Dinâmicas e debates se intensificaram no segundo e último dia de programação da Convenção Fiems 2024, nesta sexta-feira (1), no Espaço Sesi – Auditório José Paulo Rimoli, em Três Lagoas. As atividades tiveram como objetivo estimular debates e alinhar estratégias para serem colocadas em prática durante o ano.
Para despertar os mais de 140 líderes participantes, durante a manhã, foi realizado aquecimento físico com fundamentos da capoeira. Logo em seguida, o tema debatido foi Inteligência Artificial, com diretor de estratégia da 8020 Marketing, Kenneth Corrêa.
O especialista em Inteligência Artificial, Metaverso e Dados apresentou recursos que já podem ser adotados na indústria.
“O que eu estou vendo visitando indústrias em três continentes diferentes é que elas já estão sendo utilizadas. Então, qualquer processo repetitivo, que tiver qualquer tarefa que envolva lidar com dados, criar um conteúdo, responder a um cliente, analisar uma informação, a inteligência artificial tem como entrar ajudando a fazer isso mais rápido, de uma maneira mais eficiente e, ao mesmo tempo, mantendo o nível de qualidade que a indústria precisa”, ressaltou
Os desenvolvedores do Sesi e Senai apresentaram os serviços do Sistema Fiems que já contam com inovações tecnológicas, como Business Inteligence e Realidade Virtual.
Em painel no final da manhã, lideranças do Sistema Fiems tiveram a oportunidade de apresentar resultados das áreas de compliance, compras, comunicação e recursos humanos.
Na parte da tarde, os colaboradores participaram de palestra motivacional com o especialista em gestão de mudanças, liderança, inovação e comportamentos, Marcelo Elias. O palestrante falou sobre o valor das mudanças na cultura corporativa. “Ao invés de brigar contra as mudanças, vamos perceber as tendências e se antecipar. O problema não é a mudança, mas a resistência a mudança”, destacou.
O desenvolvimento de pessoas também foi tema presente na palestra da professora universitária e condutora, Dani Gil. Para ela, abordar o tema com as lideranças é de suma importância.
“Quando falamos dos eixos da liderança, um deles é a formação de pessoas. Mas nós não conseguimos formar pessoas, se nós não tivermos a oportunidade de nos formarmos também enquanto líderes. Falar de liderança e formar líderes é urgente, ainda mais num século como esse, onde a inteligência artificial está aqui conosco, mas não podemos esquecer do nosso contato com as pessoas”, explicou a palestrante.
Os participantes também visitaram as dependências do ISI Biomassa (Instituto Senai de Inovação em Biomassa). A unidade fica em um prédio da Noroeste do Brasil restaurado e adaptado para receber os laboratórios de última geração.
Conhecimentos que chegam na ponta
Entre os líderes que participam da Convenção, levar o conhecimento adquirido com a programação para a ponta, está entre os principais desafios.
Coordenadora da rede de biblioteca dos Sesi, Evelin Torres Romero, participou pela primeira vez do evento. “Acredito que os temas abordados nesses dois dias de encontro são muito importantes, pois nós da biblioteca desempenhamos um papel fundamental de transformação social e cultural nos municípios. Então, eu acho essencial sabermos do cenário como um todo para poder enriquecer todo esse processo da parte de educação, cultura e informação e trabalhando junto com as prefeituras municipais” destacou.
Para a coordenadora pedagógica do Senai Dourados, Edna Márcia Pontes, a realização da convenção é determinante para saber quais caminhos seguir e organizar os trabalhos. “Contribui para que possamos de fato organizar nossas ações e caminhar no mesmo sentido. O que nós estamos compartilhando aqui, nós vamos traçar ações organizadas dentro da nossa unidade e também visualizar o quanto o planejamento na educação impacta no desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou.
Plantio de árvores compensa carbono gerado
Com metas alinhadas à sustentabilidade ambiental, os gestores do Sesi, Senai e IEL, também encerraram o último dia da Convenção Fiems 2024, com o plantio de 28 mudas de ipê, em calçada da Rua Custódio Andriel, ao lado da Escola Sesi, em Três Lagoas.
De acordo com o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, a ação está alinhada aos programas de mitigação estruturados no Sistema Indústria. “É um gesto muito importante e mostra a Fiems comprometida com a questão da redução de emissão dos gases do efeito estufa”, explicou.
O objetivo é compensar o carbono lançado na atmosfera com a realização do evento, que contou com mais de 140 gestores, de vários municípios de Mato Grosso do Sul. “É um gesto simples, mas que serve para conscientizar os colaboradores da importância desse assunto estar na pauta. Isto é um pontapé inicial para que tenhamos outras e maiores ações”, ressaltou.
Um dos responsáveis por estruturar o projeto Carbono Neutro, o gerente do Instituto Senai de Eficiência Operacional (IST) – Senai Empresa, Thales Saad, explicou que mais do que neutralizar os gases do efeito estufa na prática, a iniciativa representa uma nova fase.
“É também um ato de renovação do trabalho do grupo, de um ano com novas metas, com poder fazer diferente, fazer melhor com o foco já na questão da sustentabilidade ambiental que é o grande desafio dos próximos anos”, defendeu.
O Sistema Fiems se destaca com iniciativas como a geração de energia limpa, como a fotovoltaica, além de pesquisas para gerar biodiesel a partir de biomassa e encontrar alternativas mais sustentáveis para serem implantadas nas indústrias do Estado.