O Botox é atualmente o procedimento estético mais popular no mundo. Anteriormente usado apenas por celebridades e famosos para conseguir uma pele mais jovem, com viço e perfeita para as fotos, o procedimento agora está ao alcance de todos que desejam prevenir ou tratar as rugas.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos dois anos a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no país, sendo o tratamento mais procurado a toxina botulínica (botox).
O Botox pode reduzir dramaticamente os sinais do envelhecimento no rosto e melhorar a aparência de linhas de expressão, rugas na testa, pés de galinha, entre outras ações, no entanto ainda há alguns fatos essenciais sobre ele que a maioria das pessoas não conhece!
Conversamos com Fran Silva, diretora executiva da Armonizzare MS, e com a Dra. Alyne Bacha para esclarecer os principais mitos e verdades sobre o Botox! Fique por dentro:
“O Botox só serve para atenuar linhas de expressão e rugas”
MITO. A aplicação da toxina botulínica também pode ter diversos outros objetivos. Segundo a Dra. Alyne, pode ser um aliado no combate à enxaqueca e bruxismo, pois atua relaxando a musculatura. Outro uso bastante comum é na hiperidrose, a sudorese excessiva, em que se utiliza a aplicação para realizar o controle do suor nas axilas, pés e mãos. O botox também é utilizado para corrigir assimetrias na face, sorriso gengival, entre outros fins.
“Botox e preenchimento são praticamente a mesma coisa?”
MITO. De acordo com Fran Silva, os dois procedimentos têm finalidades e técnicas bem diferentes.
A toxina botulínica consegue relaxar e paralisar a musculatura, além de realizar a chamada miomodulação (controle da força de contração). É dessa contração muscular repetida que nascem as rugas acentuadas em nosso rosto. “Assim, a toxina não apenas evita que as marcas de expressão fiquem mais visíveis mas também impede que novas rugas se formem”, esclarece Silva.
Já a função do preenchimento é diferente, seu principal objetivo é reestruturar a face, preenchendo locais que necessitam de volume, atuando como “osso” em locais de reabsorção óssea, suavizando expressões, dando mais forma e melhorando o contorno facial.
“Quem aplica Botox fica sem expressão ou com a expressão “congelada”?”
MITO. “Isso é um mito. A toxina botulínica é classificada como uma neurotoxina, o que significa que cada injeção relaxa suavemente – e não congela – os músculos. Assim, quando realizado por um profissional qualificado você ainda mantém uma aparência natural e a capacidade de expressão é preservada, assim como o movimento das sobrancelhas”, explica Silva. A especialista em harmonização facial alerta que apenas há risco deste agravante se a toxina botulínica for aplicada em excesso ou em locais errados, por isso a recomendação é que o procedimento seja realizado apenas por profissionais autorizados e com conhecimentos especializados.
“O botox é substituível por cremes e outros produtos”
MITO. Muitos produtos nomeados como anti-idade podem trazer benefícios a longo prazo para a pele mas não tem a potência da eficácia no tratamento e prevenção das rugas e linhas de expressão da toxina botulínica. Cremes anti-idade e rotinas de skincare podem e devem ser um complemento do tratamento, ajudando a combater o envelhecimento da pele.
“O tempo de duração da toxina botulínica é de 6 meses”
MITO. Segundo a Dra. Alyne, a toxina pode durar de 3 a 4 meses, no máximo, no entanto seu pico de ação é em 15 dias. “Dependendo de cada caso, se julgarmos necessário, em 15 a 30 dias é quando geralmente realizamos o retoque aplicando mais produto. Passando esses 30 dias, a curva é decrescente, ou seja, o efeito vai diminuindo gradativamente, até que a contração muscular começa retornar ao rosto do paciente”.
O efeito da toxina pode permanecer por menos tempo em pessoas com estilos de vida específicos, como é o caso de atletas com treinos intensos ou fumantes.
“A aplicação de toxina botulínica é um procedimento de baixo risco”
VERDADE. Como um procedimento estético minimamente invasivo, a aplicação do botox é realizada por meio de injeções locais. “Isso significa um procedimento que não demanda a realização de cortes, com poucas possibilidades de resultar em algum tipo de complicação”, explica Dra. Alyne. Lembrando inclusive que a aplicação pode ser feita no próprio consultório estético. A médica ressalta que nos dois primeiros dias, alguns pacientes podem sentir dor e inchaço no local das aplicações ou dor de cabeça, no entanto, esses sintomas geralmente desaparecem após 48h.
“É recomendado colocar botox antes que as linhas de expressão apareçam”
VERDADE. Silva explica que a aplicação preventiva permite não apenas amenizar as linhas mas contribui muito para que novas rugas e sinais de expressão não apareçam, o que torna a aplicação mais efetiva a longo prazo pois dessa forma futuramente a dose do botox poderá ser menor e a aplicação menos frequente.
O efeito da aplicação da toxina botulínica não é imediato
VERDADE. Após 72 horas após a aplicação é possível observar algumas mudanças na aparência, porém o resultado final só pode ser visto após 15 dias.
“Homens também podem realizar a aplicação de botox.”
VERDADE. “Os homens estão cada dia se cuidando mais, o que é ótimo para a autoestima masculina. E isso também não é diferente em relação ao uso da toxina botulínica. O profissional precisa conhecer as particularidades de cada face e as doses necessárias para que os resultados sejam satisfatórios”, ressalta Fran Silva. De acordo com o site médico de pesquisa internacional RealSelf o procedimento está crescendo entre os homens a partir da faixa dos 30 anos.
Grávidas e lactantes não podem fazer procedimentos com Botox
VERDADE. Infelizmente ainda não existem estudos em humanos comprovando que o procedimento é seguro para gestantes, assim o ideal é evitar a aplicação nesse período, já que não se sabe exatamente se a toxina botulínica é segura para os bebês.
LP