Por conta da distância de algumas unidades consumidoras e das características geográficas da região, que muitas vezes dificultam o acesso das equipes de campo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) permite legalmente que as distribuidoras de energia de todo o país façam a leitura do consumo desses clientes a cada três meses.
Por isso, a Energisa tem facilitado cada vez mais a prática da autoleitura para os mais de 105 mil clientes que estão na zona rural do estado, incentivando a participação do cliente, que passa a acompanhar mais de perto o consumo próprio, garante que seja faturado o que foi consumido no período e evita o acúmulo de consumo ou faturamento por média.
“No período em que nossas equipes não vão até as propriedades medir o consumo, nossos clientes podem fazer essa leitura de forma rápida, fácil e segura. Basta que o consumidor visualize e anote corretamente os números disponíveis no visor do medidor e repasse essas informações para a Energisa, através de um dos canais de atendimento da empresa”, explica o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz.
Como fazer a autoleitura?
Fazer a autoleitura é bem simples: até três dias antes da data da leitura (indicada na conta de energia), o cliente precisa informar à Energisa o número que aparece no visor do medidor/relógio de energia.
“Para que o procedimento seja efetivamente cadastrado na Energisa, é importante fazer a leitura no dia certo, observando o número exato que aparece no visor do padrão de energia para evitar erros na emissão da fatura”, ressalta o coordenador comercial.
A informação coletada no medidor pode ser enviada à distribuidora por meio do aplicativo Energisa On, totem de autoatendimento, site, WhatsApp Gisa e o call center.
Canais digitais
Para realizar a autoleitura pelo Energisa On, é necessário acessar o aplicativo com os seus dados, escolher a opção “Serviços”, e depois o ícone “Informar leitura”. Já para quem optar pelos serviços no site www.energisa.com.br
Assessoria.