Os pacientes do Hospital Cassems de Dourados receberam uma visita muito especial na última semana, feita pelo cão Alfredinho, da raça golden retriever, conhecida por levar carinho, amor e gostar muito de brincar por isso.
Por isso, a ação de humanização fez a alegria de todos, principalmente, na ala pediátrica onde Alfredinho, que coleciona seguidores nas mídias sociais, proporcionou momentos de felicidade e descontração para pacientes internados na unidade hospitalar, em especial, as crianças que ficaram encantadas com a sua presença.
Segundo a psicóloga e coordenadora da comissão do grupo de trabalho de humanização do Hospital Cassems de Dourados, Sônia Barros, a visita de Alfredo trouxe um alívio emocional significativo para nossos pequenos pacientes o que contribui para o tratamento.
“Vejo a presença de animais de estimação como um grande aliado para tornar o ambiente hospitalar mais leve. Isso faz com que as crianças fiquem mais colaborativas com os procedimentos necessários, melhorando a relação delas com a equipe médica. Além disso, a presença de um animal ajuda a aliviar o desconforto de estar fora de casa e, muitas vezes, longe do seu próprio pet”, pontua.
O gerente do Hospital Cassems de Dourados, Jean Davi, destacou a importante contribuição que ações como essa tem no dia a dia dos pacientes. “Ações como essa não só beneficiam o paciente, mas também toda a família. Elas trazem descontração, alegria e aliviam a dor, resultando em melhoras significativas para o paciente. Consequentemente, isso traz satisfação para os familiares, que ficam mais tranquilos ao verem seus entes queridos se sentindo bem. A presença do Alfredo foi um exemplo claro de como a interação com animais pode transformar o ambiente hospitalar e contribuir para a recuperação dos pacientes”, afirma Davi.
A tutora de Alfredinho, Maria Eduarda Barros fala da felicidade de ver o impacto positivo que seu cãozinho tem na vida das pessoas. “Fico muito feliz, de verdade, porque eu sei o poder que o Alfredinho tem na vida das pessoas, assim como ele tem na minha”, afirma.
Alfredinho recebe diariamente mensagens de pessoas que enfrentam depressão e crises de ansiedade, relatando como a presença dele melhora significativamente seus dias e sua saúde. Para a tutora do golden retriever, levar Alfredinho para os hospitais sempre foi um sonho. “Desde quando ele era filhote, eu tinha esse sonho de poder levar essa alegria dentro dos hospitais, de ver ele interagindo com as pessoas que estão internadas, passando por um momento difícil, e levar um pouquinho de alegria pra essas pessoas”, a iniciativa foi um sucesso, e trouxe sorrisos e esperança para os pacientes”, conta Barros.
Ludmila Lourdes Cáceres, mãe da interna Anna Laura Cáceres, destacou o impacto positivo que Alfredinho teve no humor e na recuperação de sua filha. “Foi maravilhoso ver o sorriso no rosto da minha filha quando ele entrou no quarto”.
Alfredinho visitou o hospital em conformidade com a Lei 276/23, que permite a presença de pets em ambientes hospitalares. A iniciativa de permitir a visita de pets em hospitais tem como objetivo melhorar o bem-estar dos pacientes, proporcionando conforto emocional e alívio do estresse, e representando um avanço significativo na humanização do atendimento à saúde.
A presença de animais de estimação nesses ambientes tem sido cada vez mais reconhecida como uma ferramenta terapêutica eficaz. Diversos estudos apontam que a interação com animais pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, além de proporcionar conforto e promover o bem-estar emocional dos pacientes.