Se você é varejista, tem um supermercado, uma loja de brinquedos de fantasias, agência de viagem, bar restaurante, ou presta um serviço, você pode manter seu negócio aberto na segunda-feira (20), terça-feira (21) e quarta-feira (22). Apesar de as datas serem listadas com destaque em boa parte das folhinhas e calendários do país, o Carnaval não é feriado nacional e os empresários podem abrir seus negócios.
O momento, inclusive, gera boa expectativa de vendas. Já que depois de dois anos sem folia, os apaixonados por Carnaval já estão colocando as fantasias para jogo. No último fim de semana, blocos tradicionais como o Cordão Valu e a Escola de Samba Vila Carvalho já começaram as festas de esquenta para a festividade mais amada dos brasileiros. E daqui para frente a tendência é ter cada vez mais festas carnavalescas acontecendo na cidade.
O presidente da Câmara de Dirigente Lojista de Campo Grande, Adelaido Vila, lembra que após o hiato, devido a pandemia, finalmente o Carnaval está de volta e promete ser um aquecimento econômico para todo o setor varejista de Campo Grande e de Mato Grosso do Sul.
“O Carnaval faz com que todo o ecossistema do entretenimento, turismo, lazer possa ser movimentado. Vai desde aquelas pessoas que querem aproveitar o Carnaval com a folia àquele que pretende descansar. Toda a roda econômica gira e a expectativa deste ano para o carnaval é movimentar em torno de R$ 80 milhões”, diz.
Além da folia, a festa é oportunidade para viajar, conhecer cidades próximas, aproveitar a natureza e se conectar com Deus. É comum também no Carnaval as igrejas organizam retiros espirituais com os jovens fiéis.
“Nós estamos bastantes otimistas com esta data carnavalesca que volta a acontecer depois de dois anos de pandemias em Mato Grosso do Sul, no Brasil inteiro, é um evento muito importante para o nosso varejo, que acaba movimentando um mercado de fantasia, de roupas, acessórios, calçados e também de entretenimento, de turismo, de descanso, muitas pessoas também aproveitam para descansar e aqueles que vão frequentar os bares, os clubes, os restaurantes, a gente vê também um grande fomento no mercado de bebidas. Então, com certeza é uma data muito importante e que impacta positivamente o nosso varejo”, conclui a presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul.