Com a intenção de conhecer tendências, trocar experiências e construir pontes para novas parcerias, a equipe do Senai de Mato Grosso do Sul esteve em Nova Delhi, na Índia, entre os dias 15 e 20 de janeiro deste ano. A equipe se reuniu com representantes da Fundação Wadhwani, além de participarem da 31ª Convergence India Expo e o Indiasoft 2024, eventos de relevância na área de tecnologia.
O engenheiro do IST (Instituto Senai de Tecnologia) em Eficiência Operacional – Senai Empresa, de Campo Grande, Alonso de Almeida Simões, ressaltou a necessidade de criar relações com países de relevância, como a Índia.
“É importante mantermos uma agenda, principalmente na área de tecnologia, em que eles são muito fortes, para que possamos conhecer o que estão desenvolvendo tanto na parte de software, cidades inteligentes, inteligência artificial ou mesmo de conectividade entre outras tecnologias. São elementos para que o Brasil e também o estado de Mato Grosso do Sul e o Senai possam estar atentos tanto para construir parcerias para um desenvolvimento conjunto quanto para melhoria dos nossos produtos internos”, afirmou.
Para o instrutor da Faculdade Senai de Campo Grande, Gustavo Henrique Silva Neves, o contato com esta cultura agrega ao trabalho desenvolvido nos cursos técnicos. “Profissionalmente, a participação nesta missão na Índia contribuiu em um melhor entendimento das oportunidades de mercado, de cooperação e networking internacional. Além de compreender um pouco mais sobre as operações das empresas locais em uma economia extremamente competitiva e dinâmica, experiências essas que também serão de grande valia em projetos futuros”, explicou.
Trabalhos como o desenvolvido pela Fundação Wadhwami podem servir de inspiração para as ações do Senai. A principal missão da instituição é acelerar o desenvolvimento das economias emergentes e promover a criação de empregos de alto valor, através de investimentos feitos para a promoção do empreendedorismo, da inovação e da capacitação em competências importantes para o mundo profissional.
Atualmente, a Fundação está presente em dezenas de países na Ásia, África e América Latina.
A 31ª Convergence India Expo e o Indiasoft 2024 foram realizadas simultaneamente. A exposição é o maior evento de tecnologia da Índia e reúne diversos setores por meio da convergência de tecnologias. Realizado desde 1992, a exposição conta com profissionais, inovadores digitais, empresas internacionais e líderes de diversos setores, incluindo TI, TIC, Broadcast, IoT, Fintech e Tecnologia Incorporada. O evento reúne mais de 55 mil visitantes do setor, 1,2 mil marcas e participantes de mais de 40 países, sendo uma oportunidade ideal para se conectar com clientes em potencial e líderes de tecnologia.
Já o Indiasoft 2024 reúne desenvolvedores de tecnologia indianos e consumidores globais. Com mais de 1 mil empresas de TI e tecnologia convergindo para se encontrarem e se conectarem. A feira apresenta as competências da indústria indiana de software e tecnologia.
Com um grande número de delegados internacionais, o evento oferece múltiplas oportunidades para formar alianças comerciais, divulgar informações em primeira mão sobre as inovações mais recentes e ajudar a construir um mundo tecnológico vibrante e dinâmico.
Também fizeram parte da delegação Nicole Monique Brum Walter, do Senai de Corumbá, e Mário Peruzzi Neto, da Faculdade Senai de Construção, em Campo Grande.