• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Terça-feira, Fevereiro 24, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Campo Grande

Defesa de Marquinhos alega abuso de poder e pede afastamento de delegada Maíra Pacheco

Redação Capivara News by Redação Capivara News
18 de Agosto de 2022
in Campo Grande, Eleições 2022, Novidades, Política
0
Defesa de Marquinhos alega abuso de poder e pede afastamento de delegada Maíra Pacheco

Foto: Marcos Ermínio, Midiamax

Share on FacebookShare on Twitter

A defesa de Marquinhos Trad entrou com mandado de segurança, em caráter de liminar, para afastar a delegada Maíra Pacheco Machado, por atos ilegais e abuso de poder praticados em inquérito para investigar suposto assédio. O pedido ocorre após novas evidências de ilegalidades no inquérito.

Uma mulher, que atualmente mora no exterior, relatou que recebeu mensagem de um suposto jornalista perguntando se ela teria sido vítima de assédio, o que teria sido negado. Em seguida, ela foi questionada novamente, desta vez pela delegada Maíra Pacheco. Em face da negativa, recebeu uma intimação dizendo que sua ausência implicaria em crime de desobediência e condução coercitiva.

Post+

Tirolesa macabra mata dois jovens eletrocutados em Bonito e coloca em xeque turismo em MS

Águas Guariroba avança na implantação da rede de esgoto em Campo Grande

Para surpresa da mulher, pouco tempo depois, uma nova mensagem, agora de uma candidata a deputada federal, garantindo que “arcariam” com a locomoção dela de Dubai para Campo Grande, caso estivesse disposta a falar sobre os abusos que supostamente teria sofrido, o que levantou suspeitas de que a delegada teria disponibilizado cópia da intimação para a candidata.

Em outro episódio, uma segunda mulher relatou que foi contactada pela delegada e, diante da negativa, recebeu mandado de intimação. Outra mulher, a terceira no caso, recebeu intimação para comparecer na delegacia, sob pena de condução coercitiva e crime de desobediência. No entanto, ao ser questionada pela escrivã se era mais uma das “vítimas” ou se sabia de algo sobre os supostos crimes sexuais, afirmou que, ao contrário, não acreditava no que estava sendo divulgado. Diante da resposta, foi informada que não seria ouvida e seria lavrada apenas uma certidão de que compareceu à Delegacia Especializada.

Cronologia

Para reforçar o pedido de afastamento, as advogadas Rejane Alves de Arruda e Andréa Flores relatam vazamento proposital de informações constantes em inquérito policial instaurado e resguardado por segredo de justiça.

Ao tomar conhecimento da investigação, a defesa do candidato ao Governo do Estado, Marquinhos Trad, também observou inconsistências nas datas de depoimentos e solicitou gravações de vídeo para constatar em que dias, realmente, as mulheres foram ouvidas e se chegaram juntas à sede daquele órgão policial, o que não foi atendido.

Os vazamentos continuaram ocorrendo e a delegada, em parceria com o diretor da Polícia Civil, Roberto Gurgel, e o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Videira, chegou a fazer uma coletiva de imprensa para noticiar que o impetrante estava sendo investigado por supostos crimes sexuais, sem sequer fazer menção aos outros três investigados no mesmo caso. Na ocasião, chegaram a criar um DISQUE-DENÚNCIA, exclusivo para as pessoas intituladas como “vítimas”.

Considerando que a maior parte das mulheres ouvidas relata fatos atípicos ou que já foram prescritos, a defesa solicitou que fossem enumeradas as tipificações dos crimes eventualmente praticados e suas reais vítimas, o que até o presente momento, também não foi atendido.

Dia após dia, a delegada concede entrevista à imprensa informando o número de mulheres ouvidas em inquérito sigiloso. No dia 15 de agosto, em nova matéria veiculada na imprensa, mais vazamentos de peças do inquérito, mostrando mais desrespeito ao sigilo e vazamento seletivo de informações.

A defesa também cita um vídeo de conhecimento público que circulou em redes sociais demonstrando que garotas de programa estavam sendo cooptadas para, mediante promessa de pagamento, fazerem “falsas denúncias” contra Marquinhos. Uma das mulheres chegou a fazer Escritura Pública de Declaração relatando esquema fraudulento criado para macular a imagem de Marquinhos perante seu eleitorado e a comunidade sul-mato-grossense. Todavia, mais uma vez, a denúncia não foi apurada.

Outra mulher, apontada inicialmente como vítima, se retratou por meio de Escritura Pública de Declaração (doc. 20), motivo pelo qual a defesa veio requerer nova oitiva. Ela chegou a registrar dois boletins de ocorrência por se sentir ameaçada pelas pessoas que a auxiliaram na farsa e que com ela fizeram as “falsas denúncias”. A advogada da mulher chegou a requerer que ela fosse ouvida para esclarecer de que forma foi cooptada e paga para fazer a “falsa denúncia”, mas, até o presente momento, também não foi atendida pela autoridade policial.

As evidências foram juntadas ao inquérito policial em andamento, incluindo o comprovante do PIX que uma das mulheres recebeu para promover, junto com suas amigas, a denunciação caluniosa contra Marquinhos.

O Pedido

Na avaliação da defesa, nota-se que a delegada não tem tomado cautelas necessárias para evitar que os elementos de informação colhidos ao longo do inquérito policial, que se encontra sob a sua presidência, sejam indevidamente publicitados.  As advogadas apontam ainda quebra do princípio da impessoalidade.

