Uma mesa, um notebook simples e muitas madrugadas em claro escrevendo. Essa foi a receita que levou Renan Dourado de Assis, de 84 anos, a se ver com uma história de mais de mil páginas em mãos. Depois de criar quatro filhos, passar por diversas experiências profissionais e por várias mudanças de cidade, ele retomou o sonho que o acompanhou durante toda a vida de escrever um livro, que teve de ser dividido em duas partes por conta do material robusto. O segundo volume de “Lagoa Adormecida” será lançado nesta sexta-feira (7), a partir das 19 horas, na biblioteca do Senac Hub Academy.
“Escrever um livro era um sonho, mas eu não tinha coragem de me lançar a isso, achava que era uma coisa inalcançável para mim. Eu queria escrever uma história que emocionasse as pessoas. Li muito José de Alencar, Machado de Assis, Guimarães Rosa. Escrevi muito de madrugada, noite adentro. Minha família me incentivou, minhas filhas, meus sobrinhos, a lançar o livro, e a recepção foi muito boa, inclusive fora do Estado”, conta Renan.
O romance mistura trechos de passagens de vida do autor com histórias que ele teve contato durante a vida ou criou durante o processo de escrita, em uma história cheia de reviravoltas e surpresas. O primeiro volume termina com um mistério no ar, e desde o ano passado isso gerou cobranças para que o autor disponibilizasse logo o segundo volume – ou revelasse o que iria acontecer. “Tenho recebido cobranças, telefonemas, de pessoas que querem saber o que vai acontecer, porque a história tem um personagem misterioso que não é revelado no primeiro volume, só é revelado no final. Mas eu não falei para ninguém, senão perde a graça”, garante, aos risos, o autor.
Nascido em Poxoréu (MT) mas registrado em Campo Grande, Renan passou por diversas áreas, acumulando experiências das mais diversas. Já foi boiadeiro, trabalhou em garimpos e na lavoura. Foi trabalhar com construção e mudou-se para Brasília logo após a fundação da cidade, onde voltou a estudar e entrou para o Exército. Fez curso de desenho arquitetônico e atuou como desenhista. Veio para Campo Grande, onde se desenvolveu na profissão e se formou em agrimensura. Passou pelas cidades de Ilha Solteira e São Paulo e viajou por todo o Estado fiscalizando obras. Casou-se, teve quatro filhos. Atualmente é divorciado, tem 5 netos e 1 bisneta.
Para ele, a bagagem de muita leitura ao longo dos anos auxiliou no processo de escrita. “Meu hobby sempre foi ler e escrever, até hoje leio tudo que me cai nas mãos. Por ver que a leitura tinha extrema importância, cultivei esse hábito. A pessoa que lê muito sempre tem recursos para recorrer a todo momento”, completa.
Serviço: O segundo volume do livro “Lagoa Adormecida”, do escritor Renan Dourado, publicado pela Life Editora, será lançado nesta sexta-feira, dia 7 de junho, a partir das 19 horas, na biblioteca do Senac Hub Academy, que fica na Rua do Parque, nº 75 – Centro (em frente ao Horto Florestal). Entrada gratuita.