A tenda de atendimento para pacientes com sintomas respiratórios do Hospital Cassems de Campo Grande, montada no dia 08 de janeiro, foi desativada no último sábado (12), assim como o drive-thru para testes de covid-19 e Influenza. A estrutura foi erguida em função da alta procura por atendimento de pacientes com sintomas gripais, coincidindo com a epidemia de gripe pelo vírus Influenza e com a pandemia da covid-19. Com a diminuição de casos e da busca por esse tipo de assistência, o atendimento voltará para o Pronto Atendimento da unidade hospitalar.
Desde a abertura, o hospital de campanha, exclusivo para pacientes com sintomas respiratórios, realizou mais de 8 mil atendimentos, em cinco ambulatórios, e ajudou a diminuir o fluxo de pacientes nas unidades hospitalares e nos postos de testagem da Capital. O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, pontua que todas as ações relacionadas à covid-19 são tomadas após rigoroso estudo feito pelo comitê de crise da pandemia.
“No início da pandemia, nós abrimos o primeiro hospital de campanha do estado, exclusivo para atender pacientes suspeitos com suspeita de Covid-19. Depois, montamos mais dois hospitais de campanha e, no começo desse ano, com o aumento dos casos de pacientes com sintomas respiratórios, abrimos a tenda no hospital de Campo Grande. Todas essas ações foram tomadas com acompanhamento de um comitê de crise, criado no início da pandemia, que esteve sempre atento ao cenário, o que nos levou a antecipar e tomar medidas assertivas para oferecer o melhor cuidado aos nosso beneficiários. Agora, com a queda de busca de atendimentos e também baseado em estudos e acompanhamento diário dos números de contágio, estamos desmontando essa estrutura. A queda de casos e de busca de atendimentos acontece pelo aumento de vacinados, entre todas as faixas etárias. Contudo, salientamos que a pandemia ainda não acabou e continuamos atentos para qualquer tipo de mudança no panorama”.
Assessoria.