Cada vez mais mulheres estão aderindo à corrida de rua em Mato Grosso do Sul, como mostra a evolução no número de inscritos na Corrida do Pantanal. A prova de 7 km recebeu 19,4% mais inscritas neste ano, na comparação com o ano passado. Também na prova de 15 km houve aumento de 10,7% na participação das mulheres no mesmo período.
Esse crescimento é impulsionado por iniciativas como a da professora de educação física Keila Pimenta, de 32 anos. Desde 2015, ela e um grupo de amigas mantêm um clube de corrida voltado só para mulheres. Atualmente, cerca de 60 integrantes participam do grupo “Divas Corredoras CG MS” (@divas_corredoras_cg_ms) e praticam corrida de rua regularmente em Campo Grande, com encontros semanais em parques, praças e avenidas.
Keila explica a opção por formar um grupo só delas. “Mulheres ajudam mulheres e trocam informação sobre vários assuntos, não apenas roupas, tênis e programa de treino, mas também questões do dia a dia. Só meninas entendem meninas”, destaca a idealizadora do clube de corrida.
Esse fortalecimento de vínculos de amizade ilustra como a corrida traz benefícios não só para o corpo, como para a mente. Daqui a algumas semanas, as Divas Corredoras irão colorir de rosa o percurso da Corrida do Pantanal. Keila, que perdeu a edição 2022 por conta de um problema de saúde, não vê a hora de estrear no evento. “Iremos todas nós na Corrida do Pantanal. Estamos ansiosas para que chegue logo essa prova grandiosa. É muito legal trazer esse estilo de vida para a população, incentivar a fazer atividade física. É algo que sempre indico para os meus amigos e familiares”, conclui.