• Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Sábado, Agosto 1, 2026
  • Login
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior
Não encontramos resultado
View All Result
Capivara News
Capivara News
Não encontramos resultado
View All Result
Inicio Corumbá

Corumbá é uma das 3 cidades brasileiras que mais “queimaram” em 38 anos

Redação Capivara News by Redação Capivara News
21 de Junho de 2024
in Corumbá, Meio Ambiente, Novidades, Últimas Notícias
0
Ministério do Meio Ambiente declara Mato Grosso do Sul como estado de emergência ambiental

Foto: Chico Ribeiro

Share on FacebookShare on Twitter

Entre 1985 e 2023, 199,1 milhões de hectares foram queimados pelo menos uma vez no Brasil, segundo dados da mais recente Coleção do MapBiomas Fogo sobre a extensão das áreas queimadas no país, representando quase um quarto (23%) do território nacional. Mais de dois terços da área afetada por fogo (68,4%) foi de vegetação nativa; aproximadamente um terço (31,6%) em área antropizada, como pastagem e agricultura. Quase metade (46%) da área queimada está concentrada em três estados: Mato Grosso, Pará e Maranhão e 60% de toda área queimada aconteceu em imóveis privados.

Os três municípios que mais queimaram entre 1985 e 2023 foram Corumbá (MS), no Pantanal, seguido por São Felix do Xingú (PA), na Amazônia, e Formosa do Rio Preto (BA), no Cerrado.

Post+

XXIII Parada LGBTQIAPN+ de Campo Grande bate recorde histórico de público com Karol Conká à frente do line-up

Reinaldo convida população para Convenção no sábado às 8 horas

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares, ou 2,2% do país, são afetados pelo fogo. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências de área queimada no Brasil, sendo que setembro responde por um terço do total (33%). Os dados do MapBiomas Fogo mostram também que cerca de 65% da área afetada pelo fogo no país foi queimada mais de uma vez em 39 anos, sendo o Cerrado o bioma com a maior quantidade de área queimada recorrente.

Os dados mostram padrões históricos claros sobre o quê, quando e quanto queima no Brasil todos os anos, o que permite ao poder público entender as tendências, identificar as áreas de maior risco e estabelecer ações coordenadas e mais eficientes de combate às queimadas. Nesse sentido, o Cerrado e a Amazônia, que juntos representam a maior parte da área queimada no país, apresentam características e desafios únicos que demandam abordagens específicas.

Juntos, o Cerrado e a Amazônia concentraram cerca de 86% da área queimada pelo menos uma vez no Brasil em 39 anos. No Cerrado, foram 88,5 milhões de hectares, ou 44% do total nacional. Na Amazônia, queimaram 82,7 milhões de hectares (42%). Embora Cerrado e Amazônia tenham números absolutos semelhantes de área queimada, esses biomas têm tamanhos diferentes. Por isso, no caso do Cerrado, a área queimada equivale a 44% de seu território; na Amazônia, esse percentual foi de 19,6%, ou seja, um quinto da extensão do bioma.

“A Amazônia enfrenta um risco elevado com a ocorrência de incêndios devido à sua vegetação não ser adaptada ao fogo, agravando o nível de degradação ambiental e ameaçando a biodiversidade local, enquanto a seca histórica e as chuvas insuficientes para reabastecer o lençol freático intensificam a vulnerabilidade da região”, explica Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo e diretora de Ciências do IPAM. “O Cerrado tem sofrido com altas taxas de desmatamento, o que resulta no aumento de queimadas e no risco de se tornarem incêndios descontrolados, alterando o regime natural do fogo. Essas mudanças impactam negativamente o equilíbrio ecológico, pois o fogo, embora seja um componente natural do Cerrado, está ocorrendo com uma frequência e intensidade que a vegetação não pode suportar.”, explica Vera Arruda, coordenadora técnica do MapBiomas Fogo e pesquisadora do IPAM.

