• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Domingo, Junho 7, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Indústrias

ISI Biomassa e Instituto Fraunhofer UMSICHT irão gerir tecnologia exclusiva para converter resíduos em energia limpa

Alan Diógenes by Alan Diógenes
30 de Janeiro de 2024
in Indústrias, Meio Ambiente, Novidades
0
ISI Biomassa e Instituto Fraunhofer UMSICHT irão gerir tecnologia exclusiva para converter resíduos em energia limpa

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Post+

Homem é morto a tiros no Bairro Dom Bosco em Corumbá

Jovem de 25 anos cai de telhado a 8 metros durante trabalho em Dourados e morre

Tecnologias refinadas e cada vez mais inovadoras são cruciais para encontrar soluções para reduzir o uso de recursos fósseis. A parceria entre o ISI Biomassa (Instituto SENAI de Inovação em Biomassa), localizado em Três Lagoas, e o Instituto Fraunhofer UMSICHT, da Alemanha, ampliará o potencial de pesquisa para transformar resíduos em energia limpa.

Segundo o gerente de Negócios e Gestão do ISI Biomassa, João Gabriel Marini, a rede de Institutos Senai de Inovação foi inspirada e implementada com a consultoria da rede de Institutos Fraunhofer da Alemanha, liderada pelo Fraunhofer IPK. “Hoje, com essa parceria, temos a oportunidade de transferir as tecnologias desenvolvidas por eles, que podem ser aplicadas pela nossa equipe usando matérias-primas locais.”

Para o pesquisador Robert Daschner, chefe do departamento de Tecnologias Avançadas de Conversão de Carbono do Fraunhofer UMSICHT, em uma indústria que pode prescindir de carbono fóssil, a biomassa será uma das fontes de carbono do futuro. “O Brasil possui um dos maiores potenciais de biomassa no mundo, especialmente para resíduos biogênicos previamente não utilizados. Esse potencial pode ser realizado com a ajuda de nossa tecnologia.”

O ISI receberá duas plantas para a conversão de biomassa residual da Fraunhofer, uma em escala laboratorial com capacidade de 2 quilogramas por hora e outra em estágio piloto com capacidade de 30 quilogramas por hora.  Ambas as plantas incorporam a tecnologia patenteada de Reforma Termo-Catalítica (TCR) inventada pelo Fraunhofer UMSICHT.

A tecnologia revolucionária tem a capacidade de gerar hidrogênio, combustíveis sintéticos e biofertilizantes a partir de vários tipos de biomassa residual, como lodo de esgoto, resíduos de plantas de biogás, resíduos de madeira, resíduos de biomassa industrial, como grãos gastos ou lodo de reciclagem de papel, palha e outros resíduos agrícolas até esterco de cavalo ou gado.

“Já temos vários projetos sendo planejados para usar essa tecnologia, o que nos torna ainda mais referência em pesquisa aplicada na transformação de biomassa no Brasil”, enfatiza o gerente do ISI Biomassa.

De acordo com o pesquisador industrial do ISI Paulo Renato dos Santos, a inovação permitirá o desenvolvimento simultâneo de diferentes projetos focados na produção de novos biocombustíveis e também produtos químicos verdes, utilizando várias biomassas e resíduos existentes no país. “Assim, iremos auxiliar as indústrias brasileiras a atingirem seus objetivos e metas de sustentabilidade”, destaca.

O TCR é um sistema que converte eficientemente biomassa e resíduos em óleos e gases combustíveis, incluindo hidrogênio renovável, com alto grau de utilização de energia. Ele transforma a biomassa em três produtos: biochar, óleo e syngas, a partir dos quais podem ser derivados combustíveis sintéticos ou materiais básicos para a indústria química.

