A deputada federal Camila Jara (PT-MS) esteve, nesta quinta-feira (14) na 68a Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (Commission on Status of Women, em inglês), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.
Organizada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), a Comissão escolheu como tema central do evento o debate de políticas para acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas através do enfrentamento da pobreza e o financiamento de instituições com uma perspectiva de gênero.
Nesta tarde, Jara participou do encontro paralelo “Caminhos para Igualdade de Gênero – Políticas de cuidado e igualdade salarial”, organizado pelo Ministério das Mulheres, com participação da ministra Cida Gonçalves e da primeira-dama Janja Lula da Silva.
A parlamentar tem a como uma das pautas centrais do novo ano parlamentar. Na semana passada, a deputada foi relatora de projeto de lei (PL 370/24) que endurece a pena para crimes cometidos por Inteligência Artificial. O projeto foi aprovado em plenário da Câmara dos Deputados e segue para o Senado. Na ONU, Camila falou sobre o direcionamento das políticas de equidade de gênero.
“Quando as mulheres estão na centralidade da construção da política pública, temos um mundo mais desenvolvido e melhor. Nós vamos somar forças com o Ministério das Mulheres, com a nossa primeira-dama, para construir um Brasil que terá, sim, igualdade de gênero”, defendeu Jara.
Nos dias 15 e 16 de março, a deputada vai à Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, para representar o Brasil no Conselho Global para Renovação Política (Global Council For Political Renewal – GCPR, em inglês).
O evento busca a cooperação entre políticos ao redor do mundo e promove os padrões de ética, discurso cívico e justiça social, ambiental e econômica através do diálogo.