No dia 14 de abril é comemorado o Dia Mundial do Café. O Brasil é o maior produtor da bebida e o segundo maior consumidor. Motivos não faltam para degustar um cafezinho, seja na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até na hora do brinde, com uma cerveja que leva café entre os seus ingredientes.
Segundo Marta Rocha, especialista em conhecimento e cultura cervejeira na Ambev, a mistura das duas bebidas mais consumidas no mundo resulta em uma experiência muito interessante. “Tanto o café como o malte, que é um dos ingredientes da cerveja, passam por um processo de torrefação dos grãos, por isso, os sabores de alguns estilos se assemelham com o do café e sua junção tem um resultado tão marcante”.
Para quem deseja experimentar um rótulo com essas características, a indicação de Marta é a Demoiselle da Colorado, uma cerveja escura que leva café na sua formulação. “Esta cerveja, do estilo Porter, é feita com maltes da mais alta qualidade e o melhor café da região da Alta Mogiana. O café é comprado direto do produtor. A torrefação e a moagem é feita na própria Colorado, seguindo nossas especificações. Momentos antes do envase fazemos uma extração a frio dos aromas e sabores desse café usando a própria cerveja já maturada. Usando este método garantimos que o café adicione à cerveja suas melhores características”, explica a especialista.
Já para quem quer harmonizar essa cerveja, Marta dá duas sugestões de sobremesas:
Demoiselle + Brownie
Além da semelhança dos sabores que remetem a chocolate e cacau, o amargor proveniente da torra do café e malte da cerveja ajuda a contrastar com o dulçor do brownie.
Demoiselle + Doce de leite
Essa é uma harmonização por complementação e que na boca os sabores da cerveja e do doce leite irão formar um terceiro sabor que lembra cappuccino.