“Acreditamos que o trânsito seguro é uma construção coletiva. Por isso, nossas ações visam sempre conscientizar diferentes públicos, como motoristas, motociclistas, caminhoneiros e pedestres, que atitudes positivas que salvam vidas. A responsabilidade é de todos nós”, destaca o Coordenador de Operações da CCR MSVia, Sírio Rodrigues.
Durante ação na Unidade Operacional da PRF, na altura do km 454 da BR-163/MS BR-163, o eletricista em manutenção industrial, Eduardo Silva Ferreira, participou do Cinema Rodoviário com a PRF e usou o óculos que simula embriaguez. “É bem difícil. A gente não tem a noção de distância, enxerga duplicado, bem complicado. Não dá para dirigir depois que ingerir bebida alcoólica, porque a gente perde os sentidos mesmo e pode estar colocando nossa vida em risco e a vida de outras pessoas”, disse.
Quem também participou da ação com o óculos simulador foi o presidente da Confraria Apaixonados por Fuscas & Derivados, Eduardo Mendonça. “A sensação é muito ruim, eu não sabia para onde eu estava andando e gente fica perdido, realmente sem noção do que está fazendo. O recado nunca é demais: bebida e direção não combinam”, declarou.
Sobre o Maio Amarelo
O tema central do movimento Maio Amarelo: “Mobilidade Humana. Responsabilidade Humana” propõe um olhar mais sensível e empático para a convivência no trânsito, incentivando a sociedade a enxergar as pessoas por trás de cada trajeto. A ideia é promover a consciência de que todos compartilham o mesmo espaço — seja a pé, de bicicleta, moto ou carro — e que cada um tem a responsabilidade de proteger a vida do outro com atitudes seguras e respeitosas.
A assinatura da campanha, definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), “Desacelere. Seu bem maior é a vida” convida à reflexão sobre um dos grandes desafios da atualidade: a pressa constante e os impactos negativos que esse comportamento tem causado no cotidiano, especialmente no trânsito. O lema também alerta para os riscos do excesso de velocidade, um dos principais fatores que contribuem para a gravidade e a frequência dos acidentes nas vias.