Desenvolvida e patenteada pelo Instituto Fraunhofer UMSICHT, a tecnologia é única no mundo, especialmente devido às altas qualidades dos produtos que podem ser alcançadas. Plantas-piloto de TCR de vários tamanhos estão atualmente em operação no Chile, Suíça, Itália e Canadá como parte de projetos de pesquisa ou colaborações acadêmicas. A maior planta de demonstração de TCR com capacidade de 12 toneladas por dia é operada pelo Fraunhofer UMSICHT na Alemanha/Baviera, construída como parte do projeto europeu To-Syn-Fuel.

O interesse global e o estado avançado de desenvolvimento mostram o potencial de transformação da tecnologia TCR, especialmente se matérias-primas locais forem utilizadas e os sistemas forem adaptados a elas.

Hidrogênio a partir de biomassa local e a possibilidade de ampliar a produção

Dada a urgente necessidade de descarbonização e o uso de matérias-primas renováveis para combater o aquecimento global e seus impactos negativos, incluindo uma redução substancial no uso de fontes fósseis e nas emissões de gases de efeito estufa, o principal objetivo da parceria é a geração de hidrogênio renovável, derivado de biomassa e denominado “musgo verde”.

A pesquisa visa possibilitar o uso apropriado de diferentes fontes de biomassa para a produção de energia, biocombustíveis e insumos no Brasil, com foco na diversidade de matérias-primas nacionais. Com o apoio do instituto Fraunhofer, a intenção é desenvolver e disseminar tecnologias adequadas ao contexto brasileiro.

O hidrogênio é considerado uma ótima alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Embora o hidrogênio verde, gerado por meio de eletrólise da água com energia renovável, seja favorecido, o alto custo e os desafios tecnológicos para escalabilidade de produção são um desafio. Portanto, o hidrogênio musgo surge como uma opção promissora, especialmente considerando a natureza agrícola de Mato Grosso do Sul e região.

Segundo Paulo Santos, o objetivo geral é contribuir para expandir o conhecimento e desenvolver tecnologias para a produção de hidrogênio renovável a partir da valorização de biomassa agroindustrial e resíduos, minimizando os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado.

A biomassa tem o potencial de gerar biogás e biometano, que poderiam então ser convertidos em hidrogênio. A tecnologia implementada no ISI também permite o desenvolvimento de diferentes projetos com alto potencial para escalabilidade industrial e forte integração com outros processos a serem instalados no estado.

Sociedade Fraunhofer

A Sociedade Fraunhofer, sediada na Alemanha, é a principal organização de pesquisa aplicada do mundo. Seu principal objetivo é preencher a lacuna entre a produção acadêmica e a indústria, sendo a inspiração para a criação dos Institutos Senai de Inovação.

Fundada em 1949, a organização realiza pesquisas aplicadas que impulsionam o desenvolvimento econômico e servem a um benefício mais amplo para a sociedade.

Possui 76 institutos em toda a Alemanha e seus serviços são solicitados por clientes e parceiros contratuais na indústria, no setor de serviços e na administração pública.

No Brasil, com a intensificação das ações do governo alemão em pesquisa, a Sociedade Fraunhofer identificou várias formas de iniciar novos projetos em parceria com empresas e organizações locais. Devido à crescente demanda brasileira por tecnologias inovadoras e de ponta, a Sociedade Fraunhofer vê grande potencial no mercado para a introdução de soluções tecnológicas e atividades de pesquisa.

Fraunhofer UMSICHT

O Fraunhofer UMSICHT é pioneiro em ações para um mundo mais sustentável. Com pesquisa em economia circular, gestão de carbono, hidrogênio verde e sistemas de energia locais, ele faz contribuições concretas para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

O instituto desenvolve tecnologias, produtos e serviços inovadores e industrialmente viáveis para uma economia circular. O foco está no equilíbrio entre desenvolvimento econômico socialmente equitativos e sustentáveis.

O instituto possui três unidades na Alemanha. Em 2021, o Fraunhofer UMSICHT gerou um faturamento de mais de 57,8 milhões de euros com uma equipe de 608 funcionários.

