O sono é tão importante para a saúde das pessoas quanto outros bons hábitos, como alimentação saudável e a prática de atividade física regular. Quem dorme bem, além de ter mais disposição para realizar as atividades cotidianas, certamente tem uma vida com mais qualidade, e isso inclui a saúde física, mental e social. A hora do sono é tão importante que no dia 19 de março é celebrado o Dia Mundial do Sono.
Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza, psiquiatra e especialista em medicina do sono da Unimed Campo Grande, explica que dormir mal implica em muitos prejuízos para a saúde.
“A falta de uma boa noite de sono, do sono de qualidade, afeta a saúde das pessoas de várias maneiras, os relacionamentos sociais são bastante afetados pelos distúrbios do sono, além disso, prejudica a memória, a concentração, podem surgir dores corporais, irritabilidade, entre outros problemas”, pontua o médico.
Segundo o especialista, “é durante o sono que acontece a solidificação da memória e o fortalecimento do sistema imunológico do corpo”.
Como dormir melhor?
O sono é um momento de repouso, reparação e relaxamento e para dormir melhor é importante ter o hábito de aplicar a higiene do sono, tirando tudo que possa servir de distração ou que atrapalhe esse momento.
Dr. José Carlos elenca algumas dicas importantes na hora de dormir:
– Deixe o quarto escuro
– Mantenha o ambiente silencioso
– Evite fatores de distração, como TV e celular
-Mantenha a temperatura do local agradável
-Evite ingerir cafeína (café, tereré, chimarrão e energéticos), principalmente depois das 12 horas
O médico lembra que ano notar dificuldade para dormir que perdure por várias semanas é hora de procurar ajuda profissional. “S você sofre de algum distúrbio do sono, não estiver dormindo bem há vários dias, o melhor a fazer é procurar um especialista, pois ele com certeza verá o tratamento mais adequado para ajudar você a dormir melhor”.