A diferença entre os biomas não se resume aos números, mas também às características do fogo. Na Amazônia, o fogo é causado principalmente pelo desmatamento e práticas agrícolas. Como se trata de um bioma extremamente sensível ao fogo, o resultado é uma grande perda de biodiversidade. Já no caso do Cerrado, o bioma é adaptado ao fogo, pois evolutivamente ele depende de queimadas naturais e controladas para manter seu ecossistema. Porém os números mostram que atualmente ele enfrenta mudanças no seu regime natural de fogo relacionadas à expansão agropecuária e uso indevido do fogo.

O bioma que mais queimou proporcionalmente a sua área nos 39 anos avaliados foi o Pantanal, com 9 milhões de hectares. Embora sejam apenas 4,5% do total nacional, são 59,2% do bioma. Em 2023, foram mais de 600 mil hectares queimados no Pantanal, 97% dos quais ocorreram entre setembro e dezembro. O mês de novembro concentrou 60% do total da área queimada. O Pantanal, também adaptado ao fogo, enfrenta incêndios intensos principalmente devido às secas prolongadas, em função das dificuldades de contenção das queimadas, qualquer foco pode gerar impactos significativos na fauna e flora locais.

A área queimada na Caatinga entre 1985 e 2023 foi de quase 11 milhões de hectares. Isso equivale a 6% do total nacional e 12,7% do bioma. Nesse bioma, as queimadas são frequentemente usadas para manejo agrícola e exacerbadas por secas prolongadas, com muitas espécies vegetais mostrando adaptações ao fogo.

Na Mata Atlântica, foram cerca de 7,5 milhões de hectares (4% do total nacional e 6,8% em relação à extensão do bioma). A Mata Atlântica é altamente sensível ao fogo nas áreas naturais remanescentes. Sua fragmentação florestal e urbanização vêm aumentando a vulnerabilidade a incêndios, que ameaçam sua biodiversidade.

No Pampa, foram 518 mil hectares, ou 2,7% de seu território. Nesse bioma, onde predomina a vegetação campestre, as queimadas são pequenas e pouco frequentes, já que o seu uso para o pastejo dos rebanhos bovinos resulta em baixo acúmulo de biomassa inflamável. As maiores queimadas costumam ocorrer em anos do fenômeno climático La Niña.

Além da adição da área queimada em 2023, um novo dado da Coleção 3 é o tamanho das cicatrizes, que contabiliza a área afetada por um único evento de fogo. As áreas queimadas entre 10.000 e 50.000 hectares são predominantes no Pantanal, com cerca de 25% das áreas afetadas. Já no caso do Cerrado, predominam queimadas em áreas entre 1.000 e 5.000 hectares, que respondem por 20% do total. Na Amazônia, predominam as áreas entre 100 e 500 hectares, que representam cerca de 20% do total afetado pelo fogo nesse bioma. Áreas inferiores a 10 ha ou entre 10 e 50 hectares são predominantes na Caatinga e Mata Atlântica. No caso do Pampa, mais de 54% das áreas queimadas são menores que 10 hectares.

Compartilhe isso:

  • Facebook
  • Print
  • Email
  • WhatsApp
  • Skype
  • Telegram
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • Pinterest

Like this:

Like Loading...
Tags: Corumbá é uma das 3 cidades brasileiras que mais "queimaram" em 38 anos
Post

TCE-MS conhece caso de sucesso de Alcinópolis em prol da primeira infância

Próximo

Entenda as três teses em julgamento do STF sobre descriminalização de maconha

Redação Capivara News

Redação Capivara News

Mais Notícias

XXIII Parada LGBTQIAPN+ de Campo Grande bate recorde histórico de público com  Karol Conká à frente do line-up
Campo Grande

XXIII Parada LGBTQIAPN+ de Campo Grande bate recorde histórico de público com Karol Conká à frente do line-up

by Alan Diógenes
2026/07/31
0

A XXIII edição da Parada LGBTQIAPN+ de Campo Grande registrou...

