As alterações municipais acontecem neste domingo, 15 de novembro, quando a população vai às urnas para a votação do primeiro turno, onde serão escolhidos prefeito e vereadores. Com a pandemia global pelo novo coronavírus (COVID-19), é importante reforçar os cuidados para evitar a contaminação.
A médica infectologista da Santa Casa de Campo Grande, Priscilla Alexandrino, orienta uma população sobre como se proteger do Coronavírus. “Não podemos esquecer que o vírus segue circulando e que os cuidados que já conhecemos bem devem ser belos todos os dias, mas principalmente no dia da eleição. Uso de máscara, álcool em gel, lavagem das mãos com sabão e evitar proximidade nas filas são algumas das medidas que devem continuar sendo recuperadas ” , ressaltou.
Outro ponto de preocupação é com as proximidades das estações eleitorais, onde tradicionalmente tem a presença de cabos eleitorais. “Importante evitar aglomerações, conversas sem máscara e não pegar materiais de candidatos de quem está trabalhando nas áreas dos pontos de votação, como santinhos, pois podem contar o vírus. Hora de agradecer de forma bem-educada ” , complementou.
Para esta eleição, o Tribunal Superior Eleitoral realizou várias campanhas fortalecendo as medidas para evitar o contágio, inclusive tirando dos mesários a obrigatoriedade de pegar nos documentos pessoais do eleitor, deixar o comprovante de votação como opcional e solicitar para que o eleitor leve sua caneta para assinatura do livro de presença.
Também foi solicitado que os eleitores não levem acompanhantes e crianças para as separações, evitando aglomeração nas filas, que deve ter separação de pelo menos um metro entre os eleitores.
Outra mudança para este pleito é em relação ao horário de votação, que foi alterado e terá uma hora a mais, sendo das 7h às 17h e com orientação para que o período entre 7h e 10h fique para os grupos de risco.
Assessoria Santa Casa.