O aniversário de 82 anos da Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos é comemorado no mês de março pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). A programação em celebração ao aniversário começa ainda nesta semana. Amanhã, dia 08, o projeto Emília Musical e Contação de Histórias vai até a escola do Sesc, para encantar os alunos.
No dia 15 de março, a partir das 09 horas, a Biblioteca recebe o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Piratininga, com oficinas e exposição de obras sensoriais da especialista Sonia Queiroz.
Encerrando a programação, no dia 25 de março, a Biblioteca promove um encontro de contadores de histórias, reunindo profissionais de todo o estado.
De acordo com Sueli Oliveira, gestora do local, a Biblioteca Pública Municipal Anna Luiza Prado Bastos acredita na construção de conhecimento por meio da leitura e segue nessa missão há 82 anos.
“Esperamos dar aos nossos leitores um mundo no qual elas possam ler, imaginar e compreender. Nosso papel é de estimular crianças a desenvolver suas habilidades, aguçar sua curiosidade e sua criatividade. Com isso, acreditamos que estamos contribuindo efetivamente para o desenvolvimento dos que participam dos nossos projetos, permitindo-lhes o exercício do ser, do conviver, do fazer e do conhecer, para que, assim, possam desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas”, afirma ela.
Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo, reitera a importância da Biblioteca para a formação de leitores e escritores e relembra os incentivos à pasta que já foram promovidos no ano passado. “Lançamos o Prêmio Ipê Literatura para que pudéssemos valorizar os escritores locais e incentivar novas produções literárias. A premiação visa contemplar cinco produtos literários com até R$ 31 mil”, relembra.
Sobre a Biblioteca Municipal
Criada com o intuito de propiciar um ambiente agradável de leitura, pesquisa e atender às necessidades da comunidade em geral, apresenta-se hoje como um espaço multicultural e realiza diversos projetos que visam ao incentivo à leitura.
Conta com seis Salas de Leitura Comunitárias. Seu acervo dispõe de aproximadamente 40 mil exemplares e 15 mil para serem inseridos no SGBM Sistema de Gerenciamento da Biblioteca. O local atende a diversas áreas do conhecimento, além de disponibilizar obras de autores e escritores da terra, revistas de títulos variados, histórias em quadrinhos e obras em Braille, livros em áudio, além de alguns lançamentos de literatura.
Fonte: Sectur.