O judô sul-mato-grossense faturou as primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2022, em Aracaju (SE), nesta sexta-feira (16). Nas modalidades coletivas, as equipes femininas de basquetebol e handebol garantiram vaga à final, enquanto os times masculinos brigarão pelo bronze neste sábado (17). A delegação sul-mato-grossense é coordenada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Tradicionalmente acostumado com o pódio em competições escolares, o judô de Mato Grosso do Sul desencantou no segundo dia de disputas. Julianna da Silveira e Silva buscou a medalha de ouro na categoria meio-pesado (até 70 kg), vencendo na final a goiana Maria Costa. Em março, a sul-mato-grossense de 17 anos lesionou o ombro e acreditou que não poderia mais competir neste ano. Para ela, o ouro conquistado na capital sergipana é fruto de determinação e sacrifício.
“Todo o esforço que fiz para estar aqui valeu a pena, fui presenteada. É uma lesão que me incomoda até hoje, treino e sofro com ela todos os dias, mas aqui em Aracaju ela ficou escondida, porque foi anestesiada pela felicidade em lutar”, desabafa a judoca. Já na pesado (acima de 70 kg), Manuela Santos de Souza ficou com a prata, após ser derrotada por Emilly Santos, do Paraná, na decisão. Neste sábado (17), serão realizadas as disputas por equipes e Mato Grosso do Sul começa encarando Rondônia.
O time de basquete feminino passou por Rondônia sem dificuldades, pelo placar de 57 a 14, e está na final da segunda divisão. A ala-armadora da equipe, Laís Pereira da Silva, exaltou a campanha invicta. “A nossa seleção está muito entrosada, com muito companheirismo. Estou adorando jogar com as meninas”, afirma. Com 17 anos, a atleta despede-se dos Jogos da Juventude com sentimento de dever cumprido. “Estamos na final e, então, encerro esse ciclo com chave de ouro. Vai vir medalha e vai ser dourada”, completa. O adversário na final será Minas Gerais.
Já os meninos, que disputam a primeira divisão, encararam de igual para igual a forte seleção do Rio de Janeiro, mas acabaram superados por 61 a 48. Agora, vão disputar o bronze contra Pernambuco. “Sabíamos que seria um jogo muito difícil, hoje, muito duro, em que a gente precisava ser um time perfeito para conseguir a vitória, mas infelizmente não foi possível”, destaca o técnico Carlos Diego Dantas, que já prepara o grupo para buscar o terceiro lugar. “Apesar da derrota, os meninos estão bem motivados e vamos para o tudo ou nada. A gente quer, com muita força, buscar esse bronze para o nosso estado”, finaliza.
No handebol, a equipe feminina também se sobressaiu e venceu, por dois gols de diferença, o Espírito Santo. O placar foi de 28 a 26. Para ficar com o título da segunda divisão, o time de Mato Grosso do Sul precisará passar por Alagoas. Também na segunda divisão, o time masculino, por sua vez, perdeu a semifinal para o Maranhão, por 21 a 17 e disputará o bronze diante do Amazonas.
Mato Grosso do Sul conquistou, até agora, 18 medalhas nos Jogos da Juventude 2022, sendo sete de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Os Jogos da Juventude 2022 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e reúnem mais de quatro mil atletas, na faixa etária de 15 a 17 anos, de 1.856 escolas, que representam todos os estados do país e o Distrito Federal em 16 modalidades. A delegação sul-mato-grossense, no total, tem 134 participantes, somando-se todas as etapas.
Confira todas as medalhas asseguradas por Mato Grosso do Sul até agora nos Jogos da Juventude 2022:
18 medalhas: 7 ouros, 6 pratas e 5 bronzes
OURO
Isabela Rosa Dantas, no lançamento do dardo (atletismo)
Voleibol masculino – terceira divisão
Marciel Martinez Gonçalves – estilo livre até 110 kg (wrestling)
Marciel Martinez Gonçalves – estilo greco-romano até 110 kg (wrestling)
Peterson Fernandes – prova de estrada (ciclismo)
Equipe mista (MS/ES), estilo livre (wrestling)
Julianna Silva – meio-pesado até 70 kg (judô)
PRATA
Amanda Campos Abdallah, nos 200 metros borboleta (natação)
Bruna Ramos Scaff, nos 200 metros borboleta (natação)
Futsal masculino – segunda divisão
Luan Alves Cabral – estilo livre até 55 kg (wrestling)
Peterson Fernandes – prova por pontos (ciclismo)
BRONZE
Ana Laura Pereira Cordeiro, nos 800 metros (atletismo)
Voleibol feminino – segunda divisão
José Luiz Prado – estilo livre até 65 kg (wrestling)
Thiago Boazal – prova por pontos (ciclismo)
Luan Alves Cabral – estilo greco-romano até 55 kg (wrestling)
Veja todos os detalhes no boletim: Boletim geral nº 17 – Jogos da Juventude 2022
Fundesporte.