As falhas no cabelo são decorrentes do processo de miniaturização capilar, associado à alopecia androgenética.
Estima-se que 50% dos homens terão algum grau de calvície devido à alopecia androgenética até os 50 anos, enquanto entre as mulheres, a estimativa é que cerca de 40% tenham o quadro após a menopausa.
A alopecia androgenética causa o progressivo afinamento do cabelo, levando a perda de volume, entradas aparentes, couro cabeludo visível e áreas calvas em quadros mais avançados.
Devido à alta incidência da calvície e aos desconfortos do quadro, muitas pessoas buscam formas de disfarçar as falhas no cabelo que vão se intensificando conforme a alopecia androgenética avança.
Como disfarçar as falhas no cabelo?
Existem várias opções de como disfarçar falhas no cabelo, mas é importante sempre testar o que dá mais certo e funciona melhor para as suas necessidades, pois os cabelos são uma característica única de cada pessoa.
Cortes
Os cortes de cabelo mais inteligentes são o primeiro passo para facilitar a finalização da estética capilar no dia a dia.
Para os homens, os cortes em camadas, deixando as laterais mais aparadas e o topo mais volumoso é uma ideia para dar a impressão de mais cabelo.
Caso o seu problema sejam as entradas, uma dica é investir no topete para conseguir jogar o cabelo mais comprido para cobrir a região mais calva, disfarçando as entradas.
Para as mulheres, os cabelos mais curtos e com camadas ajudam a dar volume e esconder as falhas. Caso esteja incomodada com as falhas frontais, as franjas retas podem ser aliadas para uma estética mais moderna e despojada, que ajuda a tirar a atenção das falhas.
Acessórios para cabelo
Os acessórios para cabelo são opções cheias de estilo, personalidade e que, de quebra, ajudam a disfarçar as falhas.
Para os homens, os bonés ou toucas no inverno são opções muito demandadas no dia a dia e podem ser usadas em diferentes contextos e eventos.
Só é importante, nesses casos, garantir a higiene, pois se o couro cabeludo suar e ficar abafado há maior tendência a problemas como a dermatite seborreica.
Para as mulheres, os lenços, tiaras e faixas de cabelo são acessórios que ajudam a amenizar as falhas na região frontal e ainda adicionam estilo ao look.
Opções como presilhas também são bem-vindas, levando mais cabelo justamente para região mais falhada, onde fica o acessório.
Escolha de cores
Independente de fios mais lisos ou encaracolados, as falhas são incômodas e prejudicam a autoestima das pessoas.
Com isso, investir em um visual novo e que ajude a disfarçar as falhas no cabelo pode ajudar não apenas na estética como também no bem-estar e autoestima.
Os cabelos mais escuros, como preto e castanha escuro, tornam as falhas mais visíveis, deixando o couro cabeludo mais aparente.
Assim, uma forma de disfarçar as falhas é investir em tons mais claros, seja de coloração total, como com mechas mais claras que o tom normal do cabelo.
Os grisalhos também ajudam nesse objetivo, sendo um motivo a mais para investir na transição para os fios naturais.
Maquiagem capilar
No mercado existem algumas opções de maquiagem capilar focadas em disfarçar falhas, como pós e sprays que visam dar a impressão de maior densidade capilar.
A dica é selecionar bem a cor do produto para que a aplicação fique o mais natural possível. Além disso, não exagere na quantidade de produto, pois pode resultar numa estética artificial.
Perucas e apliques
As wigs e apliques são as técnicas mais clássicas para amenizar a estética falhada ou calva do cabelo.
As próteses continuam como uma opção e há versões cada vez mais realistas no mercado, entregando uma aparência muito natural.
O Mega hair e outras extensões capilares podem ser úteis principalmente para as mulheres que querem disfarçar a perda de volume capilar. Eles ajudam no ganho de volume e comprimento, beneficiando não só a estética, mas também a autoestima.
Cuidados com a saúde do couro cabeludo
A alopecia androgenética é uma condição herdada geneticamente.
Assim, não é possível reverter ou curar a alopecia androgenética e ela também não é causada por fatores associados a outros tipos de queda de cabelo, como estresse, remédios, déficit nutricional, etc.
Ainda assim, é relevante investir em cuidados com a saúde do couro cabeludo, pois doenças dermatológicas que levam à queda de cabelo por outros fatores, como o eflúvio telógeno, podem acelerar o agravamento da calvície, ainda que não sejam a causa dela.
Também é relevante que pacientes que apresentem sinais de alopecia androgenética, como rarefação do cabelo, entradas aparentes, couro cabeludo visível e perda de volume capilar procurem ajuda especializada.
Existem opções de tratamentos para reverter a perda de cabelo pela alopecia androgenética e melhorar o volume capilar.
Apesar de os truques para disfarçar as falhas no cabelo ajudarem na rotina, eles não impactam o quadro, que é crônico, o que significa que ficará progressivamente pior se o tratamento não for iniciado.
Ainda que a calvície masculina acometa a maioria dos homens, existem opções de tratamentos seguros e eficientes para gerar benefícios estéticos e psicossociais aos pacientes.