A noite desta sexta-feira (3) foi de reconhecimento e celebração ao protagonismo das mulheres na sociedade campo-grandense. A Prefeitura de Campo Grande, através da Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), realizou o “Suasc Mulher Líder Comunitária”, uma homenagem a personalidades femininas que, por meio de projetos e ações, mudam pra melhor a cara da cidade e a vida das pessoas.
Ao todo, 60 mulheres foram condecoradas. Professoras, artistas, coordenadoras e presidentes de instituições, empresárias, lideranças de bairros e políticas, com trabalhos de extrema relevância para a comunidade na qual está inserida.
O evento começou ao som de uma atração pra lá de especial, a banda de percussão com lixo seco do Instituto Projeto Livres, que utiliza materiais recicláveis para a produção dos instrumentos musicais utilizados por eles.
“Nós fazemos música com tambores e latas, dando um novo destino pra aquilo que seria jogado fora. Desse modo, conseguimos uma sonoridade moderna e trabalhamos a ideia de sustentabilidade com as crianças”, explica uma das homenageadas, a pedagoga Rosângela Maria do Nascimento, coordenadora do projeto.
“Realizamos um trabalho de alfabetização e letramento, na Vila Nogueira, usando a arte de modo geral, principalmente a música, como ferramenta de ensino, possibilitando que o participante desenvolva todo seu potencial de aprendizagem. Encerramos 2022 com 156 crianças e adolescentes e 120 famílias assistidas. Esse ano temos quase 100 matriculados, número que ainda vai crescer pois ficaremos com as matrículas abertas até abril”, diz Rosângela.
Iracema Silva de Negreiros Cardoso, fundadora do projeto “Gentileza gera mais gentileza” que atende 500 famílias em situação de risco na região do Universitário 2 (Cohab), se disse emocionada com condecoração.
“Chega me arrepio. Maravilhoso, né? Não é fácil ser mulher. É muito bom poder ter o trabalho reconhecido, mas não pelo mérito em si, apenas. Com o reconhecimento vem também oportunidades de fazer mais, de somar forças e alcançar ainda mais famílias que precisam de nós. Sou muito grata por esse momento” relata, Iracema.
O subsecretário da Suasc, Chiquinho Telles, destacou a garra da mulher e a importância do olhar feminino na construção de sociedade mais humana. “O cuidado com os detalhes, a determinação, a força que a mulher tem é inigualável, e quando essas características são direcionadas, colocadas a serviço do bem comum, elas produzem frutos extraordinários, como os que aqui brindamos de maneira simbólica, estendendo os nossos parabéns a todas as mulheres da nossa querida Campo Grande”, salienta.
“É um motivo de muito orgulho pra nós, de uma forma tão singela mas, absolutamente verdadeira, sincera, dizer a essas mulheres o quanto são importantes, o quanto o trabalho delas faz a diferença. Elas que trabalham dia a dia, incansavelmente, em busca de melhorias para suas comunidades”, conclui, Chiquinho.