A Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) destaca a importância de seus participantes com o slogan “Vocês são as cores que iluminam a ciência!”, em 2023. Marcada para acontecer entre os dias 22 e 25 de outubro de forma presencial, as inscrições para as 4 modalidades distintas da XIII edição permanecem disponíveis até 7 de agosto e podem ser feitas no site oficial.
A Feira
Participam em conjunto anualmente da mostra de projetos finalistas, estudantes e professores da rede pública municipal, estadual, federal e/ou privada do estado de Mato Grosso do Sul; além disso, podem inscrever-se, trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. A feira conta também com outras programaçacontecem simultaneamente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), como workshops, palestras e visitas guiadas para escolas.
Todos os finalistas recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e/ou credenciais para eventos científicos nacionais. Recebem aprovação, projetos que apresentarem fundamentos científicos de quaisquer áreas do conhecimento e são 4 modalidades existentes: FETECMSjr, FETECMS, FETECMS MAKER e FETECMS FUNDECT. Podem participar estudantes autores do 4º ao 7º ano na FETECMS júnior. A FETECMS abrange o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio incluindo EJA e alunos do 1º ao 7º semestre do Ensino Técnico Nível Médio – integrado ou profissionalizante.
Para a FETEC MAKER (criadora) devem apresentar os mesmos requisitos da modalidade anterior, porém realizar projetos que contenham protótipos ou produtos com o foco em inovação e aplicações práticas. Os integrantes da FETECMS FUNDECT devem ser estudantes de escolas públicas e federais de Ensino Médio ou Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, que são contemplados com bolsas de iniciação científica PICTEC para a realização de projetos e pesquisas.
Estudantes
Todos os anos, além de apresentarem seus projetos científicos, muitos finalistas aproveitam a oportunidade do evento para fazer amizades e expandir seus conhecimentos para outras áreas. Essa troca de experiências é estimulada e durante a programação da mostra, os alunos visitam e interagem com os trabalhos de seus colegas.
A estudante do Ensino Médio, Amanda Ojeda (16), aprova o método dinâmico adotado pela feira e tem interesse em participar desta edição: “Espero que além de apresentar, eu possa aprender com os projetos de outros participantes” Premiado em segundo lugar na categoria de Ciências Sociais e Aplicadas e ganhador de menção honrosa, Luiz Augusto Martins (16), estudante do Ensino Médio, participou da 12° edição da FETECMS apresentando o projeto “Da escola para a casa – O cultivo de uma horta orgânica com objetivos extracurriculares” e afirma que a feira agregou muito ao seu aprendizado.
Segundo ele, os comentários dos avaliadores foram de grande valia para o aprimoramento do seu trabalho: “Recomendo super, é uma oportunidade de poder falar em público, despertar novas ideias, fazer novas amizades e conhecer projetos incríveis. É muito boa a sensação de estar participando”.
Inscreva-se e participe!
Acompanhe o site: www.fetecms.com e o Instagram: @fetecms para saber todas as informações e novidades da XIII edição da FETECMS.