Elas entendem estar claro que em nenhum momento tem sido considerado pela delegada o fato da presente investigação se tratar de uma armadilha com fins políticos para incriminar falsamente Marquinhos e desestabilizar a sua candidatura.

Consta na medida os excessos cometidos durante diligência de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Campo Grande, ocorrida no último dia 09 de agosto, onde foram deslocadas oito viaturas e dezenas de policiais fortemente armados, em ação acompanhada pela imprensa, já de prontidão.

“Como restou narrado, fatos que envolvem a prática de denunciação caluniosa, falsa notícia de crimes e o uso político da investigação por terceiros sequer estão sendo considerados, deixando a pessoa do impetrante extremamente vulnerável perante a persecução penal em andamento. Sem contar a testemunha que se diz ameaçada, por ter-se retratado, e outras que se dispõem a esclarecer como foi engendrado o aliciamento de mulheres para dar azo à investigação”, pontua a defesa.

A defesa também destaca o tratamento privilegiado no inquérito no que se refere ao cumprimento de diligências, colheita de provas e, em especial, realização de perícias – o que demonstra o interesse seletivo pela investigação que envolve o impetrante.

“Portanto, em face das ilegalidades retratadas e do abuso de poder constatado, a alternativa que resta ao impetrante é valer-se do presente mandamus para ver garantido o direito de ser investigado por autoridade que se submeta, à risca, aos princípios da legalidade e da impessoalidade… Caso continue na presidência do Inquérito nº 3007/2022, a autoridade impetrada continuará a agir ao arrepio dos princípios da legalidade e impessoalidade, havendo risco de a medida definitiva ora pleiteada se tornar ineficaz, se não deferida de pronto”, concluíram as advogadas.

Elas ainda pedem oitivas do Ministério Público para oferecer parecer sobre o caso. Foram anexados ao mandado de segurança 34 provas, como um vídeo da mulher do exterior relatando que foi procurada para apresentar falsa denúncia contra Marquinhos Trad.

Fonte: Assessoria de com. de Marquinhos 

Tags: Defesa de Marquinhos alega abuso de poder e pede afastamento de delegada Maíra Pacheco
Post

Mulher sofre sequestro relâmpago na Capital e ladrões levam R$ 5 mil, joias e cartões

Próximo

Ladrão é flagrado furtando TV 55 polegadas de lanchonete, após furar teto do local

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Tirolesa macabra mata dois jovens eletrocutados em Bonito e coloca em xeque turismo em MS
Campo Grande

Tirolesa macabra mata dois jovens eletrocutados em Bonito e coloca em xeque turismo em MS

by Alan Diógenes
2026/02/23
0

Tragédia em Bonito marca o final de semana, a 260...

Ler mais...
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste

Águas Guariroba avança na implantação da rede de esgoto em Campo Grande

2026/02/23
Sesc Teatro Prosa reabre temporada 2026 com música, dança e espetáculo infantil

Sesc Teatro Prosa reabre temporada 2026 com música, dança e espetáculo infantil

2026/02/22
Sesau orienta vacinação após casos de raiva em morcegos em Campo Grande

Sesau orienta vacinação após casos de raiva em morcegos em Campo Grande

2026/02/21
Menina de 2 anos morre atropelada por caminhonete em Deodápolis e família se desespera

Menina de 2 anos morre atropelada por caminhonete em Deodápolis e família se desespera

2026/02/21
Neste sábado pós Carnaval, Bloco Forrozeiros MS realiza Enterro dos Ossos na Esplanada Ferroviária

Neste sábado pós Carnaval, Bloco Forrozeiros MS realiza Enterro dos Ossos na Esplanada Ferroviária

2026/02/21
Capivara News TV: Buraco de bala em van de auto-escola no Aero Rancho vira deboche em vídeo. Veja:

Capivara News TV: Buraco de bala em van de auto-escola no Aero Rancho vira deboche em vídeo. Veja:

2026/02/21
Prefeitura informa que fechou 60 mil buracos desde o início do ano até hoje em Campo Grande

Prefeitura informa que fechou 60 mil buracos desde o início do ano até hoje em Campo Grande

2026/02/21
Rapaz é preso por sequestrar enteados de 1 e 4 anos em Nova Andradina

Rapaz é preso por sequestrar enteados de 1 e 4 anos em Nova Andradina

2026/02/21
GCZ confirma o terceiro caso de raiva em morcegos em Campo Grande

GCZ confirma o terceiro caso de raiva em morcegos em Campo Grande

2026/02/21
Ler mais...
Próximo
Ladrão é flagrado furtando TV 55 polegadas de lanchonete, após furar teto do local

Ladrão é flagrado furtando TV 55 polegadas de lanchonete, após furar teto do local

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Confira a escala médica de plantão nas UPAs e CRSs neste domingo na Capital

Confira a escala médica de plantão nas unidades de saúde, em Campo Grande, neste sábado

18 de Janeiro de 2025
No feriado: Costa Rica bate Aquidauanense ; Comercial e Operário também vencem

No feriado: Costa Rica bate Aquidauanense ; Comercial e Operário também vencem

22 de Abril de 2021
Motociclista colide em porta aberta de carro estacionado e tem pé arrancado na Capital

Motociclista colide em porta aberta de carro estacionado e tem pé arrancado na Capital

13 de Setembro de 2022
Vacinação em idosos de 79 anos segue hoje no drive-thru e em 53 unidades

Vacinação em idosos de 79 anos segue hoje no drive-thru e em 53 unidades

3 de Março de 2021
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.