O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano entra na fase final de preparação do Moinho in Concert 2025, que será apresentado em dezembro, em Corumbá (MS). A pouco menos de um mês da estreia, com apresentações acontecendo nos dias 13 e 14 de dezembro, na sede do Moinho Cultural, os ensaios se intensificam e o processo de criação segue com a chegada de artistas convidados que colaboram com o espetáculo.
Sob dramaturgia cênica e direção artística e geral de Márcia Rolon, o espetáculo tem como eixo narrativo o Caminho de Peabirú, antigo percurso sagrado dos povos originários. A obra estabelece paralelos entre a travessia ancestral e os jogos de amarelinha na construção cênica.
“Estamos alinhavando um novo Peabirú, como o sonho e o jogo de amarelinha, com a intenção de levar todos para o seu próprio céu. É um espetáculo construído a muitas mãos, com artistas, crianças, jovens e educadores, em um processo vivo e cheio de trocas”, explica Márcia Rolon.
A equipe de criação reúne a pesquisa de linguagem e concepção coreográfica de Fernando Martins, a coreógrafa e ex-primeira bailarina do Stuttgart Ballet Beatriz Almeida, o ator Arce Correia e coralistas, músicos e o artista Leoni Antequera da Bolívia.
A trilha sonora do Moinho in Concert 2025 será inteiramente barroca, com arranjos elaborados por ex-participantes formados pelo Instituto, reforçando a dimensão formativa do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Os vestidos e batas da Orquestra estão sendo confeccionados dentro do próprio Moinho Cultural, pelas mãos de algumas mães de participantes do Instituto, em um trabalho que aproxima ainda mais as famílias do processo artístico, além de ativar a cadeia produtiva da cidade e região.
A captação audiovisual será realizada pelo Núcleo de Tecnologia, recentemente estruturado com recursos de emenda parlamentar destinada pelo vereador Paulo Duarte, que permitiu a aquisição de câmeras e equipamentos profissionais.
Com mais de 500 artistas envolvidos — entre orquestra, coral, bailarinos, crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo Instituto —, o Moinho in Concert 2025 se firma como uma das maiores produções culturais da região, reunindo múltiplas linguagens em uma criação coletiva que atravessa gerações e territórios. A realização conta com o apoio de parceiros essenciais, com destaque para a TV Morena, responsável pela transmissão em canal aberto.
O evento é uma realização do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, juntamente com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com a TV Morena, o Instituto General Motors, Criança Esperança, J. Macedo, Fecomércio, Sesi, Sebrae e Sesc. O Moinho in Concert recebe patrocínio master da Lei Rouanet e Instituto Cultural Vale. São responsáveis pelo apoio cultural a Prefeitura de Corumbá e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Governo. São parceiros institucionais a Prefeitura de Ladário, a Prefeitura de Puerto Suárez, de Puerto Quijarro, o Instituto Homem Pantaneiro, o IFMS, a UFMS e o Instituto Acaia Pantanal.
Sobre o Moinho Cultural
Fundado há 21 anos, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição.
O Moinho Cultural tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além do patrocínio da BTG Pactual, LHG Mining, Suzano, Too Seguros e RealH. O projeto tem parceria com Criança Esperança, J.Macêdo, Fecomércio – Sesc, Sicredi, Sebrae e Sesi, apoio cultural Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul, parceria institucional da Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.




















