As equipes de saúde que irão atuar durante a Corrida do Pantanal fizeram simulação de atendimento médico na manhã deste domingo (1º/10), nos altos da avenida Afonso Pena, em Campo Grande.
A ação envolveu médicos, enfermeiros e voluntários de cursos de medicina e enfermagem que estarão de prontidão para socorrer os 20 mil participantes da corrida de rua no próximo domingo (08/10).
O treinamento teve como objetivo orientar os profissionais sobre como proceder em determinadas situações que envolvam os corredores, como quedas, lesões e hipertermia. Para dar suporte aos participantes, haverá três postos médicos, sendo um para cada prova: caminhada de 5 km e corridas de 7 e 15 km.
De acordo com a médica do Sesi, Paola Brito, esse incremento na quantidade de postos e profissionais envolvidos é uma evolução em relação ao evento anterior.
“No ano passado, a gente tinha apenas um posto médico para os três percursos, e houve muitas intercorrências simultâneas. Todos foram atendidos, mas identificamos que para este ano precisávamos de mais equipes para atender melhor os participantes”, disse.
Cada posto contará com médico, enfermeiro, ambulância e equipamentos de socorro. Ao todo, cerca de 100 voluntários da saúde devem atuar na Corrida do Pantanal.
Por conta do forte calor das últimas semanas, a médica do Sesi reforça as orientações básicas para a corrida. “Venham com roupas leves, alimentação e hidratação adequada, e lembrem de se refrescar e beber água durante a prova”, conclui.
Além do simulado médico, a equipe técnica realizou ensaios de largada, que será feito por ondas – corredores com ritmo mais rápido largarão na frente dos demais.