A diretoria da Fiems recebeu, ontem (20), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), a delegação do Uruguai, que apresentou oportunidades comerciais para o setor. O presidente da Fiems, Sérgio Longen, agradeceu a presença da comitiva uruguaia e considerou que as negociações com o país precisam aumentar.
“A integração é importante, eles já passaram por aqui com essa missão muito clara da integração dos dois países, com o nosso estado principalmente. O setor industrial tem uma participação importante na sua área externa, que pretende ampliar, e a vinda deles aqui facilita essa operação”, afirmou Longen.
Os membros da delegação apresentaram os potenciais econômicos do Uruguai e possíveis oportunidades de negócios. Eles ressaltaram que Mato Grosso do Sul centraliza um tipo de progresso que eles buscam, o desenvolvimento sustentável. O ponto principal da apresentação foi sobre o porto Martim Chico, que será construído no Uruguai. A proposta é que esse porto seja o ponto de partida para as exportações de Mato Grosso do Sul via hidrovia Paraguai – Paraná com destino à Europa e África, uma alternativa à Rota Bioceânica.
“Conhecemos o projeto da rota Bioceânica, que é transversal, mas tem também outro corredor que é hidrográfico, oferece alternativas logísticas para o minério de ferro, soja, cereais, adubos, fertilizantes. O Mato Grosso do Sul tem no Uruguai não somente parceiros, irmãos de coração aberto, tem oportunidades de negócios, de uma plataforma para o oceano Atlântico e vamos trabalhar juntos nisso”, reforçou Guillermo Valles, embaixador do Uruguai no Brasil.