Um homem com covid-19 grave, de 71 anos, e suspeita de mucormicose, doença causada por fungo, morreu na quarta-feira (2) em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande.
O idoso tinha duas comorbidades, diabetes e hipertensão arterial, e já havia recebido as duas doses da vacina contra a covid-19, em 23 de março e 23 de abril.
O paciente estava internado em estado grave desde 18 de maio e, dez dias após a entrada no hospital, apresentou sintomas da infecção po fungos no olho esquerdo, de acordo com a secretaria. A pasta informa que foi notificada na segunda-feira (31) e relatou ao CIEVS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde).
Neste ano, 29 casos de mucormicose já foram registrados no país, dos quais, quatro foram após infecção por covid-19, segundo o Ministério de Saúde. Esses quatro casos ocorreram em Araguaina (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e São Paulo (SP).
O Ministério ressalta que a ocorrência de casos de mucormicose registrados no Brasil não tem, até o momento, relação com a variante indiana do SARS-CoV 2, chamada de Delta, já que ocorreram antes da detecção dessa cepa no país.
Além do paciente de Campo Grande, há outros dois com covid com suspeita de mucormicose: um homem de 51 anos em Joinville (SC) e outro na faixa etária dos 30 anos em São Paulo.
A Índia registrou um aumento de casos da infecção por fungo em pacientes com covid-19 e alguns estados declararam epidemia de mucormicose.
Fonte: R7.