A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou indicação ao governador Eduardo Riedel solicitando a implantação de academias ao ar livre no município de Iguatemi. O pedido foi encaminhado com ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao diretor-presidente da Fundesporte, Prof. Dr. Paulo Ricardo Martins Nuñez. A solicitação atende pedido da vereadora Rosicleia da Silva Caprioli.
A justificativa da parlamentar destaca a importância da democratização do acesso à prática de exercícios físicos, visando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Iguatemi, que conta com aproximadamente 16 mil habitantes. Segundo Mara Caseiro, a instalação desses equipamentos é uma pauta constante de seu mandato e tem como objetivo incentivar a adoção de hábitos saudáveis, promovendo o bem-estar e a socialização da população.
“É um direito da população sul-mato-grossense ter acesso aos benefícios da atividade física, o que contribui significativamente para a saúde pública. As academias ao ar livre são soluções modernas e eficazes, já implantadas com sucesso em diversos municípios brasileiros, gerando impactos positivos na qualidade de vida da população”, ressaltou a deputada.
Dados recentes mostram que a prática regular de atividades físicas pode reduzir em até 30% o risco de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, em municípios que já implementaram projetos similares, observou-se uma redução de 25% nas consultas médicas relacionadas a problemas cardiovasculares e obesidade no primeiro ano após a instalação dos equipamentos.
A proposta prevê que as academias sejam instaladas em pontos estratégicos da cidade, transformando espaços públicos subutilizados em centros de convivência comunitária. A iniciativa também abre a possibilidade de parcerias com as escolas municipais, permitindo que aproximadamente 4.000 alunos tenham acesso a esses espaços para promover a saúde física e mental.n
Instalação de ar-condicionado em escola de Paraíso das Águas
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou ao governador Eduardo Riedel, e ao secretário estadual de Educação, Hélio Daher, pedido de destinação e instalação de cinco aparelhos de ar-condicionado de 24.000 BTUs na Escola Estadual Vereador Kendi Nakai, localizada no município de Paraíso das Águas.
O pedido foi encaminhado com base em uma solicitação feita pela diretoria da unidade escolar, representada por Jeorgia Patrícia Bassan T. Dias, juntamente com o vereador Professor Leonardo Corniani Dias.
A Escola Estadual Vereador Kendi Nakai está em processo de ampliação, com a construção de um novo pavilhão que contará com cinco novas salas de aula, além de banheiros femininos, masculinos e para pessoas com deficiência (PCD). No entanto, apesar da melhoria estrutural, a unidade escolar ainda não foi contemplada com aparelhos de ar-condicionado para esse novo espaço.
De acordo com a deputada Mara Caseiro, a ausência de climatização pode gerar dificuldades no aprendizado dos alunos, especialmente devido ao clima quente de Paraíso das Águas. “A sensação térmica elevada pode impactar o rendimento escolar dos estudantes, prejudicando seu desenvolvimento educacional. Essa situação pode ser minimizada com a instalação dos aparelhos de ar-condicionado no novo pavilhão”, argumentou a parlamentar.
Inclusão de Peritos Odonto-Legistas em concurso da Polícia Civil de MS
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) encaminhou, hoje (12), indicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário estadual de Administração, Frederico Felini, e ao secretário de estadual de Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, solicitando a inclusão de vagas para Peritos Odonto-Legistas no concurso público da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul. O pedido busca atender à necessidade do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL).
A solicitação foi feita com base em reivindicações do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que há anos demanda a efetivação do cargo dentro da carreira de Perito Oficial Forense do Estado. Apesar de ter sido criado pela Lei Complementar n.º 114, de 19 de dezembro de 2005, o cargo de Perito Odonto-Legista não foi contemplado nos certames da Polícia Civil nos últimos 17 anos, o que compromete a estrutura do IMOL.
Segundo a justificativa da deputada, a ausência desses profissionais impacta diretamente a qualidade das perícias criminais, prejudicando a identificação de vítimas em casos de desastres e crimes violentos. “Os dentes e materiais restauradores possuem alta resistência a temperaturas elevadas, e as marcas labiais e rugas do palato são características imutáveis, permitindo a identificação precisa de indivíduos. A presença de Peritos Odonto-Legistas é essencial para a elucidação de crimes e garantia da justiça”, afirmou Mara Caseiro.
O pedido reforça compromissos assumidos tanto pelo ex-governador quanto pelo atual chefe do Executivo estadual de incluir essa função nos próximos concursos públicos. A deputada destacou ainda a relevância do cargo para a segurança pública e o bem-estar da população sul-mato-grossense. “Precisamos garantir que o IMOL conte com esses profissionais para continuar prestando um serviço de excelência à sociedade”, concluiu.




















