Uma simples pesquisa na internet, revela que o jornalista Ademar Cardoso é o primeiro candidato a vereador a utilizar, no Brasil, a gamificação como forma de divulgar suas propostas nesta campanha política.
Ele virou personagem de um jogo de vídeo-game semelhante ao do Mario Bross e divulgou suas propostas para os eleitores e eleitoras de Campo Grande, a Capital de Mato Grosso do Sul. Em cada fase do jogo, ele mostra problemas a serem resolvidos, na cidade e zona rural, e ganha pontos por isso.
Ao final, anuncia o combate à corrupção como sua principal proposta e alça voo por cima dos prédio da Capital como super-herói representante do povo. “Isto é gamificação, o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos”, explica Ademar.
O candidato adotou esta forma de comunicação “para evitar o perigo decorrente da proliferação do Corona Vírus nesta época de pandemia da Covid 19”. Indignado, ele classifica como “irresponsáveis, os políticos que ignoram o perigo para chegar ao poder através de reuniões presenciais, caminhadas e carreatas”.
Além da inovação, outros detalhes chamam a atenção na campanha de Ademar Cardoso. Em vídeo anterior, ele de duas cambalhotas para simbolizar a reviravolta que pretende fazer na Câmara Municipal, como vereador eleito. O vídeo circulou em cinco países: Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha e Itália.
Ela também é o único candidato a ter identificado a cidade onde concorre no seu “santinho” virtual, exatamente porque circulou através da rede mundial de computadores. “O eleitor de Campo Grande que está em outra cidade ou estado, não é obrigado a adivinhar onde sou candidato”, justifica.
Por ser candidato do PV, partido que defende, principalmente, o meio ambiente, Ademar inseriu no “santinho” os quatro elementos da natureza: terra, fogo, ar e água.