Nos próximos quatro anos, a candidata a prefeita pela coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, Adriane Lopes (PP), pretende fortalecer e investir ainda mais nas políticas de bem-estar animal, oportunizando o atendimento gratuito a cães e gatos, além da da realização de mutirões de castração nos bairros da Capital.
Através do programa “Mutirão de Castração” previsto em seu Plano de Governo, Adriane quer potencializar as ações de controle populacional já implementadas e, desta forma, também reduzir o índice de abandono, bem como prevenir doenças nesta população.
Em seu plano, a prefeita defende a disponibilização gratuita de vacinas polivalentes para cães e gatos e a criação de um setor específico de exames de imagens (radiografia e ultrassonografia) e de análises clínicas (exames hematológicos). Ela pretende ainda aumentar o número de leitos de internações e cirurgias por meio de convênios com a rede de atendimento. “Vamos avançar cada vez mais na questão da proteção e cuidados com o bem-estar animal, uma pauta que tem se tornado prioritária dentro da gestão pública”, informa a prefeita Adriane Lopes.
Foi durante a sua gestão que ocorreu a criação do “Programa Animal Comunitário”, que possibilitou a regularização para os cuidados com animais de rua que recebem suporte técnico de médicos veterinários da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, bem como vacinação antirrábica, vermifugação, microchipagem e encaminhamento para realizar cirurgia de castração em clínicas conveniadas pela prefeitura.
Além disso, houve a implantação de um programa integrado para cães e gatos vítimas de maus-tratos, que contou com ações de adoção, atendimento médico veterinário a domicílio para os protetores independentes e Organizações da Sociedade Civil, suporte nutricional, microchipagem e ações educativas e preventivas contra maus-tratos.
“Com a inauguração da Unidade do Bem-Estar Animal (Ubea), Campo Grande avançou na questão de serviços como consultas veterinárias, vacinas, tratamentos carrapaticidas, atendimentos em geral e encaminhamento para castração, enfim, conseguimos trazer inovação para este serviço na nossa cidade”, reforça a prefeita Adriane Lopes.
Durante a gestão Adriane Lopes, foi oferecido ainda um serviço itinerante que levou atendimentos de baixa complexidade a ONGs, protetores e população com mais de 15 animais. Somente neste serviço, foram atendidos quase 20 mil animais.
Um convênio foi firmado com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para atendimento de casos de alta complexidade e resultou em 1.280 animais atendidos, 6.425 exames laboratoriais e de imagem, e 1.737 cirurgias e internações.
O Subea em Ação é outro programa da rede de proteção e bem-estar animal implantado pela gestão Adriane Lopes. Ele leva atendimento de baixa complexidade à população que não pode acessar a unidade central, oferecendo serviços como consultas, avaliações para castração, entre outros, com o objetivo de atender cerca de 100 animais por semana.
Todo esse trabalho de cuidar do bem-estar animal também foi levado às escolas da Rede Municipal de Ensino através do programa Subea nas Escolas, iniciado em abril de 2023 e que apresentou palestras educativas contra os maus-tratos animais para as crianças do ensino fundamental.
Outro destaque foi o lançamento da Cartilha Educativa (Cartibea), com um conteúdo que reforça os ensinamentos sobre maus-tratos em escolas, utilizando a cartilha nas atividades educativas.
“Tivemos o cuidado de falar com as nossas crianças de uma forma lúdica, ensinando que não se deve causar maus tratos a um animal, seja ele em situação de rua ou não. Essa conscientização foi trabalhada de forma que elas levem a mensagem de cuidado com todos os animais por toda a vida e que levem adiante esta mensagem”, encerra a prefeita Adriane Lopes.
É com este olhar de prioridade que a prefeita Adriane Lopes quer seguir ampliando a rede de cuidado e bem-estar animal dentro de Campo Grande, fazendo a Capital sul-mato-grossense referência nacional neste tipo de ação.