Neste sábado (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a candidata à reeleição prefeita Adriane Lopes (PP), da coligação “Sem Medo de Fazer o Certo”, reafirma seu compromisso com a inclusão e as políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência em Campo Grande. Em seu mandato de apenas dois anos, a prefeita Adriane criou o Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva na Rede Municipal de Ensino (Reme), um espaço projetado para atender alunos com deficiência e oferecer suporte às escolas. O Centro já está em pleno funcionamento e acolhe alunos encaminhados pelas unidades escolares, garantindo um ambiente inclusivo com atividades como música, artes e robótica, promovendo a integração desses estudantes.
Atualmente, a Reme atende cerca de 5.000 alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. A gestão da prefeita Adriane tem como objetivo fortalecer a inclusão e diversidade cultural nas escolas municipais. Para isso, investe em projetos pedagógicos inclusivos e capacitações permanentes para o corpo docente, assegurando uma educação de qualidade para todos.
Em relação à importância da inclusão, a prefeita destaca que “muitos pais que não encontram acolhimento em escolas particulares, encontram na rede pública municipal todo o atendimento necessário para seus filhos. As crianças nas Emeis, por exemplo, com intolerâncias alimentares recebem uma dieta adequada, e contamos com profissionais como as assistentes de Educação Inclusiva, que realizam acompanhamento nas salas de aula, auxiliando esses alunos”.
Adriane também transformou a realidade das 205 escolas da rede, promovendo reformas que incluem projetos de acessibilidade, algo inexistente há dois anos. Outro marco foi a implantação de atendentes que falam em LIBRAS no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), garantindo que cidadãos surdos tenham acesso facilitado aos serviços municipais.
Além dos avanços na educação, Adriane pretende fortalecer ainda mais as políticas de inclusão na saúde, com planos de implementar atendimento especializado em todos os níveis de assistência. “Vamos ampliar o número de salas sensoriais e capacitar os profissionais de saúde, além de criar uma política de acesso a insumos e medicamentos específica para pessoas com deficiência”, afirma a prefeita.
No setor de esporte e lazer, a prefeita Adriane também aposta na inclusão. Sua gestão irá criar a Escola de Esportes, com programas gratuitos para crianças e adolescentes, além de ampliar o projeto “Movimenta Campo Grande”, incentivando a prática esportiva para todas as idades, incluindo pessoas com deficiência e idosos.
Com uma visão de longo prazo, a prefeita se compromete a promover melhorias na infraestrutura urbana, com foco em acessibilidade e transporte público, além de investir na qualificação profissional da população, oferecendo oportunidades para todos, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.
A gestão de Adriane Lopes prova, a cada dia, seu comprometimento com uma Campo Grande mais inclusiva, acessível e justa para todos.