Oferecer um atendimento ao cidadão mais ágil e desburocratizado é um dos objetivos da prefeita Adriane Lopes (PP), candidata à reeleição pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”. Durante encontro no Sindicato dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso do Sul, a prefeita expôs seu plano de governo para os próximos quatro anos, com ênfase nas ações que já estão sendo adotadas pela gestão para simplificar e modernizar a dinâmica de atendimento ao cidadão
Um dos exemplos que vêm sendo implantados é referente ao setor imobiliário, com o propósito de agilizar a rotina de profissionais de Arquitetura e Engenharia. Entre as ações estão as solicitações de vistorias de carta de Habite-se e segundas vias de alvará, que já podem ser produzidos totalmente on-line, eliminando a necessidade de deslocamento até a Central de Atendimento ao Cidadão.
Os profissionais também já têm acesso digital para acompanhamento dos trâmites dos processos, disponíveis no site da Semadur, para profissionais e proprietários de imóveis. “Nós temos equipes técnicas de excelência e estamos trabalhando muito para aprimorar os serviços, levando a tecnologia e a informação para as secretarias, dessa forma o cidadão não precisará sair de casa para resolver questões burocráticas, todo o processo poderá ser feito digital”, pontuou a prefeita.
Outro avanço conquistado está na possibilidade de realizar vídeo chamadas nos retornos de vistoria para cartas de Habite-se, que hoje somam quase 80% dos trabalhos mensais de demanda dentro do setor, além da utilização de drones para a fiscalização de terrenos baldios, aliando a tecnologia na busca de melhores resultados, visando a saúde pública, meio ambiente equilibrado e garantindo a segurança pública.
Os avanços na tecnologia ainda resultaram no cadastramento de aproximadamente 1.500 profissionais da área de Arquitetura, Engenharia Civil e Tecnólogos, para terem acesso ao sistema, garantindo a aprovação digital de projetos da Semadur, seja para solicitar alvará de Construção, ou para solicitar a Carta de Habite-se de construções irregulares. Este sistema totalmente digital, permite que profissionais de outros estados façam aprovações de projetos em Campo Grande diretamente do escritório de seu estado
As obras que estão contribuindo com a mobilidade urbana também foram pauta do encontro com a categoria. A prefeita Adriane Lopes destacou que Campo Grande é a segunda Capital do país com a maior frota de veículos, com 630 mil automóveis em circulação. “Estamos trabalhando para interligar as regiões da Capital, desafogando os pontos críticos. Qual a nossa proposta? Acabar com os tapa buracos, estou recapeando avenidas que estavam há 30, 40 anos sem pavimentação, só recebendo medidas paliativas, como a Ernesto Geisel e a entrada de Cuiabá”, afirmou a prefeita.
Nos últimos dois anos a gestão da prefeita Adriane também já concluiu as obras na avenida Wilson Paes de Barros, interligando diversos bairros ao polo empresarial, facilitando a vida das pessoas que precisavam dar uma volta de mais de 6 quilômetros para chegar ao polo. Instalei pontes e fiz obras de drenagem.
Durante este período a gestão Adriane Lopes fez 420 quilômetros de saneamento e está trabalhando para fechar o ano com 500 km de obras no setor.
“Estamos mudando toda a mobilidade nas sete regiões da cidade, criando novos acessos, como na região das Moreninhas, porque a cidade está crescendo e precisa ter avenidas que ligam os bairros ao centro, para desafogar o fluxo e diminuir o número de acidentes”, concluiu a prefeita.