De forma inédita, o processo eleitoral do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul (CRM/MS) será realizada exclusivamente pela internet.
O pleito irá eleger conselheiros titulares e suplentes para o próximo quinquênio, em mandato que começa em 1º de outubro de 2023 e termina em 30 de setembro de 2028.
A votação, acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h, e tem suas regras estabelecidas pela Resolução CFM nº 2.315/2022.
De acordo com o presidente da comissão eleitoral, Lúcio Mário da Cruz Bulhões, a inovação proporcionará um resultado mais rápido, além da comodidade para os eleitores que em anos anteriores precisavam se deslocar até a sede da entidade ou enviar seu voto via correspondência.
“A lisura do processo será garantida por empresa de auditoria contratada pelo CFM, que tem fiscalizado cada etapa do processo eleitoral de todos as regionais e o resultado será anunciado logo após o pleito”, afirmou Bulhões.
A votação é obrigatória, sendo facultativa apenas para médicos acima de 70 anos. Já os médicos inscritos em mais de um conselho terão a opção de votar em todos ou apenas na regional de sua escolha.