• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Dezembro 13, 2025
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Novidades

ARTIGO: Golpe de Estado sem armas? Um assunto que realmente me sensibilizou

Redação Capivara News by Redação Capivara News
1 de Dezembro de 2023
in Novidades, Política, Últimas Notícias
0
ARTIGO: Golpe de Estado sem armas? Um assunto que realmente me sensibilizou

Arquivo Pessoal

Share on FacebookShare on Twitter

Um assunto que realmente me sensibilizou foi a morte,  em 20/11, desse pai de família, com dois filhos, casado, que estava preso na Papuda, Brasília-DF,  e sofria de diabetes e de hipertensão (Cleriston Pereira da Cunha). A própria Procuradoria Geral da República tinha pedido para dar prisão domiciliar para que ele pudesse ser tratado. O pedido estava na Suprema Corte desde o mês de setembro.

Ele continuou preso e morreu. Um homem, simples, sem ficha nenhuma, segundo os jornais, pai de família, com dois filhos, que participou de um quebra-quebra, que era uma mera manifestação política, e que, evidentemente, não era golpe de Estado porque não havia armas.  Integro a Academia Paulista de História, sempre gostei de história. Escrevi livros de história. Nunca vi na história do mundo, um golpe de Estado, sem armas. Aquele grupo de baderneiros que transformaram uma manifestação política em um quebra-quebra, jamais poderia ter dado um golpe de Estado. Jamais.

Post+

Coronel David anuncia novas emendas, obras e garante reforço na segurança em Amambai

Com recorde na aprovação de investimentos, MS poderá dispor de R$ 3,5 bilhões do FCO em 2026

Pergunto aos 207 milhões de brasileiros: quando no mundo houve um golpe de Estado sem armas? O Brasil tem um exército de 220 mil soldados; a Marinha, 55 mil; a Aeronáutica, 55 mil; policiais militares são, mais ou menos, 600 mil. E o grupo que estava lá não tinha nenhuma arma. É possível derrubar um governo eleito pelo povo sem armas? Evidente que não era golpe de Estado.
Foi um grupo que foi fazer um protesto politico e, depois, transformou aquilo numa baderna. Eles deveriam ter a mesma punição que tiveram aqueles baderneiros do PT e do MST, que invadiram o Congresso Nacional, na época em que era Presidente da República, o Presidente Michel Temer, e foram tratados como baderneiros. Mas nunca foram tratados como golpistas.

Tenho a sensação de que venderam uma ideia de que grupo desarmado poderia dar um golpe de Estado. Prenderam pessoas sem nenhum passado criminal, com folha corrida criminal em branco, e deixaram presos. Estão aplicando penas de 17 anos. E um deles, pai de família, com mulher e dois filhos, preso com problemas de saúde, com a Procuradoria Geral da República pedindo ao Supremo Tribunal Federal pela libertação dele desde setembro, transf ormando-a em prisão domiciliar. Ele morre no mês de novembro. Morre com ataque cardíaco. E isso é natural, e, nesse caso, os direitos humanos pouco importam.

A meu ver, hoje nós temos um problema no direito que me entristece muito, como advogado. Advogado há 65 anos. O direito do advogado de exercer a sua profissão está sendo reduzido. Quando eu comecei a advogar, eu ainda menino praticamente, sustentava perante o Supremo Tribunal Federal, era recebido pelos próprios ministros em Brasília em 1961, 1962, 1963. Eles estavam recém-instalados em Brasília. Me tratavam com muito respeito. Aliomar Baleeiro, Hahnemann Guimarães, Pedro Chaves.

Sendo um advogado, enfim, recém-formado, cuja carreira universitária ia começar só no ano de 1964. Era ouvido nas sustentações orais pelos ministros. Hoje, as sessões são virtuais para a condenação de pessoas a 17 anos de prisão. Sessões virtuais em que o advogado não olha os olhos dos ministros, porque manda a sustentação oral através de um vídeo, na esperança de que venha a ser visto e ouvido. Coisa que eu entendo que não deve acontecer. Um ministro, com todas as preocupações, com as palestras que tem que dar fora, as viagens que tem que fazer, dificilmente terá tempo de ouvir.

