Vai começar a maior competição de robótica educacional em Mato Grosso do Sul. Entre os dias 18 e 19 de novembro, o Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, se transforma no ponto de encontro de alunos para a disputa do Circuito de Robótica Sesi MS.
Mais de 200 estudantes do ensino fundamental e médio, representando 27 equipes das sete escolas da Rede Sesi de Educação, são esperados para o evento, além de professores e técnicos. Haverá disputas e demonstrações em quatro modalidades da robótica: FIRST Lego League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e Formula 1 in Schools.
O Circuito de Robótica Sesi MS é mais do que uma competição: é um espaço de formação de futuros líderes, inovadores e cidadãos conscientes. Por meio da robótica, os participantes são desafiados a solucionar problemas do mundo real, exercitando capacidades técnicas e valores humanos, sempre em um espírito de colaboração e respeito.
Os campeões garantem vaga para as etapas regional (FLL) e nacional (demais modalidades) do Circuito de Robótica do Sesi.
Programação resumida
18 de novembro |Segunda-feira
07h – Recepção e credenciamento das equipes
10h – Acesso ao público
10h30 – Treinos das equipes
11h30h – Almoço
13h – Avaliações das equipes
17h – Abertura oficial
18h – Festa da Amizade
19 de novembro | Terça-feira
07h – Recepção das equipes
08h – Avaliações
11h30 – Almoço
13h – Finais nas modalidades de FLL e FTC
16h30 – Cerimônia de premiação
Conheça as modalidades em disputa
FIRST Lego League (FLL)
O programa desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna a partir de um mergulho no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia tendo como base Valores Essenciais (Core Values) como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO®, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.
Equipes participantes:
Alphadroids (Aparecida do Taboado)
Aqua Force (Aparecida do Taboado)
Akkotech (Corumbá)
Tupinambótica (Corumbá)
Mega Mentes (Dourados)
Poseidon (Dourados)
Acqua Bots (Maracaju)
Oratrix (Maracaju)
Robóticos do Caribe (Naviraí)
Tech Vikings (Naviraí)
Aquabots (Três Lagoas)
Tera Robotics (Três Lagoas)
Capitech (Campo Grande)
F1 in Schools
Os alunos modelam e constroem um carro em miniatura de Fórmula 1, que corre em uma pista reta de 20 metros impulsionado por um cilindro de CO2. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar os robôs e as miniaturas de carros da Fórmula 1; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.
Equipes participantes:
Peregrine Race (Campo Grande)
Jaguar Race (Corumbá)
BR Racing (Dourados)
FIRST Tech Competition (FTC
Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.
Equipes participantes:
Alphadroids (Aparecida do Taboado)
Tupitech (Corumbá)
Mega Mentes (Dourados)
Oratrix (Maracaju)
Tech Vikings (Naviraí)
Tera Robotics (Três Lagoas)
Capitech (Campo Grande)
FIRST Robotics Competition (FRC)
Os competidores constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e 2 metros de altura, para realizarem tarefas em uma arena.
Equipes participantes:
FRCapi (Campo Grande)
Tech Vikings (Naviraí)
Tera Robotics (Três Lagoas)