A época mais animada do ano está chegando e para já começar a celebrar o Carnaval, o bloco Forrozeiros MS promove um esquenta, neste domingo (9), a partir das 19 horas, no Capivas, que fica na Rua Pedro Celestino, 1079, no Centro.
O bloco, que reúne os amantes do forró, surgiu no início de 2020, em uma brincadeira despretensiosa de um grupo de amigas. A ideia delas era pular Carnaval, mas não com as músicas tradicionais da folia, e sim forró.
“Meu esposo que estava ali junto tomou a frente, elaborou um abadá e decidirmos fazer no Enterro dos Ossos, porque é um momento em que o movimento está mais calmo. O nosso público tem muitos idosos e crianças, e pensamos nessas pessoas também”, relembra Talita Canuto, uma das idealizadoras do bloco Forrozeiros MS e homenageada pela edição 2025.
Com a ajuda de outro fundador do Forrozeiros, Rhuan Enciso, foi possível mobilizar músicos locais que toparam tocar gratuitamente. O bloco, então, saiu pela primeira vez com mais de 70 pessoas. Já este ano, a ideia é reunir mais de 500 foliões, assim como foi em 2023 e 2024.
“Nossa expectativa para o Carnaval 2025 é grande. Para este ano, a gente notou que o nosso público abraçou mesmo o bloco, estão movimentando as redes sociais e chamando mais e mais gente para vir conosco. Acho que vai ser lindo o nosso bloco em 2025 e o esquenta vai inaugurar com o pé direito nossa festa”, afirma Rubens Cordeiro Soledade, conhecido como Grillo, fundador do bloco e, também, homenageado neste ano.
Karine Dias, que acompanha o bloco desde a sua fundação, está a frente esse ano do bloco, junto com seus colegas Paulo Rogério e Michele Lima, e destaca como o forró também combina com o clima carnavalesco. “O forró e o Carnaval são duas manifestações culturais muito especiais. É uma alegria poder agregar mais pessoas à essa corrente de apaixonados pela dança e pela folia. Isso nos move. Esse ano nossa homenagem vai ao casal que tomou frente deste sonho, Talita e Grilo, e que estão aguardando a chegada de Maria Izabel. Nosso tema então é: ‘Vem Maria Izabel – Tu vens chegando para brincar no nosso quintal”, conta.
Animação do esquenta
A banda Forró Ipê de Serra tem dois anos de formação e, como o nome sugere, atua com um estilo de forró “pé de serra”, com a vertente das músicas mais populares. Além disso, a banda cria versões em ritmos de forró, com músicas de diversos artistas nacionais. A banda é composta pelos músicos Rafael Bahia (percussão e voz), Wilson Juninho (zabumba e voz), Alli (violão e voz) e Janison (sanfona).
No ano passado, a banda Ipê de Serra representou o forró em diversos municípios do Estado e lançou seu primeiro single no fim de 2024, com o nome “Só eu e você”. O single teve um clipe feito em Bonito.
“Como o Carnaval é uma festa de cores e energias, espero ver uma chuva de abadás nas cores do bloco Forrozeiros. Neste ano, tem um tema mais que especial, nos remete claramente ao nascimento, a novos tempos, novas energias. Mas o principal é que tenhamos sempre por perto nossos velhos amigos curtindo toda essa novidade. Estamos contando as horas para o esquenta!”, diz Rafael Bahia, percussionista e vocal da banda.
Outras agendas confirmadas do Bloco
Já neste sábado, dia 08 de fevereiro, representantes do Bloco Forrozeiros se juntará com os demais representantes dos blocos que integram a ABC – Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande, para darem a largada no calendário oficial de todos os blocos. O encontro será às 10h em frente ao Bar do Zé, que fica localizado na Rua Barão do Rio Branco, esquina com 14 de julho.
O dia oficial de saída do bloco completo na Rua, será 08 de março, a partir das 17h na Esplanada Cultural, Rua Temistoteles, entre Calógeras e 14 de Julho. Mais informações no instagram @blocoforrozeirosms