O primeiro dia de competições do Festival Sesi de Robótica Off Season começou com equipes de Mato Grosso do Sul nas disputas logo cedo. Nesta quinta-feira (03/08), as escuderias BR Racing e Peregrine Race abriram as baterias da modalidade F1 in Schools, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ).
Representando a Escola Sesi de Dourados, a BR Racing é veterana em competições nacionais e vem de um ótimo 13º lugar no quesito velocidade, resultado alcançado no Festival Sesi de Robótica disputado em Brasília (DF), em março deste ano.
A escuderia teve apenas um mês de treinos para o Off-Season, mas contou com a vantagem de manter todos seus integrantes que atuaram no último nacional. A técnica Priscilla Keroline Franco Neto diz que, apesar do pouco tempo de preparação, a BR Racing deve fazer bonito nas pistas.
“Queremos mostrar a evolução que tivemos a partir das observações recebidas no último nacional. Nosso carro apresentou o mesmo tempo do início do ano, mas fizemos um trabalho árduo para melhorar o quesito de engenharia, fazendo mudanças na parte aerodinâmica, rolamentos, pesquisa e testes. Esperamos que sejam benéficas”, disse a professora.
Quem também foi destaque no último festival nacional foi a TechVikings, que representa a Escola Sesi de Naviraí na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC). A equipe chegou à fase de mata-mata no sistema de alianças. Para a edição Off-Season, o time passou por uma renovação de seus integrantes, e a maioria é novata na robótica ou veio de modalidades diferentes, como a FIRST LEGO League (FLL).
Ana Strada, responsável pelo marketing da equipe e estudante do 1º ano do ensino médio, contou como tem sido a experiência de subir de categoria, trocando robôs de LEGO por robôs de até 55 kg.
“Foi um choque, porque a FLL é muito diferente. Está sendo um desafio muito grande, mas estou adorando e super ansiosa para assistir às partidas dos robôs. Me encontrei na área do marketing, não tinha essa função na FLL, está sendo uma ótima experiência. A maioria dos colegas teve pouco contato com a FRC, então aprendemos juntos na base da união da equipe. Somos todos colegas de sala e amigos, então isso contribui bastante”, disse a aluna.
Ao longo do dia, as equipes das modalidades FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) farão ajustes técnicos nos robôs e também devem fazer apresentações aos juízes e passar por rodadas de treino na arena principal.
Mato Grosso do Sul é representado por cinco equipes no Festival Sesi de Robótica Off-Season: BR Racing (Dourados), Peregrine Race (Campo Grande), TechVikings (Naviraí), TupiTech (Corumbá) e Tera Robotics (Três Lagoas).
O torneio vai até sábado (05/08), com a participação de 800 estudantes de 23 estados e do Distrito Federal.