Vocês acham que recebendo essas sustentações orais, eles vão sentar numa mesa e ficar ouvindo? É possível que façam. Mas muitos advogados têm a impressão de que não. E as próprias declarações são intrigantes: “Não, o que está escrito não precisa ser dito”. Há um direito funcional com a sustentação oral. E agora, inclusive, um regimento interno mudando esse direito. O Supremo dizendo o seguinte: quando uma sessão virtual é transformada em sessão plenária, o advogado que mandou a sustentação oral não poderá fazer uma nova sustentação oral pera nte o plenário. Ora, os advogados que mandaram virtualmente a sustentação são aqueles advogados mais importantes na causa. Se não puderem mais falar diretamente com os ministros − quantas vezes eu, no momento em que sustentava perante o Supremo, mudava a minha orientação de acordo com a reação que ia percebendo dos ministros da Suprema Corte, aí está a razão da advocacia, aí está a razão da sustentação oral, aí está a razão de convencer todos os ministros, no momento em que se apresentam os principais argumentos. Isso praticamente está sendo abolido.

Porque, mesmo quando uma sessão virtual, que hoje predomina sobre as sessões presenciais, é transformada em presencial, por pedido de destaque, é evidente que a sustentação oral não vai ser feita pelos que são advogados os mais importantes, por aqueles que fizeram a sustentação oral, mandando-a e não tendo a certeza se a sessão virtual poderia se transformar em sessão plenária.
A Ordem dos Advogados do Brasil  tem protestado de uma forma tímida ao abrir o Conselho Federal na defesa do direito à advocacia.

E a Ordem Seccional de São Paulo, infelizmente nós não estamos vendo integrada a esta luta, das mais importantes. Quando fui presidente do Instituto de Advogados, de São Paulo, de 1985 a 1986, junto com nossos presidentes, do Conselho Federal da Ordem e do Conselho Seccional defendiamos o direito do advogado − importantíssimo para a administração da justiça − poder exercer o direito do cidadão. Nossa credibilidade era maior, porque o advogado representa o cidadão que está sendo condenado, ou que está sendo acusado. Nós tínhamos a respeitabilidade e a coragem de enfrentar.
A relação de importância da magistrature é igual, – sempre disse isso nas minhas aulas desde 1964 -, ao advogado e ao membro do Ministério Público. É que sem eles, não haveria justiça.

Não pode haver justiça sem advogado, não pode haver justiça sem Ministério Público, não pode haver Ministério Público e Advogacia sem magistrado. Os três são igualmente importantes para a administração da justiça.
Por isso estão no título IV do capítulo do Poder Judiciário e das funções essenciais à administração da justiça.

Hoje nós estamos tendo um enfraquecimento da advocacia e não se tem tido a coragem necessária daqueles órgãos que representam os advogados de defender,    à exaustão, o direito do advogado, de exercer o direito maior num processo judicial, de que, no ponto final do julgamento, possa sustentar oralmente, sendo todos os ministros, todos os desembargadores obrigados a ouvir aquele que está na defesa do cidadão.

É o exercício maior da cidadania, aqueles que defendem o Estado de direito sem ganhar absolutamente nada, porque os membros do Ministério Público e o Poder Judiciário, para defender a democracia, são pagos pelo Estado.

O advogado é pago pelo seu cliente para defender a cidadania, mas para defender o Estado de direito faz, como sempre fiz, quando era presidente, ou quando era conselheiro da ordem, presidente de instituições jurídicas e de academias jurídicas, “pro bono”, porque o patriotismo se exerce por amor à pátria e o Estado de direito se defende por amor à pátria.

Enfim, a morte de um cidadão em que a própria Procuradoria Geral da República, em setembro, pediu por causa da sua saúde que não continuasse detido, me sensibilizou, me sensibilizou como advogado, me sensibilizou como cidadão brasileiro, me sensibilizou como pai de família, porque eu me perguntaria, se eu tivesse morrido aos 46 anos, com meus 6 filhos pequenos, o que seria da minha mulher para poder tocar sozinha a educação de seis filhos? Isto é algo que nós temos que refletir seriamente.
Nós, advogados na defesa da democracia, os membros do Ministério Público, devemos exercer com maior intensidade a defesa da cidadania, e os membros do Poder Judiciário, para mais do que fazer justiça, não fazerem injustiça, como aconteceu nesse caso.

