O próximo mês é marcado pela Campanha Maio Amarelo, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, com o objetivo de chamar a atenção de motoristas e pedestres para a prevenção de acidentes. A cor escolhida simboliza “atenção”, estampada nos semáforos distribuídos pelos cruzamentos das cidades.
Essa atenção deve ser de todos, inclusive dos ciclistas, pois assim como qualquer veículo que trafegue pelas ruas, existem regras também para quem opta pela bicicleta. Aliás, a bike é considerada um veículo de propulsão humana e o ciclista deve respeitar todas as regras de trânsito para manter-se seguro e, consequentemente, contribuir com a paz no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito, ciclistas devem sempre utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos e quando não houver, o ideal é utilizar o lado direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos, quando estiver em grupo, ande sempre em fila única, use óculos de proteção e à noite, utilize sempre iluminação e, se possível, roupas reflexivas. Além disso, é preciso respeitar semáforos e placas de sinalização.
Larissa Souza (31 anos) da Associação Esportiva FireBikers Team, parceira da Unimed Campo Grande, há seis, aderiu à bike, e faz questão de sempre usar todos os equipamentos de segurança. “Capacete é um item indispensável, sinalizadores traseiro (luz vermelha), em qualquer período do dia, e dianteiro (luz branca) sempre à noite também são essenciais, além disso, o ciclista deve sempre utilizar a ciclovia e em baixa velocidade e sinalizar com as mãos a intenção de conversão”.
A ciclista ressalta ainda o que pedalar trouxe de benefícios para a sua vida. “Pedalar refletiu na minha vida em todos os sentidos: mente, corpo, estilo de vida e até na minha profissão. A paixão pela modalidade despertou curiosidades e desafios que me fizeram crescer como pessoa e atleta, colecionando experiências incríveis. A paixão virou amor, e hoje sou acadêmica de Educação Física e tenho um Bike School para iniciantes onde compartilho toda bagagem que o ciclismo continua me proporcionando”.
Meio século de história
Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.
Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.