Desafiando o velho ditado popular — e todas as comédias românticas dos anos 90 — de que os opostos se atraem, um novo estudo comprovou que “pássaros iguais são de fato mais propensos a voarem juntos”.
Analisando milhões de casais ao longo de mais de um século, descobriu-se que mais de 80% das características de personalidade dos parceiros eram semelhantes.
Dos traços analisados entre os casais, o estudo incluiu nível de escolaridade, tendências políticas e religiosas, consumo de álcool e drogas e até idade da primeira relação sexual.
Como resultado da pesquisa, entre 82% e 89% das características eram semelhantes entre os parceiros, com apenas 3% classificadas como diferentes.
Falando dos atributos que nem sempre batiam, apareceram a altura, peso, problemas médicos e traços de personalidade: os extrovertidos, por exemplo, podem acabar com semelhantes ou introvertidos.
Um outro levantamento analisou amigos e casais, constatando que 86% deles tinham as mesmas opiniões em relação ao aborto, papel do governo na vida dos cidadãos e importância da religião.
Zoom out: Com o uso de aplicativos de relacionamento — que filtram as pessoas pelos seus interesses — a tendência de procurar parceiros com características parecidas aumenta ainda mais.
Fonte: The News.