Nem 10 dias após seu lançamento, a Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal já conquistou sua primeira vitória: o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, atendeu o pedido da deputada federal e coordenadora da Frente Camila Jara (PT/MS) de suspensão do Decreto Estadual que autorizava o desmatamento de até 60% da vegetação nativa em fazendas para pastagem de gado.
O anúncio foi feito em reunião com a presença do governador e parlamentares em Campo Grande nesta quinta-feira (10).
A Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal, lançada no dia 02 de agosto, em Brasília-DF, foi criada com este propósito: gerar mobilização de parlamentares e sociedade civil para pressionar por mudanças significativas no que diz respeito à conservação e preservação do Pantanal.
Para a deputada Camila Jara, a mudança já começou: “Ainda há muito a ser feito, mas demos um passo importante. Conseguimos unir parlamentares e governo do estado num mesmo propósito. Vamos continuar procurando e achando maneiras de conservar esse bioma tão importante para o equilíbrio ecológico de todo continente sul-americano”, reforçou a deputada.
A Frente Parlamentar em Defesa do Pantanal é um instrumento focado em produzir legislações específicas para proteção do bioma, sobretudo contra o avanço das atividades agropecuárias, que contam com forte ação humana para abrir novas áreas de plantio e de pastagens e têm causado desmatamentos, queimadas, erosões e secas, fenômenos que mudam o ciclo da vida e ameaçam a biodiversidade.