Ler mais...
Reinaldo convida população para Convenção no sábado às 8 horas

Reinaldo convida população para Convenção no sábado às 8 horas

2026/07/31
Na Fiems, ministros destacam potencial de MS e defendem diálogo com setor produtivo

Na Fiems, ministros destacam potencial de MS e defendem diálogo com setor produtivo

2026/07/31
Fim de semana começa com obras na BR-163 em MS; programe sua viagem:

Fim de semana começa com obras na BR-163 em MS; programe sua viagem:

2026/07/31
Com rock cru e letras sem filtro, Os Alquimistas lançam o single “Brinquedo” e anunciam nova fase da banda

Com rock cru e letras sem filtro, Os Alquimistas lançam o single “Brinquedo” e anunciam nova fase da banda

2026/07/31
Naviraí recebe capacitação da Ambiental MS Pantanal sobre o uso correto da rede coletora de esgoto

Naviraí recebe capacitação da Ambiental MS Pantanal sobre o uso correto da rede coletora de esgoto

2026/07/31
Camila Jara diz ter sido impedida de participar de reunião na Fiems e Gleice Jane apoia exposição da colega

Camila Jara diz ter sido impedida de participar de reunião na Fiems e Gleice Jane apoia exposição da colega

2026/07/31
Fiems recebe bancada federal em agenda com ministros sobre indústria de MS

Fiems recebe bancada federal em agenda com ministros sobre indústria de MS

2026/07/31
Em menos de 24 horas, segunda mulher é morta a golpes de faca em MS, desta vez em Corumbá

Em menos de 24 horas, segunda mulher é morta a golpes de faca em MS, desta vez em Corumbá

2026/07/31
Saiba como evitar furtos em apartamentos durante as festas de fim de ano

CONDOMÍNIOS: O que é considerado alteração de fachada do edifício?

2026/07/31
Ler mais...
Próximo
Mais de uma tonelada de maconha é apreendida pela PF em caminhonete em MS

Entenda as três teses em julgamento do STF sobre descriminalização de maconha

Deixe um comentário Cancel reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

POPULAR NEWS

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

Dois ladrões de gado são mortos em confronto com PM em Três Lagoas; outros dois foram presos

3 de Junho de 2025
Rapaz de 22 anos morre com quadro crítico de pneumonia no posto de saúde do Coophavila II

Adolescente morre e mais três ficam feridos em tiroteio em festa junina no Lageado

7 de Junho de 2025
Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

Vídeo: Jovens desligam padrão da UBS Santa Emília e R$ 300 mil em vacinas contra a gripe são perdidos

2 de Junho de 2025
Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

Capivara News TV: Vídeo mostra que jovem é morto espancado e tem corpo enterrado em cova rasa, em Iguatemi

30 de Julho de 2025
Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

Apontado como assassino de Diabolin, Boquinha morre em confronto com o Choque na Capital

20 de Março de 2025

EDITOR'S PICK

Ladrões não “perdoam” nem igreja e roubam torneiras da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Ladrões não “perdoam” nem igreja e roubam torneiras da Comunidade Sagrado Coração de Jesus

22 de Julho de 2021
Guerra do IPTU: Justiça de MS mantém liminar que suspende aumentos acima da inflação e manda Prefeitura emitir novos boletos para contribuintes pagarem

Guerra do IPTU: Justiça de MS mantém liminar que suspende aumentos acima da inflação e manda Prefeitura emitir novos boletos para contribuintes pagarem

11 de Fevereiro de 2026
Pelo 3º dia consecutivo, vacinação contra a Covid-19 segue suspensa por falta de doses

Pelo 3º dia consecutivo, vacinação contra a Covid-19 segue suspensa por falta de doses

15 de Junho de 2021
Dia Mundial de Combate à Aids abre ações e reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce

Dia Mundial de Combate à Aids abre ações e reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce

1 de Dezembro de 2022
Capivara News

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Navegue

  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

Redes Sociais

Não encontramos resultado
View All Result
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Política
  • Polícia
  • Entretenimento
  • Capivara News TV
  • Saúde e Bem estar
  • Agronegócio
  • Campo Grande
  • Interior

©2026 Todos os direitos reservados. É expressamente PROIBIDA A REPRODUÇÃO DE NOTÍCIAS, sem a menção do nome do portal Capivara News.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies.
loading Cancel
Post was not sent - check your email addresses!
Email check failed, please try again
Sorry, your blog cannot share posts by email.
%d bloggers like this: