todo, são 38 critérios de práticas sustentáveis que direta ou indiretamente passam pelos cinco eixos estratégicos de atuação da Movimentação Pantanal. Os critérios vão desde promover medidas que reconheçam e respeitem o patrimônio histórico e cultural das comunidades locais até a promoção de ações que estimulem a economia em paralelo a conservação dos recursos hídricos, do solo e da biodiversidade.
Para o presidente da Movimenta Pantanal, Alan Striquer, validar os critérios de sustentabilidade é essencial não apenas para os trabalhos da agência em si, mas para o desenvolvimento técnico e econômico dos associados – empresários, fazendeiros e entidades públicas e não-governamentais, aos olhos da sociedade.
“Entraram novos associados à nossa agência. Eles são novos líderes que estão chegando e precisam estar a par dos nossos trabalhos. A ideia é abrir o nosso plano estratégico com essas novas entidades de modo que esses integrantes possam alinhar suas estratégias de ação com os critérios de sustentabilidade propostos pela Movimenta Pantanal, de uma forma que isso traga benefícios financeiros e ambientais à região”, afirma ele.
O conceito de econegócios foi adotado em 2019 pelos empresários e empresárias da Movimenta Pantanal. Entende-se por econegócios o segmento de mercado que reúne produtos e serviços que propõe solucionar desafios ambientais, ou que utilizam métodos mais racionais de utilização dos recursos naturais para a produção de bens e serviços, baseando-se nos critérios de sustentabilidade.
Segundo Isabella Fernandes, coordenadora estadual do programa Pró Pantanal, do Sebrae/MS, agências como a Movimenta são essenciais, pois assim como o próprio programa Pró Pantanal, elas também ajudam a fomentar atividades econômicas para estimular o desenvolvimento do bioma que, em 2020, se viu tão prejudicado pelos incêndios florestais e a pandemia.
“A Movimenta Pantanal surgiu a partir do Líder, um programa do Sebrae que estimula a atuação integrada das lideranças de um território. É uma agência com foco no desenvolvimento econômico da região. Na próxima agenda, além do planejamento, eles vão tratar dos critérios de sustentabilidade da agência, um trabalho que tem sido elaborado também em parceria com a Wetlands. Um olhar sobre o futuro das atividades econômicas do Bioma Pantanal. Algo que é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. Unir instituições parceiras para pensar o futuro, trazer ao centro da mesa a questão da sustentabilidade, esse é o papel que a Movimenta tem desempenhado e o que se espera de uma agência focada no desenvolvimento do Pantanal”.
Sobre a Movimenta Pantanal
A Agência de Desenvolvimento Regional Movimenta Pantanal, é uma organização civil, sem fins lucrativos. Uma plataforma que reúne líderes do Pantanal, com objetivo de favorecer a formação de uma rede de cooperação regional, facilitando a prospecção de parceiros para melhorar a economia local. Articula estratégias de desenvolvimento sustentável e qualificado para a região pantaneira, com ações definidas em eixos estratégicos considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, políticos, éticos, culturais e territoriais.
Atualmente, formado por 78 membros de 12 municípios de MS, a Movimenta trabalha com setor privado, público e o terceiro setor, com articulação de estratégias que levam ao reconhecimento da singularidade do bioma pantanal como valor cultural, social, econômico e ecológico para a humanidade.
Programa Corredor Azul
Criado em 2017, pela Wetlands International, o Programa Corredor Azul é implementado com o objetivo de proteger a biodiversidade e a conectividade em um território transfronteiriço, que abrange três grandes áreas úmidas do sistema Paraná-Paraguai, são elas: Pantanal, os Esteros de Iberá e o Delta do Paraná.
Estendendo por 3.400 km desde o Pantanal brasileiro, passando pela Bolívia e Paraguai, até desembocar no Delta do Paraná, na Argentina, o Sistema Paraná-Paraguai (Corredor Azul) é um dos últimos exemplos do mundo de um grande sistema de rios de fluxo livre e contínuo. Já o nome do programa é uma alusão ao grande volume de água que circula dentro dessas importantes áreas úmidas da América do Sul.
Wetlands International
A Wetlands International é uma organização global, não governamental, sem fins lucrativos, que tem por objetivo conservar e restaurar as áreas úmidas para a natureza e as pessoas. Ao longo dos mais de 80 anos de história, a instituição tem cumprido um papel singular na conservação desses ecossistemas vitais para o planeta e atuado em defesa das áreas úmidas e seus valores nas convenções internacionais no cumprimento da sua missão de preservar e restaurar as áreas úmidas, seus recursos e biodiversidade.
A organização é associada à Convenção de Áreas Úmidas de Importância Internacional (Convenção Ramsar). Seu escritório para a Latino América e Caribe (LAC) está sediado na Argentina. Já no Brasil, a Wetlands International tem seu escritório nacional em Campo Grande/MS.