• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Quarta-feira, Setembro 3, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Direitos Humanos

Com foco na conscientização sobre diferentes tipos de assédios, policiais penais são instruídos em Dourados

Levantamento feito pela OIT revelou que 74% das mulheres sofrem algum tipo de assédio sexual na área de segurança pública e forças armadas.

Redação Capivara News by Redação Capivara News
25 de Fevereiro de 2023
in Direitos Humanos, Dourados, Novidades, Segurança, Últimas Notícias
0
Com foco na conscientização sobre diferentes tipos de assédios, policiais penais são instruídos em Dourados

Divulgação

Share on FacebookShare on Twitter

Em continuidade às ações que visam promover a melhoria das relações de trabalho, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) realizou, no último dia 15 de fevereiro, o 2º Encontro de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação, uma iniciativa que integra conjunto de medidas fixadas em recomendação do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) endereçada à Agepen. Dessa vez, o ciclo de palestras foi ministrado no município de Dourados. A primeira edição do encontro ocorreu em dezembro do ano passado, na capital do estado, Campo Grande.

Direcionado para diretores, chefias e demais policiais penais, o evento contou com a participação do procurador do Trabalho Jeferson Pereira, enquanto um dos palestrantes. Em sua abordagem sobre o tema, ele esclareceu sobre condutas que podem ser qualificadas como assédio moral, sexual ou discriminação no ambiente de trabalho; como o MPT se esforça para coibir esses tipos de atos; quais os canais oficiais para registro de denúncia; perfil das vítimas, e as consequências aplicadas ao agente público assediador.

Post+

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

“É um tema muito atual e importantíssimo, algo que tem afligido a comunidade laboral como um todo, que ganhou muito relevo nos últimos 20 anos, mas infelizmente ainda temos recebido muitas denúncias. Abordarmos o assunto, deixa-nos confiantes de que existe um empenho de ser combatida essa prática”, destacou o procurador.

Segundo Pereira, o assédio moral reflete uma conduta deliberada, com intencionalidade e objetivo de causar exposição do trabalhador a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, e pode ocorrer de forma interpessoal ascendente, descendente e horizontal.

“São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antéticas de longa duração, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e forçando-a, inclusive, a desistir do emprego”, exemplificou o procurador.

Já o assédio sexual no trabalho é definido como uma conduta abusiva e indesejada, concretizada por meio de manifestações verbais e/ou físicas, com a finalidade de prejudicar o desempenho laboral da vítima, causando-lhe constrangimentos e intimidações, ou ainda a obtenção de favores de cunho sexual.

Além do procurador Jeferson Pereira, palestraram sobre o tema o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir) da Defensoria Pública, defensor Lucas Pimentel; o coordenador das Defensorias Criminais da 4ª Região de Dourados, defensor Rodrigo Compri; a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher em Dourados, Ana Cláudia Pimentel Malheiros Gomes, e o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Centro Estadual de Cidadania LGBT+, vinculado à Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de MS, Jonatan Espíndola. Pela Agepen, abordaram o assunto o corregedor-geral Creone da Conceição Batista e a ouvidora Cinthia Danielle do Nascimento Silva.

Recorte

Durante o ciclo de palestras, foram apresentados dados estatísticos da Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2019, elaborada com o intuito de eliminar a violência e o assédio em todas as suas formas no ambiente laboral.

Conforme o levantamento, 74% das mulheres sofrem algum tipo de assédio sexual na área de segurança pública e forças armadas; destas, 83% não denunciaram por não acreditar na instituição; 51% que denunciaram sofreram represálias e o assediador não foi punido; em 36% dos casos nada aconteceu após as denúncias; 88% não se sentem protegidas pela instituição; 92% das instituições não têm campanha de prevenção.

Recomendação

Em dezembro de 2021, o Ministério Público do Trabalho expediu recomendação à Agepen no sentido de que fossem adotadas diversas providências capazes de, em uma perspectiva educativa e preventiva, evitar comportamentos assediadores no órgão e seus múltiplos prejuízos tanto para o desempenho do servidor quanto para a imagem de uma instituição pública.

Além da realização de palestras explicativas sobre o tema assédio moral, sexual e discriminação no trabalho, o MPT propôs à agência a implementação de um código de ética, voltado à construção de um ambiente laboral saudável e de respeito à honra, à reputação, à liberdade, à dignidade e à integridade física, intelectual e moral de seus agentes públicos.

Outras medidas, constantes da recomendação emitida, tratam da promoção de uma ampla campanha educativa no âmbito da Agepen, a partir da exibição de vídeos e/ou distribuição de cartilhas de conscientização coletiva; do envio de comunicação interna para todos os empregados que exerçam funções de direção/gerência/chefia/supervisão/coordenação, contendo orientações sobre preconceito, discriminação de qualquer espécie, assédio sexual ou moral, e da criação de um canal de comunicação para recebimento de denúncias.

A intervenção do MPT-MS junto à Agepen teve como origem uma denúncia recebida pela instituição, em agosto de 2021, que resultou na instauração de inquérito civil para apurar supostas condutas de assédio sexual praticadas em face de policiais penais lotadas na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, no interior do estado.

Conforme reportagem publicada à época pelo site Campo Grande News, e que serviu de base para instruir o inquérito do MPT, duas servidoras foram à Polícia Civil para denunciar o então chefe de Disciplina e Vigilância do local por “importunação, violência psicológica contra a mulher e assédio sexual”. Elas relataram que os episódios iniciaram entre 2018 e 2019.

Pressionada, uma das vítimas disse que recorreu a ajuda psiquiátrica e precisou ser afastada do serviço por dois meses, para tratamento. Já a segunda mulher revelou que não ficou livre dos comentários do colega de trabalho nem quando estava grávida.

Instada pelo MPT a se manifestar, a corregedoria-geral da Agepen informou, em setembro de 2021, que o caso estava em processo de apuração, bem como foi realizada diligência na penitenciária de Naviraí no início daquele mês, objetivando colher informações necessárias à instauração de um eventual procedimento disciplinar. Além disso, a corregedoria-geral recomendou à direção da Agepen que o servidor apontado como assediador fosse remanejado para outra unidade prisional da mesma comarca, no intuito de preservar os trâmites apuratórios.

Outra situação, também ocorrida em 2021 e que chegou ao conhecimento do MPT por meio de um procedimento encaminhado pela 3ª Promotoria de Justiça de Naviraí, tratava de suposta conduta caracterizadora de assédio moral praticada por uma policial penal que estaria ocupando, irregularmente, o cargo de chefe de Segurança e, valendo-se dessa condição, adotando uma postura desrespeitosa junto aos demais agentes. Em resposta sobre esse caso, a corregedoria-geral da Agepen informou que uma equipe do órgão se deslocou até a cidade de Naviraí, onde realizaram oitivas com servidores lotados naquela unidade penal, além de realizarem inspeção in loco na penitenciária, a fim de averiguar os fatos denunciados.

Em setembro de 2022, a Agepen comunicou ao MPT que, em relação às denúncias de supostas infrações funcionais na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, foram instaurados dois procedimentos de sindicância e um processo administrativo disciplinar.

Fontes: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Agepen

Tags: Com foco na conscientização sobre diferentes tipos de assédiospoliciais penais são instruídos em Dourados
Post

Idoso é encontrado morto com 10 facadas e suspeita é de latrocínio em MS

Próximo

Jovem de 18 anos morre no hospital, após colidir moto contra poste em Dourados

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas
Campo Grande

Prospera 2025 realiza mais de 3.200 atendimentos e mobiliza voluntários em ação social nas Moreninhas

by Redação Capivara News
2025/09/02
0

Mais de 1.700 pessoas participaram da ação social ‘Prospera2025’, realizada...

Ler mais...
Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

Sucesso inesperado: campo-grandense Max Henrique celebra 1 milhão de visualizações no YouTube

2025/09/02
Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

Açougue na Rua Pedro Celestino em Terenos é interditado por vender carne manipulada

2025/09/02
Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

Corpo de homem é encontrado em lixão municipal da cidade de Caarapó

2025/09/02
Polícia prende traficante do Alagoas em bairro de Campo Grande

Homem é preso por atrair garoto de 11 anos com bebida alcoólica e estuprá-lo

2025/09/02
Resgatando saberes populares: projeto realiza workshop de manipulação de ervas e feitura de chás

Resgatando saberes populares: projeto realiza workshop de manipulação de ervas e feitura de chás

2025/09/02
GPS de Mercado debate economia e inovação para a ampliação de oportunidades em Ponta Porã

GPS de Mercado debate economia e inovação para a ampliação de oportunidades em Ponta Porã

2025/09/02
Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

Capivara News TV: Vereadores aprovam todos os vetos da prefeita Adriane Lopes à LDO

2025/09/02
Não sabe onde levar o mozão? 5 Ideias diferentes para um date

Não sabe onde levar o mozão? 5 Ideias diferentes para um date

2025/09/02
Natura é a apontada como marca de beleza mais influente do Brasil

Natura é a apontada como marca de beleza mais influente do Brasil

2025/09/02
Ler mais...
Próximo
Jovem de 18 anos morre no hospital, após colidir moto contra poste em Dourados

Jovem de 18 anos morre no hospital, após colidir moto contra poste em Dourados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

Dono de mercado no Itamaracá é preso por vender carnes impróprias pra consumo

15 de Janeiro de 2025

EDITOR'S PICK

Casos de dengue estão em queda na Capital, mas cuidados devem continuar

Casos de dengue estão em queda na Capital, mas cuidados devem continuar

24 de Fevereiro de 2021
Prefeitura destaca cuidados para evitar superaquecimento em animais de estimação

Prefeitura realiza ação de adoção de cães e gatos no próximo domingo

12 de Setembro de 2024
Menor morre atropelado, após usar álcool e drogas e se deitar no meio da rodovia

Menor morre atropelado, após usar álcool e drogas e se deitar no meio da rodovia

5 de Agosto de 2021
Condutor acerta traseira de viatura que esperava fugitivo em cima de ponte na MS-395

Condutor acerta traseira de viatura que esperava fugitivo em cima de ponte na MS-395

4 de Outubro de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.