Para estimular o protagonismo das mulheres no setor sucroenergético brasileiro, a Atvos, uma das principais empresas de biocombustíveis do País, participa do 1º Simpósio “Juntas Somos Imbatíveis”. Organizado pela Procuradoria Especial da Mulher de Nova Alvorada do Sul (MS) em parceria com a Câmara Municipal, o evento será realizado nesta sexta-feira, 11, no Clube Benedito Coutinho.
Das 13h às 18h, a equipe de recrutamento e seleção da Unidade Santa Luzia da Atvos irá cadastrar currículos presencialmente em seu estande. O objetivo é formar um banco de talentos exclusivamente feminino que a empresa poderá acessar quando houver disponibilidade para vagas – afirmativas ou gerais –, bem como oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional durante a safra 2023/2024, como Processos Agrícolas e Iniciação em Mecânica Agrícola.
“Apoiar iniciativas como essa mostra o quanto valorizamos a força da mulher no agronegócio. Por isso, estamos empenhados em tornar o setor sucroenergético um ambiente cada vez mais plural. Queremos reforçar o nosso propósito de transformar a vida das mulheres das comunidades onde estamos presentes e que buscam oportunidades para atuar no campo. Ainda que seja um lugar conhecido por ser pouco receptivo para elas, nosso foco é mudar essa realidade, apoiando iniciativas e atuando fortemente em prol da inclusão e diversidade”, diz Kelly Parpinelli, coordenadora de Pessoas & Organização do Polo Sul da Atvos.
Protagonismo feminino na Atvos
No primeiro semestre deste ano, as unidades Santa Luzia e Eldorado da Atvos, localizadas em Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, no Mato Grosso do Sul, respectivamente, foram contempladas com o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”. Concedido pelo governo estadual, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), o título é um reconhecimento das melhores práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. “Essa conquista reflete uma jornada já bem-sucedida da empresa rumo à maior promoção da inclusão e diversidade no agronegócio. Pela primeira vez, duas de nossas plantas agroindustriais foram contempladas com o Selo, que comprova que estamos no caminho certo. Mas ainda há muito a fazer”, completa Kelly.
Atualmente, a Atvos conta com uma série de iniciativas voltadas para promover maior equidade de gênero no ambiente de trabalho, como:
- Recrutamento e seleção com oportunidades iguais sem distinção de gênero;
- Implantação de indicadores específicos para monitorar percentual de mulheres nas equipes de modo a apoiar a definição de metas anuais para promover a maior inclusão delas nos quadros efetivos;
- Mapeamento de mulheres para os processos internos de promoção e desenvolvimento profissional;
- Capacitação com as lideranças para abordar vieses inconscientes referentes à contratação de mulheres e quebrar paradigmas que impõem limitações e definições às atividades e habilidades de cada gênero, incentivando o empoderamento da mulher em suas trajetórias profissionais;
- Rodas internas de conversa para estimular que as colaboradoras compartilhem suas experiências, desafios, dificuldades e pontos de melhoria por parte da empresa;
- Cursos de qualificação profissional gratuitos e exclusivos para mulheres moradoras das comunidades localizadas no entorno das operações da companhia;
- Adesão e capacitação de colaboradores no Programa de Sensibilização de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual e Moral e à Cultura do Estupro.
A empresa também é signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas) desde 2016, estimulando ações em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o número 5 – Igualdade de gênero, que tem como foco a ampliação de ações voltadas para equidade de gênero e geração de mais e novas oportunidades para mulheres. Além disso, desde 2019, segue os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, e conta também com um Comitê de Diversidade & Inclusão, que reforça debates e iniciativas que valorizam a diversidade, com respeito, igualdade e acolhimento no ambiente de trabalho.