Com três professoras e cinco alunas campeãs do programa Agrinho em 2022, o Instituto Falcão, de Aquidauana, já se prepara para a edição deste ano, que traz como tema “Alimentar é construir o futuro”, lançado nesta semana pelo Senar/MS. As vencedoras da edição passada falaram sobre a experiência no #TransformandoVidas desta semana.
“Muita gente falou que quer participar e ganhar esse ano, porque acharam muito legal o concurso”, comenta a aluna Maysa Yumi.
“Foi diferente porque a gente nunca tinha participado de um concurso desse tamanho”, completou aluna Thaila Reis.
Com o tema “Práticas agropecuárias que garantem alimentos saudáveis”, em 2022, as professoras tiveram o desafio de aplicar a realidade do campo para a sala de aula e perceberam o interesse dos alunos.
“O tema não é algo que estamos acostumados. A gente sabe sobre alimentação saudável, mas fomos mais a fundo, pesquisamos. Aprendi sobre o assunto e os alunos que participaram também”, lembra a professora Áurea Carpinedo.
A professora Lucia Elis da Costa utilizou os vídeos disponibilizados no canal do Youtube do Sistema Famasul.
“Trabalhamos sobre a sustentabilidade, mostrando que é possível produzirmos alimento sem agredir o meio ambiente. Os próprios alunos traziam experiências de casa, muitos tem pais ou parentes que tem propriedades. Foi um desafio, mas também um grande aprendizado para a gente”, detalhou Lucia.
Entre as alunas que contribuíram com experiências na família, está a Maria Fernanda Dias. “A gente entrevistou o meu tio, que trabalha com agropecuária. Falamos sobre o brinco de boi, para que é usado. Aprofundou mais meu conhecimento no campo”, acrescentou.
“Eu sabia um pouco sobre o campo, só que foi diferente. Nunca tinha feito esse tipo de aula”, lembra a aluna Leila Barreto.
“Teve uma mudança na nossa vida, porque agora eu estou mais interligada com o campo”, completou a aluna Mariana das Neves.
Agrinho 2023 – As escolas públicas e privadas que oferecem ensino fundamental I e II da Capital e do interior do Estado, podem participar gratuitamente do maior programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS.
O objetivo é incentivar à descoberta do agro e seus pilares de cidadania e sustentabilidade para as crianças e jovens. Para se inscrever basta acessar agrinhoms.com.br e conferir o regulamento e inserir e preencher as informações da escola. O programa é totalmente gratuito.
“Se não tem esse interesse de transformação, nada acontece. Eu acho que o Senar foi muito feliz em lançar esse concurso nas escolas, porque aqui é a base de tudo. A partir daqui já começam a se interessar sobre o assunto e aprender o correto”, finaliza professora Dilene Pimentel.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.
Famasul.