A ação está em sintonia com os itens 7 (energia limpa e acessível), 9 (indústria, inovação e infraestrutura), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 12 (consumo e produção responsáveis) e 13 (ação a mudança global do climaa) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...
Tags: ISI Biomassa e Instituto Fraunhofer UMSICHT irão gerir tecnologia exclusiva para converter resíduos em energia limpa
Post

Comissão do TCE-MS define ações de fiscalização do transporte escolar no MS

Próximo

Haddad projeta perda de R$ 100 bi em 5 anos sem fim de benefícios para setor de eventos

Alan Diógenes

Alan Diógenes

Mais Notícias

Homem é morto a tiros no Bairro Dom Bosco em Corumbá
Corumbá

Homem é morto a tiros no Bairro Dom Bosco em Corumbá

by Redação Capivara News
2026/06/06
0

Foi assassinado a tiros na noite de ontem (5), no...

Ler mais...
Jovem de 25 anos cai de telhado a 8 metros durante trabalho em Dourados e morre

Jovem de 25 anos cai de telhado a 8 metros durante trabalho em Dourados e morre

2026/06/06
VÍDEO: Colisão com caminhão mata motociclista na Marcelino Pires em Dourados

VÍDEO: Colisão com caminhão mata motociclista na Marcelino Pires em Dourados

2026/06/06
Rapaz de 19 anos morre ao confrontar Batalhão de Choque da PM no Tijuca

Rapaz de 19 anos morre ao confrontar Batalhão de Choque da PM no Tijuca

2026/06/06
Dia Mundial do Meio Ambiente: pequenas ações e grandes conexões transformam CG

Dia Mundial do Meio Ambiente: pequenas ações e grandes conexões transformam CG

2026/06/05
Envolvidos em assassinatos morrem em confronto com Batalhão do Choque da PM em Rio Verde

Envolvidos em assassinatos morrem em confronto com Batalhão do Choque da PM em Rio Verde

2026/06/05
Em encontro com cônsul-geral dos EUA, presidente da Fiems debate medidas tarifárias

Em encontro com cônsul-geral dos EUA, presidente da Fiems debate medidas tarifárias

2026/06/05
Falsa grávida inventa sequestro de bebê e acusa médico do HU e cliente, na Capital

Bebê de 1 ano cai da cama, bate a cabeça no chão e morre em Santa Rita do Pardo

2026/06/05
Reinaldo afirma que dá para o país crescer e  preservar e que MS é um bom exemplo disso

Reinaldo afirma que dá para o país crescer e preservar e que MS é um bom exemplo disso

2026/06/05
Morador de Campo Grande morre em acidente entre carro e moto em Deodápolis

Morador de Campo Grande morre em acidente entre carro e moto em Deodápolis

2026/06/05
Ler mais...
Próximo
Haddad projeta perda de R$ 100 bi em 5 anos sem fim de benefícios para setor de eventos

Haddad projeta perda de R$ 100 bi em 5 anos sem fim de benefícios para setor de eventos

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Colisão frontal entre motos deixa dois feridos na Avenida das Bandeiras

Colisão frontal entre motos deixa dois feridos na Avenida das Bandeiras

21 de Agosto de 2023
Semana Santa tem encenação da Paixão de Cristo com mais de 100 atores em cena e entrada solidária

Semana Santa tem encenação da Paixão de Cristo com mais de 100 atores em cena e entrada solidária

23 de Março de 2023
Terça-feira com ar abafado, sol e chuvas de verão em Mato Grosso do Sul

Terça-feira com ar abafado, sol e chuvas de verão em Mato Grosso do Sul

27 de Dezembro de 2022
Capivara News TV: Jovem fica ferida ao capotar HB20 na Rua Guaianazes no Leblon neste sábado

Capivara News TV: Jovem fica ferida ao capotar HB20 na Rua Guaianazes no Leblon neste sábado

20 de Setembro de 2025
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: