O diretor do Sistema Fiems, Julião Flaves Gaúna, tomou posse, nesta quinta-feira (01/06), como presidente da Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica). A cerimônia foi realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande. O empresário é o primeiro representante de fora de São Paulo a comandar a instituição em 58 anos e ficará à frente da entidade pelo triênio 2023-2026
Para Julião Gaúna, a posição de liderança nas mãos de um sul-mato-grossense representa uma quebra de paradigma. “Dessa forma, nos colocamos para fortalecer a entidade e pluralizá-la levando essa oportunidade para outros estados e outras regiões. A proposta para os próximos anos é fazer com que o setor se fortaleça cada vez mais”, destacou.
Representando o presidente do Sistema Fiems, Sérgio Longen, o vice-presidente Crosara Júnior, destacou a relevância do trabalho de Julião para Federação. “A Abigraf Nacional está em boas mãos. O Julião está na casa há 16 anos trabalhando pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e vai levar essa força de trabalho à Associação”, enfatizou.
Crosara também ressaltou o papel de destaque que o Estado assume no ramo de celulose, insumo fundamental para o trabalho gráfico.
Também participou da cerimônia de posse o presidente da Conlatingraf (Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica) Héctor Cordero Popoca. Segundo ele, Julião assume a entidade em um momento de grande responsabilidade. “Os empresários gráficos sofrem com a falta de mão de obra. Os parques industriais estão pequenos e os novos estão rendidos”, contextualizou.
A nova diretoria foi eleita no dia 28 de abril, durante a 59ª. Assembleia Geral Ordinária, realizada na sede da Associação, em São Paulo (SP), reafirmando o compromisso de representatividade com os seus associados e o setor gráfico brasileiro.
Na ocasião também foram nomeados Sidney Anversa Victor (SP) como vice-presidente, Josair Santos Bastos (BA) como vice-presidente da Região Nordeste, Cristhine Samorini (ES) como vice-presidente da Região Sudeste, Cidnei Luiz Barozzi (SC) como vice-presidente da Região Sul e Pedro de Sousa Cunha Júnior (GO) como vice-presidente da Região Centro-Oeste.
Em despedida do comando da entidade, Sidney Anversa Victor destacou os inúmeros desafios dos últimos dois anos, diante da pandemia e cenário de dificuldade econômica. Corremos muito para melhorar a situação dos gráficos no Brasil todo. Descobri, nesse período, que o Julião era um sujeito muito disposto, confiável, que entende do ramo e ao mesmo tempo sabe se dar bem com as pessoas”, elogiou.
Também tomou posse como diretor da instituição, o diretor da Fiems, Altair Graça Cruz.
Autoridades prestigiaram posse e manifestaram apoio às causas da entidade
Representando o governador de Mato Grosso do Sul, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, apresentou o panorama econômico favorável no Estado para investimentos.
Além disso, ressaltou a importância de ocupar espaços em entidades de representação nacional. “É importante tirar isso dos grandes centros para que se olhe para os pequenos empresários. Temos condições de discutir uma política para que eles façam a sua inserção, sabemos que o setor gráfico é o mais afetado por todo esse processo tecnológico. Então, a união desse setor é importante e mais importante ainda é ter um líder como o Julião que é um líder aqui da Federação das Indústrias, representando o nosso Estado”.
Em nome do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro, o deputado estadual Paulo Corrêa, também prestigiou o evento e desejou sorte ao novo presidente. “É maravilhoso levar o nome do Estado de Mato Grosso do Sul a Abigraf-Nacional. O Julião representa isso. Essa vontade do Estado de fazer o bem para o Brasil”.
Já o deputado federal Beto Pereira destacou a importância da articulação política para atender as necessidades da entidade em temas como tributo e emprego. “Para nós é motivo de muito orgulho. Já me coloquei à disposição da Associação para que tenhamos no Congresso Nacional uma frente que defenda esses interesses”, explicou
Diretoria Executiva
Presidente: Julião Flaves Gaúna (MS)
Vice-Presidente: Sidney Anversa Victor (SP)
Diretor Secretário: Roque Noschang (RS)
Diretor Secretário Adjunto: Evandro Rogério Volpato (SC)
Diretor de Relações com o Mercado: Marcos Dybas da Natividade (PR)
Diretor de Relações com o Mercado Adjunto: Vicente de Paula Aleixo Dias (MG)
Diretor Financeiro: Carlos Roberto Jacomine da Silva (SP)
Diretor Financeiro Adjunto: Fabio Gabriel dos Santos (SP)
Vice-Presidente Região Nordeste: Josair Santos Bastos (BA)
Vice-Presidente Região Sudeste: Cristhine Samorini (ES)
Vice-Presidente Região Sul: Cidnei Luiz Barozzi (SC)
Vice-Presidente Região Centro-Oeste: Pedro de Sousa Cunha Júnior (GO)
Diretores Plenários
Abílio de Oliveira Santana (PR)
Altair da Graça Cruz (MS)
Antônio Eustáquio de Oliveira (DF)
Antônio Ivo Daflon dos Santos (RJ)
Cleber Guimarães Bastos (BA)
Dirceu Cipriani (AC)
Elba Maria Valois Coutinho (PE)
Ely Jorge Moreira da Silva (RR)
Fernando Mayer (SC)
Floriano Alves da Silva Junior (AL)
Gustavo André Schneider (RS)
James Hermes dos Santos (PI)
João Batista Alves dos Santos (DF)
João Marcelo Azevedo Santos (PA)
João Scortecci (SP)
José Elenilton Pereira dos Santos (SE)
José Mazzarollo (RS)
Kaio Phellipe Lima Campos (AP)
Lídio Moreira dos Santos (MT)
Lorena Scopel Depizzol (ES)
Luiz Carlos Dias Oliveira (MG)
Marcone Tarradt Rocha (PB)
Marcos Antônio do Carmo (GO)
Ricardo Cruz Lobato (SP)
Roberto José Basto Ferraz (PI)
Suely Souza Santos (SE)
Valton Moreira Pael Junior (MS)
Conselho Fiscal – Titulares
Carlos Augusto Di Giorgio Sobrinho (RJ)
Ricardo Marques Coube (SP)
Rodrigo Velloso de Almeida (MG)
Conselho Fiscal – Suplentes
João Baptista Depizzol Neto (ES)
José Carlos Fassarella Meneghetti (RJ)