Tudo tem um começo! Para Ivanildo Alves de Souza, essa frase nunca fez tanto sentido como nesta caminhada de mais de quinze anos, no Assentamento Teijin, em Nova Andradina. O produtor rural começou a construir a propriedade “do zero” e hoje já colhe os frutos dessa persistência. Ele conta sua história no primeiro #TransformandoVidas do mês de junho.
O Senar/MS oferece, gratuitamente, Assistência Técnica e Gerencial em 14 cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul, alavancando o desenvolvimento das propriedades rurais. Com o Ivanildo não foi diferente. Já é o quarto ano de atendimento e a evolução na produção de leite é nítida.
“Nós evoluímos demais, hoje temos o maquinário necessário, melhoramos os animais, a pastagem e aumentamos a produção. Já chegamos a 290 litros de leite. Para quem no começo tirava 50 litros, é de se comemorar. O objetivo é chegar com 11 vacas aos 500 litros.”, conta Ivanildo.
Ivanildo Alves de Souza é douradense e tem 47 anos. Em 2006, chegou com a família ao Assentamento Teijin, em Nova Andradina. No início, não havia pasto, nem cercas, apenas terra. Com uma lona, fez abrigo para viver e, aos poucos a propriedade foi sendo construída. Hoje, o sítio conta casa, galinheiro, barracão de ordenha, vacas e ovelhas.
“Se eu não insistisse, nem estaria aqui. Enfrentamos muitas dificuldades, mas segui em frente. Hoje, tenho muito orgulho do que eu e minha família nos tornamos e ainda temos muito a conquistar.”, diz o produtor rural.
Transformando Vidas
Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.