Por: Ives Gandra da Silva Martins – professor emérito das universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do Ciee/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), Superior de Guerra (ESG) e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região, professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia), doutor honoris causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs PR e RS, catedrático da Universidade do Minho (Portugal), presidente do Conselho Superior de Direito da Fecomerc io-SP, ex-presidente da Academia Paulista de Letras (APL) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Tags: ARTIGO: Golpe de Estado sem armas? Um assunto que realmente me sensibilizou
Post

Neste domingo, acontece pela primeira vez, em Campo Grande, o “Tango na Praça”

Próximo

Agendão: fim de semana tem Ziriguidum, 102 anos do Bairro Amambaí e “Fulano Di Tal”

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

Coronel David anuncia novas emendas, obras e garante reforço na segurança em Amambai
Interior

Coronel David anuncia novas emendas, obras e garante reforço na segurança em Amambai

by Redação Capivara News
2025/12/13
0

Em agenda oficial no município de Amambai nesta sexta-feira (12),...

Ler mais...
Com recorde na aprovação de investimentos, MS poderá dispor de R$ 3,5 bilhões do FCO em 2026

Com recorde na aprovação de investimentos, MS poderá dispor de R$ 3,5 bilhões do FCO em 2026

2025/12/13
Mais dignidade aos pacientes: Coronel David entrega veículo à Saúde e renova compromisso com Aral Moreira

Mais dignidade aos pacientes: Coronel David entrega veículo à Saúde e renova compromisso com Aral Moreira

2025/12/13
“Jeitinho brasileiro”: Contribuintes lotam Central do Cidadão no último dia de adesão ao Refis

“Jeitinho brasileiro”: Contribuintes lotam Central do Cidadão no último dia de adesão ao Refis

2025/12/13
Natal dos Sonhos: Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG

Natal dos Sonhos: Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG

2025/12/13
Assassino de Ângela deixa hospital e é levado direto pro presídio em Campo Grande

Assassino de Ângela deixa hospital e é levado direto pro presídio em Campo Grande

2025/12/13
Cantora Ana Paula Valadão leva mais de 4 mil para o Natal na Praça em encontro de fé e muita emoção

Cantora Ana Paula Valadão leva mais de 4 mil para o Natal na Praça em encontro de fé e muita emoção

2025/12/13
Agendão: fim de semana vem com stand-up, espetáculos, Natal na Praça e rodeio

Agendão: fim de semana vem com stand-up, espetáculos, Natal na Praça e rodeio

2025/12/13
Preso um dos mascarados que atirou e matou Wesley em conveniência em Três Lagoas

Preso um dos mascarados que atirou e matou Wesley em conveniência em Três Lagoas

2025/12/13
Governo de MS orienta contribuintes sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA

Governo de MS orienta contribuintes sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA

2025/12/13
Ler mais...
Próximo
Agendão: fim de semana tem Ziriguidum, 102 anos do Bairro Amambaí e “Fulano Di Tal”

Agendão: fim de semana tem Ziriguidum, 102 anos do Bairro Amambaí e “Fulano Di Tal”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

POPULAR NEWS

Família procura rapaz que está desaparecido há 5 dias, em Campo Grande

Rapaz desaparecido é um dos assaltantes à joalheria mortos pelo Batalhão de Choque no último domingo

5 de Fevereiro de 2025
Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

Rapaz leva coice de boi em frigorífico, crava faca no pescoço e morre, em Naviraí

22 de Março de 2025
Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

Está em estado grave a namorada do motociclista que morreu na entrada de Sidrolândia

14 de Junho de 2025
Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025

EDITOR'S PICK

31 mortos: Governo Federal garante recursos para cidades gaúchas atingidas por ciclone

31 mortos: Governo Federal garante recursos para cidades gaúchas atingidas por ciclone

6 de Setembro de 2023
População espera ansiosa pelo chá revelação do Sr. e Sra. Rena neste sábado

População espera ansiosa pelo chá revelação do Sr. e Sra. Rena neste sábado

14 de Outubro de 2023
Missão da Fiems à África do Sul encerra com novas perspectivas para a indústria sul-mato-grossense

Missão da Fiems à África do Sul encerra com novas perspectivas para a indústria sul-mato-grossense

17 de Junho de 2025
Energisa reforça atendimento digital e pede apoio de clientes para evitar aglomerações em agências

Energisa reforça atendimento digital e pede apoio de clientes para evitar aglomerações em agências

2 de Fevereiro de 2022
Capivara News

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2025 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.